terça-feira, 4 de dezembro de 2007

MERCEDES SOSA - A ALMA AMERICANA

Existem artistas e intérpretes. Os primeiros reproduzem a alma, os sentimentos de um povo, de uma causa, de valores universais, os intérpretes apenas executam de forma agradável uma forma de arte.
Mercedes é a alma americana dos colonizados.
.
Castro Alves foi a alma da aspiração de liberdade dos negros. Para mim o maior poeta da lingua portuguesa. Reconheço o talento e a grandiosidade de Fernando Pessoa, de Camões, de Menoti del Pichia e tantos outros, mas ninguém assumiu uma causa como Castro Alves. Assim comparo a obra de Mercedes Sosa. Ela rompe os limites do artista para ousar vôos além da beleza e diletantismo. Mercedes guerrilheira, Mercedes, a Guevara da voz.

.
HAYDÉE MERCEDES SOSA nasceu em San Miguel de Tucumán - Argentina, em 9 de julio de 1935, em um lugar humilde. Em 195o ganhou um concurso de música e iniciou sua carreira tumultuada, focada sempre no folclore dos povos latinos (ou pré-latinos, como deveriam ser denominado os povos pré-colombianos e pré-cabralinos).
.
Na década de 60 seu primeiro disco: Canciones con fundamento. A partir desse uma série de outros como: Romance de la muerte de Juan Lavalle, Palomita del valle, Yo no canto por cantar, e uma dezena de canções antológicas como: Canción del derrumbe indio, Canción para mi América, Chayita del vidalero, Los inundados, Zamba para no morir, Tonada de Manuel Rodríguez, Zamba al zafrero, Hermano, entre outros. (pelos títulos percebe-se a obra)
.

No final da década de 60, La Negra, como é alcunhada, ganhou admiradores nos países europeus e em todo continente americano. Foi considerada A VOZ DA ARGENTINA. A partir de 1970, Mercedes teve um papel fundamental na conturbada situação política da Argentina. Passa então a cantar músicas de cunho político e social como: El Grito de la Tierra, La voz de Mercedes Sosa, Homaje a Violeta Parra, Hasta la victoria, Cantata Sudamericana.
.


Com a Argentina sob uma ditadura militar, La Negra, foi proibida de cantar e ela acabou se exilando na Espanha. Sua voz, porém não se calou e gravou: Trago un pueblo em mi voz, A que florezca mi pueblo

Regressando à pátria em 1982, Mercedes percorre todo continente americano. Esteve no Brasil onde gravou "Gente Humilde". En 1988 gravou "Amigos Meus", cantando com Milton Nascimento, Pablo Milanés, Teresa Parodi, Charly García, Fito Páez e Raimundo Fagner, entre outros. Durante esta caminhada, Mercedes ganhou prêmios e condecorações em quase todos países importantes da Europa e América, prncipalmente na França com a medalha de Comendadora das letras e artes.
.
Vale a pena visitar o site oficial dessa cantora, com suas músicas, biografia. É só cutucar aqui = www.mercedessosa.com.ar. Aqui no meu blog você também poderá ouvir alguns vídeos, ali à direita.
.
O Sábio, depois de ouvir La Negra, fez uma fogueira com as músicas de Chitonzinho & Cia e bradou: "Viva los pueblos colonizados de la América"!

44 comentários:

requeri disse...

agora vc falou a minha língua ... quer dizer, enrolou um tantinho, mas deu pra perceber que é, a minha língua.
como "palavra" é uma das minhas especialidades, levo-a ao pé da letra - trocadilho consciente ... rsrs ... - portanto, o emprego do vocábulo "apenas", na frase que faz referência a interprete, não está correto.
o intérprete é um artista e imprime na obra, valores, que o próprio autor deconhece. por que vc acha que ela, regina como eu, é quem foi??? joão bosco, ivan lins, ... levavam suas canções pra que ela carimbasse com a interpretação "certa" e, a partir disso, ninguém mais mudava nada, nem eles mesmos. ela é visceral, o divisor de águas da interpretação feminina. a artista mais brilhante que, graças a d'us, veio com os bons ventos que vêm lá do sul ...

depois digo mais ... rsrsr ... bj.

requeri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
requeri disse...

mor, de mercedes sosa, a voz da música latina, amiga dela, regina como eu, tenho todos os álbuns em vinil que consegui comprar. hj, estou mais pobrinha, limito-me a ouvir pela net. vou tentar passar o que tenho pra cd. veja se vc consegue colocar esse vídeo aqui. copia do jeitinho que está. ela, falando, tem uma voz dulcissima ... ouve essa entrevista ... eu tenho o dvd ...
bj.

http://br.youtube.com/watch?v=GMa3nm6W-QA
vai na pag e copia o embed do jeito que está. tomara que dê certo.

