segunda-feira, 19 de novembro de 2007

DIA DA BANDEIRAda

Bandeira do Império Brasileiro
Bandeira Atual

Quatro dias após a proclamação da república brasileira, adotou-se uma nova bandeira. Justamente no dia 19 de novembro de 1889.
.
Talvez pela urgência de se estabelecer os ícones da República e certamente, por falta de um planejamento anterior, não houve na confecção da atual bandeira um estudo heráldico necessário e isso nunca foi corrigido. A ciência que estuda a confecção de brasões e símbolos é a HERÁLDICA, desenvolvida na Idade Média , tem normas rígidas e uma terminologia característica. Desta forma, nossa bandeira carece de todos os requisitos necessários para se justificar como uma representação efetiva da pátria. Ela é apenas uma modernização da bandeira monárquica idealizada pelo francês Jean-Baptiste Debret em 1820. O desenho do disco azul em substituição a esfera armilar da monárquica, foi executado pelas mãos do pintor Décio Vilares. Adotada oficialmente pelo decreto No. 4 de 19 de novembro de 1889 preparado por Benjamin Constant , membro do Governo Provisório da então recente República.
.
O erro maior, no entanto, encontra-se na frase ORDEM E PROGRESSO, eis que em heráldica não se admite frases em bandeiras ou qualquer outro símbolo, à exceção de brasões, onde é permitido o nome da cidade, Estado ou País e a data ou ainda, excepcionalmente, uma frase latina. (vide o brasão de S.Paulo = Non Ducor, Duco - Não sou conduzido, conduzo). Toda frase ou palavra LIMITA a idéia, restringe o TEMPO E O ESPAÇO, o que não ocorre com o SÍMBOLO que pode ser até eterno. Explico: o Brasil é uma pátria de ordem e progresso tão somente? E outras adjetivações, como CORDIALIDADE, JUSTIÇA, AMOR, HONESTIDADE, RESPEITO, ÉTICA, etc ?. Veja o caso da bandeira da PARAÍBA que leva a frase "NEGO". Essa palavra refere-se a um fato histórico de rompimento com a política que caracterizou a Primeira República, a do CAFÉ -COM-LEITE, pela qual São Paulo e Minas se revezavam no exercício da Presidência da República: João Pessoa, NEGOU o apoio da Paraíba ao candidato Júlio Prestes, (paulista), apoiando a candidatura de Getúlio Vargas, gaúcho, lançado pelo Presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos. Fica a pergunta: o Estado da Paraíba se resume só nesse episódio? A bandeira de Minas Gerais também comete esse crasso erro, com a frase que remonta à Inconfidência Mineira (Libertas quae sera tamen - liberdade ainda que tardia). Claro que Minas Gerais é muito mais que isso. A frase prende todo simbolismo a um determinado lugar, num determinado tempo.
.
Há alguns anos passados, havia um movimento de alguns intelectuais respeitáveis, para acrescentar à frase ORDEM E PROGRESSO, a palavra AMOR Certamente esses respeitáveis não conhecem heráldica, pois além de aceitar tão grosseiro erro, ainda ratificariam acrescentando mais uma palavra.
.
O Sábio, preocupado com esses desatinos, alertou: " Ordem e Progresso", pode ser entendido também como ORDEM PARA ENTRAR NA FILA DOS SANGUESSUGAS e PROGRESSO PARA REDUÇÃO DE PENAS AOS CRIMINOSOS. ( A tal progressão de redução de penas)

11 comentários:

Anônimo disse...

Sábio querido

Desculpe-me por não comentar a matéria postada no dia 14/11 sobre a minha terrinha , uai ...!!! .... viu como ela tá famosa lá nos estrangeiro !!! ... rss ...mas vai me dizer que tem coisa mior que um torresminho com a nossa pinguinha artesanal ???

