sábado, 10 de novembro de 2007

HUGO CHÁVEZ - HERÓI OU VILÃO?

Hugo Chávez = metralhadora na lingua


Os holofotes da política latino-américa, antes centrados em Cuba de Fidel, atualmente focam a Venezuela de Chávez.
O polêmico presidente é convicto e não tem papas na lingua. Chama Bush de satanás e continua vendendo petróleo aos EUA, seu maior importador.
.
Hoje, na XVII Cimeira Ibero-Americana, no Chile, onde também compareceu o presidente Lula, Chávez disparou em todas as direções. Poucos sairam sem levar chumbo no seu discurso, presentes e ausentes . Chamou José Maria Asnar, ex primeiro ministro da Espanha de fascista, brincou com Lula, apelidando-o de magnata do petróleo, (querendo se referir à nova descoberta de petróleo na bacia de Santos) e o convidou em tom de galhofa, para se integrar ao grupo restrito de produtores que é a OPEP, ( a Venezuela é membro da OPEP). Lula limitou-se a gargalhar. Não satisfeito, Chávez gozou com argentinos e uruguaios, devido a questão conflitante entre ambos, motivada por uma fábrica de celulose (que o Uruguai está contruindo à beira do Prata e que a Argentina se posiciona contra, alegando poluir) e como se esperava, detonou os EUA como o país onde vigora "o fascismo dos fascismos", denunciando que os americanos estão colocando em prática "o projecto imperialista mais acabado e refinado da história" - o Acordo de Livre Comércio para as Américas. Depois em tom ameno, fez apelo aos países latinos aderirem à União ibero-americana.
.
Já na sua pátria, Hugo enfrenta manifestações, principalmente por parte de estudantes, contra uma reforma constitucional, que está tramando para se perpetuar no poder.
.
Nas décadas politizadas de 60 e 70, os estudantes do mundo ocidental, inclusive no Brasil, saiam às ruas contra o imperialismo americano e a favor do socialismo. O socialismo desintegrou-se com a dissolução da União Soviética, tendo como "the and" a queda do muro de Berlin. O neoliberalismo tomou conta do Ocidente e os EUA soltaram fogos, no entanto a ideologia , cá e acolá, resiste em bolsões pontuais, como na Venezuela, Bolívia e Cuba. O PT de Lula é socialista, no entanto, o governo arrisca pouco nesse campo, preferindo manter-se dentro de uma economia globalizada, mesmo porque está dando resultados comparativamente satisfatórios.
.
Chávez talvez seja uma farsa... ou não. Já o Sábio gosta do Huguinho porque cutuca os americanos com vara curta.

5 comentários:

Lia Mello disse...

VILÃO.............
Prefiro não comentar, kkkkkk
beijos

Anônimo disse...

Archie, esse é mais um louco que apareceu, para seu deleite, deite e role .... fale bastante vou adorar até se você falar q ele é HOMEM .... Agora por favor,eu perdoo essas musiquinhas q não tem nada com nossa A L ... agora formatar ... pelo amor de Deus precisa... tira eu ... ta de + lá em cima ... de pequena fiquei muito grande ... por essas e outras q te amo tanto ....
Beijos
Clara
e o relógio escondido ....

requeri disse...

mymo, essa é da pesada. o rei da espanha deu um passa moleque no chave de cadeia e eu queria estar perto pra escutar. fritar bolinho na cabeça do bush é fácil, o cara tem rabo preso em setores nunca dantes imaginados ... o próprio chaveiro do inferno segura uma pontinha daquele rabo fedorento.
mas, rei??? é outro departamento. o cara tem estirpe, tem classe, educação, não é eleito ou toma posse, é coroado ad eternum, tem um nome relativamente antigo a zelar, tem tradição, coroa, manto e cetro ... vacilou, leva uma coroada pelos cornos, um cala boca, no mais claro e bem articulado espanhol e um cetro na outra ponta ... se é que vc me entende. mormente espanhol. ô povo arretado!!!

não faço idéia, de qual será o final dessas estórias entrelaçadas ... maaaaaas euzinha tenho meda, meda, meda, meda, ...
a prática velha e abusiva de se defender matando estudante ... é feia, muito feia ...
manja retrocesso??? é algo pior do que avanço destrambelhado.

como diria ludwig van beethoven: melhor ouvir certas coisas, do que ser surdo ... só não dá pra ficar de bico calado ...

ayer, yo olvide decirte de o país das maravilhas ... depues hablo contigo ... bj.

requeri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ludson Aiello disse...

http://www.blognovoconceito.com.br/hugo-chavez-heroi-ou-vilao/

Leia a biografia do ex-presidente e tire suas próprias conclusões!