Archimedes Carpentieri disse...

REQUERi
O que pretendi defender é o seguinte: o intérprete, por melhor que seja, será sempre um papagaio do criador.
Quis eu com essa postagem refendar o valor do artista que assume uma causa por ideal, que é o caso da Mercedes, Chico Buarque e outros "pra nao dizer que não falei de flores"
Elis, de quem sou fã, foi talvez a melhor intérprete da MPB, mas não assumiu nada. O valor dela se limita a isso, enquanto que uma Mercedes Sosa é a própria causa cantante.

Archimedes Carpentieri disse...

E MAIS...
Só considero artista o que produz arte. Quem interpreta é intérprete, mesmo no teatro. Há que se valorizar o autor e nem sempre o artista-camarim, aquele que é aplaudido e não assume o personagem, nem a produção artística, ou assume besteirois como a maioria dos cantores em nível mundial, inclusive do rock.

Archimedes Carpentieri disse...

E tem mais...
Os Beatles(Lenon), se não tivessem criado IMAGINE, seriam apenas ótimo conjunto. Ou vai me dizer que o Ringo Star é o Shakespeare do século XX?

requeri disse...

então ...precisei 3 anos pra fazer vc entender que também é importante saber sobre quem fez o filme, quem fez a música. é por isso que eu luto ... luto .... luto .... luto .... luto .... rsrs .... pra fazer vc entender ...
no entanto, não concordo com seu conceito da relação de artista, autor, intérprete, nem com sua opiníão sobre a elis mas, tudo bem ... o que eu consegui já tá de bom tamanho ... a partir daqui a gente vai conversar mais amiúde sobre isso, coisa que eu não tentava fazer, pra não bater em ferro frio. vamos trocar boas informações. vamos, por exemplo, tratar das interpretações dos textos de shakespeare, os de mais difícil desempenho. o que me diz de lawrence olivier, o maior intérprete de ws e o primeiro a levar sua obra para o cinema, gary oldman ... o que seria da arte autoral, se não ouvesse a arte da interpretação???
o carísma dos intépretes está latente. nego que sejam papagaios.
bj mi amor!!!

me aguarde!!!

requeri disse...

mor, imagine, não é criação dos beatles. é de john lennon sozinho, e está no álbum homônimo lançado em 1971. os beatles separaram em 1970. rê também é cultura musical ... rs ... bj.

Archimedes Carpentieri disse...

REQUERI
VC FAZ QUE NÃO LÊ, NÉ? RS
Eu coloquei beatles-lenon, justamente por isso.
Quanto a Lawrence Olivier... pode perguntar a qualquer transeunte se o conhece... Já o Milk Shakesp. vai durar ainda uns bons séculos...
Mas é assim mesmo. Uns gostam do conteúdo, outros dos rótulos.

Anônimo disse...

Estou de acordo com os dois ....
Com Archimedes Carpentieri e a requeri .... o q é mesmo que estou fazendo aqui ... lembrei .... dar vivas para gente tão "ilustrada"..
Eu fico por aqui sem "lustre", mas amando os dois ....
beijos para o dono do blog...
e para a ilustre visitante ....
Clara

requeri disse...

ringo star, é ringo star ... vc tá de brincadeira!!! ... rsrs ... eu jamais diria uma sandice dessas. ele é, por sinal, simplesmente, o normalzinho baterista dos beatles, só. se eu tiver que comparar algum músico de rock'n roll com shakespeare, se é que isso é possível, não seria o mr starkey.
bj bj ...num mi atiça!!! ... hehe ...

requeri disse...

nã nã nã .... li sim .... mas beatles não existiam mais ... era lennon ... rsrs ... a cesar o que é dele ... hehe ...

Anônimo disse...

Demais, muito bom mesmo, é difícil escolher o melhor, se o post em si
lindo,apaixonante,envolvente, ou os comentários do próprio autor...
Não sou muito chegada a bajulações.
mas desta vez sábio, vc foi fundo.
É gostoso ler esse tipo de coisa, é melhor ainda saber que tem gente de gosto tão refinado, principalmente em se tratando de música. Parabéns.
Beijo grande da
lia mello

requeri disse...

lawrence olivier, não conhece quem não conhece shakespeare ... quem conhece shakespeare sabe que o maior intérprete de sua obra é lord lawrence olivier ...
dá-lhe!!!!!!!!

requeri disse...

sobre beatles, cinema, e vc sabe o que mais, hablamos despues ... beso ... me voy ...

requeri disse...

ah! sobre pete best, que saiu dos beatles dando lugar pro ringo, são controversas as histórias. vou tentar contar essa história lá no refúgio da clara ... agora que ela tá de volta, vou encher-lhe os ouvidos de rock pra ver se ela fica mais calminha ... rsrsrs bj procês ...

requeri disse...

o ringo, na verdade, não passa de um grande sortudo. te contei, não?!?!?!?!?