Mas eu tava longe ... fui lá na terra do vinho ( Bento Gonçalves - RS ) ... hummmm .. num é que o danado é gostoso tambem...pena que o meu amigo Archie num tava lá para tomar uma taça comigo....rss.

Mas Sábio ... que aula !! Taí, nunca soube como se idealizar uma bandeira ..e agora vejo que vc tem toda razão ... as palavras limitam o imenso valor de uma Pátria!

Beijão pro cê.

Bela

Archimedes Carpentieri disse...

Bela
Não sabe como fazer uma bandeira?
É só não dar bandeira.

regina claudia brandão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
regina claudia brandão disse...

tem coisa mais brochante, do que ganhar pc novinho em folha e a net ficar, por 2 longos e tenebrosos dias, naquela de entra, não entra, fica, não fica, cai, não cai ...???
isto sim, é uma colossal bandeira!!!
fiquei passada!!! foi difícil me amarrotar.
mas, agora que passou e eu não tô mais passada, volto à rotina ...

eu já sabia dessas encoxadas, das quais foi vítima a bandeira brasileira, mas é bem melhor aqui, com vc escrevendo essas observações de especialista.
faz tempo, não digo: vc é o meu orgulhoohlugro!!!
... rsrs ... espelhado ...
simplificando: frase em bandeira soa, mais ou menos, como pré-julgamento. quem passa por isto custa ou, às vezes, nem consegue se livrar do conceito pré-estabelecido.
rótulo, só em garrafa de bebida.
bandeira deve ser imutável. as estrelas que ela contém, são susceptíveis a troca, como já aconteceu. não acho certo.
ao amarelo que simboliza a dinastia habsburgos, da leopoldina, foi atribuída a função de simbolizar, tb, as riquezas do país ... acho que daí surgiu a expressão, "dar bandeira". tem muita gente querendo traçar um pouquinho ... rs ... deram bandeira anunciando isso na bandeira ...
brincadeiras à parte, tem gente bem mais sabida que eu com conceitos iguais aos meus ... celso bastos, por exemplo, acha que a bandeira não deveria ser mudada, e fez um decreto, que diz ser imprescindível uma emenda na constituição pra isso. um outro deputado, não lembro qual, na década de 80, acho, queria retirar a faixa com os dizeres ...
em relação às estrelas, eu sei de uma coisa que pouca gente sabe: a estrela solitária, não representa o distrito federal, como a maioria pensa, representa o pará, e tem relação com a constelação de virgem. ela é uma estrela que representa aquele estado e que chama, espiga.
isto eu acho lindo: todas as estrelas que estão na bandeira, podem ser vistas a olho nu, se buscadas no céu.

então, fiquei uns dias sem net ... isso que dá ... a língua fica grossa e precisa destrambelhar pra se sentir melhor ...

beijo.
the end

Anônimo disse...

Lindo!!! como disse a Bela " que aula". Eu tambem desconhecia muita coisa sobre bandeiras e heráldica.
Gostei muito...parabens sábio, voce sempre me surpreende.
Beijos....saudades...

regina claudia brandão disse...

meu querido, vc mantém o link do do outro que está à deriva e, veja que engraçado, ele continua sendo visitado, mas não tão regularmente quanto o atual. eu tb mantenho. sente-se isso contador. mesmo abandonada, existem sinais de vida naquela interprise que eu criei. já pensou como isso é louco??? se ninguém vier pilotar, vai ficar assim ... onde???

deixa aí, não tira. pelo menos a gente pode controlar daqui de fora ... bj.

regina claudia brandão disse...

vai lá depois ... eu prometi ... vai ver ... bj.

regina claudia brandão disse...

vai ver ... ficou lindinho ... nooooossa!!!

regina claudia brandão disse...

não é post ... está na sidebar ...

regina claudia brandão disse...

não resisti, antes de me estatelar nos braçoes do morfeu, fui escrever sobre o baile. vai ler. ficou legal. bj.

regina claudia brandão disse...

meu bonito, to dizendo de imigração nos eua ... vai ler