terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MARKETING PICARETIVO DA GLOBO


Todo final de ano a TV Globo faz exibir mensagens bem elaboradas, tendo claramente o objetivo de aproximar seu público e se auto promover com todo direito que lhe é conferido.

Em alguns anos essas mensagens têm um componente subliminar que coloca o telespectador como um idiota desprovido de massa encefálica mediana. É o caso da mensagem deste ano que passou.

Artistas da emissora comparecem a uma residência X levando um presente, atendendo a um pedido supostamente feito por uma criança ou um deficiente, via carta postal (essas cartas são mostradas em fração de segundo).

A impressão que fica é que milhares ou milhões de carentes solicitam o atendimento de seus desejos para o Papai Noel Globo e que ele os atende tendo como portadores os artistas. Na realidade são apenas uma ou duas dezenas de pedidos que são atendidos.

Isso dará margem para que no final deste ano em curso milhares de pessoas irão escrever para a emissora na esperança de serem agraciados. Certamente não vai acontecer, eis que a técnica de marketing é apenas para passar a imagem de uma empresa de comunicação boazinha, inteirada com os problemas mais relevantes da sociedade.

Claro que os milhares pidões ficarão decepcionados, mas serão apenas milhares, enquanto que para algumas dezenas de milhões de telespectadores permanece a imagem de uma empresa de comunicação preocupada com a miséria e o grande desnível social do país.

Na campanha “Criança Esperança” já houve denúncia que a Globo se utiliza das doações para efetuar desconto no seu imposto de renda, ou seja, os milhões recebidos como doações são repassados da Globo para a Unicef e declarado para a Receita Federal como se todo esse importe fosse doação direta da Emissora e com isso ela paga menos imposto.

PLIN PLIN
.

4 comentários:

Marluce Fortunato disse...

Olá meu querido amigo!!!!!!, quanto tempo!!!!, vc como sempre é ótimo, mas infelizmente o povo brasileiro ainda não tem maturidade o suficiente para ler esta informação, assimilar e entender que não é para doar dinheiro algum para essas campanhas da Globo, uma vez que a cada ano doações e mais doações são feitas para o Criança Esperança e o povo ainda tem a capacidade de se emocionar com aquelas mentiras que eles colocam no ar.
Fazer o quê!!!!
Feliz foi Zé Ramalho que em sua composição, no refrão da música colocou: êeeeee boi. Isso mesmo o povo brasileiro parece uma boiada guiada pelo Pião que é a Globo.
Beijocas, Te adoro.

Rodrigo Rocha disse...

Archimedes passei para conhecer seu blog ele é notº10, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom

Anônimo disse...

Todos nós sabemos, dos GOLPES da Globo, rouba dos q tem pouco.
Agora, o + estranho, é a ind. de SP, sustentar esses absurdos.
Sem PROPAGANDA, a GLOBo não vive...

Anônimo disse...

Como dizia alguém , o Didi mocó incentiva uma ajuda meramente hipócrita não esconde os disfarce da Globo e estimula dar e receber sem discernimento , quando temos que ensinar a pescar e não dar o peixe. Outra , nós brasileiros já pagamos muitos impostos , porque a Globo não pede para o governo?