Anônimo disse...

Eiiiii, quem fica mais calminha?
Eu ou vc ?
rindooooooooooo
Eu acho q a direção desse "calminha" veio errado, sendo assim devolvo p/vc... q anda de cabeça p/baixo ... deve até plantar bananeira ....
Vc sempre me obriga a fazer o q não gosto, ou seja usar esse espaço, para um papo nosso ...
Agora, q eu preciso de novas férias preciso ... aguentar vc e Archie ... é dose ...
Beijoca, futura sogra, guarda o petista para mim ... sou LINDA....
Clara

requeri disse...

minha lindinha, faz aquilo que pedi pra vc fazer lá no reblogg. a gente não precisa tricotar aqui. podemos muito bem fazer isso no reblogg ou no terra, ou em outro lugar ... mas o archie gosta ou, pelo menos, não resmunga ... eu nem deixaria que ele o fizesse ...
beijo.

requeri disse...

ah!!! eu sou calminha ... só meus calinhos que, de vez em quando, ao serem pisados provocam uma rebelião ...
nada com vc. essas são histórias paralelas. depois conto. tô calminha ... tendo archimedes e vc do meu lado, não tem como ser diferente. beijo.
p.s.: o cla, o porrinha, não é petista ... hehe ...

requeri disse...

pronto, já fizemos a tribuna do povo ferver ... é hj que o pato vai pra panela, nem eu nem ela ... rsrs ...

Anônimo disse...

Vou usar esse espaço, como se meu fosse... pelo tempo q leio .. hj vou fazer uma homenagem a outra mulher fantastica, q ainda me faz chorar sua morte ontem ... o Sr Archie q me perdoe, mas hj, vou usar esse espaço para uma postagem...
Clara

Anônimo disse...

Escritora, ensaísta, teatróloga, jornalista, Heloneida

Studart foi
premiada como uma das mulheres que mais lutaram pela

justiça social no
Brasil e uma das indicadas em 2005 ao Prêmio Nobel da

Paz. Fundadora do
movimento feminista no Brasil, criou leis que beneficiam

as mulheres,
como a Lei 2648 que garantiu o exame de DNA para mães de

baixa renda

Heloneida envolveu-se com as lutas populares e foi

eleita presidente do
Sindicato das Entidades Culturais (Senambra), em 1966.

No entanto, por
fazer oposição à ditadura militar, foi destituída do

cargo e presa em
março de 1969. Do cárcere, no presídio São Judas Tadeu,

brotaram os
roteiros de seus futuros trabalhos Quero meu filho e Não

roubarás. Em
meio àquele ambiente de repressão, ninguém imaginaria

que, em anos
vindouros, aqueles trabalhos seriam exibidos com sucesso

pela TV Globo.


Com o fim do regime militar, surgiriam três novos

romances, chamados
pela própria autora de Trilogia da tortura: O pardal é

um pássaro azul
(que já foi traduzido em quatro idiomas); O estandarte

da agonia
(inspirado na vida de sua amiga Zuzu Angel); e O

torturador em romaria.
A jornalista escreveu sobre a condição feminina, a

convite da Editora
Vozes, publicando os ensaios Mulher objeto de cama e

mesa, obra que
vendeu 280 mil exemplares e se transformou em uma

espécie de bíblia do
feminismo brasileiro; e Mulher, a quem pertence seu

corpo? Esses dois
trabalhos estão, respectivamente, na 27ª. e 6ª. edições

Além disso, fundou duas
instituições importantes, com várias companheiras

feministas: o Centro
da Mulher Brasileira, a primeira entidade feminista do

País; e o Centro
Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim); e é presidente

da Comissão
Permanente de Defesa dos Direitos Humanos

Falta muito querida, mas essa é a minha homenagem, se o dono do blog deixar passar ...
Você ficará para sempre como um exemplo de mulher, guerreira, mãe de 6 filhos, e tanta coisa mais ...
Saudades sem fim .... Clara
HELONEYDA STUDART....

requeri disse...

eicí, respondi lá, mas caso fique mais fácil procê, ó:

quer falar de fhc??? tb falo. não é incongruência é atentar para o fato no momento que ele ocorre.

benhêêê, leu minha msg????

requeri disse...

vai ouvir a musiquinha que eu coloquei como post agora ... a mercedes sosa conhece essa ...

Bela disse...

Cruz credo !!!!

..... Tô perdida !!!

O que era mesmo ????

Ah!!! Mercedes Sosa !!!

Bem .... é muito boa .... falar mais ??? num dá ....

Beijo pro Sábio..
Bela

Bela disse...

Sábio

Tenho que falar , pois Mercedes Sosa foi um marco na minha época de Faculdade ( marco de uma geração) ...mas que se perpetuou ..não ficou " amarelada" com o tempo.

Tive o prazer de assiti-la ... e guardo como uma das minhas lembranças marcantes.

O Sábio, como sempre,nos brinda com seu texto ... bela retrospectiva da vida de uma mulher brilhante .

Beijo mais uma vez.
Bela

Bela disse...

Uiiiiiiiiii....

Ainda bem que corrigiu .... se referir aos Beatles com Imagine !!!... que a Ioko não leia !!!rssss... todos os méritos deste hino a paz, amor, fraternidade .... são apenas "dele" ... John Lennon!!

Me fez lembrar Curitiba ... Paul McCartney foi até a sacada do hotel para gentilmente escutar um coral oraganizado pelas pessoas da cidade .... e o que cantaram ???.... sim ..Imagine !! ... tive vontade de sair de fininho ... mas não podia ... afinal era um BEATLE !!! ..e eu tinha viajado muito para ve-lo...

EH..EH..EH...tô falando até!!! ... será que eu também tô bipolar ??? ...kkkkk

Mais beijo pro Sábio !!!
Bela

Anônimo disse...

A minha "BOSTAGEM"... não agradou, nem ao dono do blog, nem os q frequentam esse espaço .. Quem quer saber de uma brasileira guerreira... hj morreu outra, uma q fou trocada por um embaixador, levou um tiro na cabeça ... milagre, não morreu ... q pena devia ter morrido ... e as custas de mulheres como essa que perdeu só 25 k na prisão, que foi torturada, última entrevista ...
_Herdei da tortura um estado de dor.Não parei de ser torturada.Tenho pesadelos até hoje.Há noites em que não durmo.Sonho com os meus algozes.Vera Silvia Guimarães - 59 anos .... que pena ela não era cantora... Eu não vivi a ditadura, mas acho que não foi tão ruim ... se não deixou heróis.. se ninguém conhece ninguém... só depois q morre... Será q essa coisa foi tão ruim assim, ou é coisa de jornal.
Deve ser .. invencionice, como tantas outras... ninguém leu, ninguém se comoveu ... Rindo se o Chitãozinho morrer, ai meu Deus, luto para o ano inteiro ... é isso que merecemos ....
Senhor Sábio, essa foi a segunda BOSTAGEM, q escrevi... não se assuste... não haverá mais... estou naquele estado q vc sempre diz .... "Vc é REVOLTADA"...Hoje
SOU ... e choro por ser ...
Beijos revoltos
Clara

requeri disse...

clara,
as pessoas que sofreram tortura, assim como todos nós, diante de adversidades, reagem de maneiras diferentes. tenho um amigo que foi preso político. ele morava com a mulher no rio de janeiro, seu ap foi invadido por um bando de agentes, de madrugada. ele ficou preso 1 ano e sofreu as torturas mais infames. uma das mais boazinhas, só pra vc conhecer, era ficar preso numa cela que media a metade do seu tamanho, escura, sem nenhuma nesga de luz, onde uma voz cavernosa, sabe lá de quem, dizia que logo ele iria apanhar. e ele esperava ... e não vinha ninguém.
sabe o que ele faz no dia 23 de dezembro, todo ano??? liga pra mim pra eu dar parabéns, por ele ter nascido de novo. dia 23 não é o dia que ele foi solto, é o dia que ele foi preso, pois, naquele dia da invasão no ap, ele escapou de levar um tiro mortal. ele acredita que teve a sorte de ter se mantido vivo, por um ano na prisão e poder continuar vivo até hj.
depende muito de cada pessoa. o meu amigo, é uma pessoa feliz. essa é a diferença.
mais ou menos como os dois irmãos que ganham um presente. um ganha um cavalo e lamenta por não ter onde colocar. o outro ganhou um monte de bosta de cavalo, e vai lá fora ver onde está o animal.

e chega desse assunto, a não ser que vc queira falar dele com felicidade, pois, eu não vou deixar de ser feliz por isso.

além disso, sobre aquela revolução, existem controvérsias.

pra vc saber, escrevi sobre o assunto no meu blog, recentemente. tem, inclusive depoimento da rosa, ex-mulher do geraldo, o meu amigo.

Archimedes Carpentieri disse...

CLARA ESTOPIM
Seguinte:
Eu apreciei muito seu comentário.
Vamos fazer uma postagem e vc vai escrever, ou eu pego o que vc escreveu, tá?
E pára de chorar rss

requeri disse...

mor, dia 13 o ai5 completa 39 anos. escrevi lá no reblogg about this. assim, e com vc dedilhando por aqui coisas quetais, quem sabe a norinha - deixa ele ler isto - fique menos chorona ... bye, o tronco me espera. bjbjbjbj

requeri disse...

ah! o seu blog também tá todo em english???? o meu tá ... esses caras não sabem o que querem .... bj

requeri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
requeri disse...

mor, tem post novo que tu vai gostar. tem citação de filme do viscoti, com uma das mais representativas frases do cinema, do filme leopardo ... a frase é, na verdade, de lampeduso, autro da história .... e tem julinho da adelaide gritando chame o ladrão ..... bjbjbj .....

requeri disse...

lampedusa ... erro de digitação ..... sorry ....

requeri disse...

autro .... pode parecer palavra italiana escrita errado, mas não é, digitei errado palavra brasileira ... é, autor ....

requeri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
requeri disse...

muda de post ... ó raios!!! ponho-me a tagarelar, sempre no mesmo. pareço surtada.
enquanto postei 2 ou 3, lá no rebloggando, aliás, ótimos, tu ainda continua neste ...
mor, por favor!!! ...
... rherhe ...
até rimou ... bj

Bela disse...

Querido Sabio,

Quero aproveitar seu espaco para parabenizar a Clara pela merecida homenagem que prestou a Heloneida Studart aqui em seu blog.... que e tao aberto e democratico ..

Apenas reforcando o valor desta mulher que defendia a mulher, colei um pequeno depoimento dela...

"Comecei a me
interessar pelas questoes da mulher quando tinha
10 anos e passei na porta de um boteco, la no interior
do Cear�. Na porta desse boteco tinha um letreiro onde estava
escrito a carv�o: �Mulher aqui so diz tres coisas: entra, menino!xo,
xo galinha! e �sim, senhor�. Nesse sim, estava estabelecida
toda a submissao da mulher, toda a aquiescencia por que a mulher
tinha que passar o resto de sua vida. Dizendo sim, senhor,
primeiro para o pai e depois para o marido.
Fiquei muito �agastada� com aquilo e pensei: �um dia vou
lutar, como escritora, como jornalista, como polotica para mudar
isso ai!� Depois, no decurso de minha vida, descobri, lendo as
estatisticas da ONU, que a mulher e a pessoa que mais trabalha
no mundo. Trabalha quatro horas a mais do que qualquer outro
cidad�o e esse trabalho � t�o desconhecido e invis�vel que n�s
ouvimos muitos homens dizendo assim num bar: �Gra�as a Deus
minha mulher n�o trabalha!� Ele est� dizendo que n�o trabalha
aquela que levantou muito cedo, fez caf� arrumou as camas,
arrumou os banheiros, botou as crian�as para a escola, preparou
o jantar, enfim, aquela que trabalha sem parar, inclusive s�bados
e domingos.
E olha que, s�bados e domingos, at� o trabalhador de sal�rio
m�nimo vai a uma peladinha, uma torcidinha pelo Flamengo.
Mas a mulher, n�o! A mulher tem a faxina, a roupa, o tanque, a
comida que ela tem que fazer."

Bem .... tinha 39 .. resolvi completar 40...

Beijo

Bela

Archimedes Carpentieri disse...

SEÇÃO RECADINHOS
BELA
Oba, então vc entrou para os ENTAS
Ou não? Se sim parabéns.
Prometo fazer uma homenagem à mulher, para a Clara ficar boazinha extensivo às demais, claro. Do meu jeito e com a assessoria do sábio. Mas antes vou polenizar mais um pouco em matéria internacional.
Requeri = acontece que esta postagem gerou 40 comentários e como sou preguiçoso passo de postador a leitor que é muito mais prazeiroso.

Beatas comecem a rezar rss

requeri disse...

éééé mesmo ... mas ela deve estar batendo o record agora ... já houve outra equivalente ...
pode postar-se confortavelmente in commentaries, eu deixo ... bjbjbj

ó só ... hoje estão os dois blogs em português ... não entendo esses caras ...

requeri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

totally agree with you.

My blog:
Credit immobilier et Rachat de Credit revolving