domingo, 28 de outubro de 2007

A PERIFERIA GANHA PERSONALIDADE II


Essa postagem grilou muitas cabeças eu sei, mas continuo no sentido de me fazer entender melhor.
.
Bem lembrou a fluminense Clara, que é menguista, portanto, nem prestigia o Flu, sobre a série Antonias da Globo. Antes houve também a minisérie Cidade de Deus. Essas produções ratificam o que escrevi no post anterior.
.
O que eu percebo é diversidade da cultura que, tradicionalmente sempre foi, de certa forma, elitista sem pretender ser exclusivista, eis que a única forma aceitável de se estabelecer diferença entre os humanos é pelo seu grau de evolução, pois esse processo se dá pela vontade, pela atuação individual e está, democraticamente ao alcance de todos.
.
Esperamos que essa cultura periférica se processe de forma a integrar mais o povo brasileiro, tal como certamente defenderia Darcy Ribeiro, nosso maior ufanista, visto que a experiência do mesmo processo nos EUA, resultou numa outra forma de preconceito: um revide histórico do "black is beautiful" dos anos 60, para "black is the best" da contemporaneidade.
,
Analisando essa perpectiva temos em resumo: positivamente, a expansão da cultura alcançando uma população dantes alienada de todo processo de criação artística e sócio-filosófica, capaz de redirecioná-la a um mundo diverso da marginalidade histórica a que foi submetida, como orfã da economia nacional e preconceituosamente discriminada, ganhando espaço e condições evolutivas; negativamente se estabelecer muros ou compartimentos estamentais capazes de gerar além do conflito, uma apologia ao senso comum nivelado por baixo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Querido Sábio

Como vc continuou com o tema, dê uma olhada no meu comentário da sua postagem anterior ... é isto mesmo que vc está analisando ... a cultura elitista ... precisa perceber as ações e os saberes dos moradores da periferia em sua árdua caminhada por uma vida mais plena, de acordo com suas trajetórias pessoais e coletivas.

Beijão ... Tô com saudade !!
Bela

Archimedes Carpentieri disse...

CLARA
O que escrevi foi justamente isso.
De maneira imparcial e apontando variáveis.
Apesar de citar elitismo, eu não acredito em elite cultural, citei para melhor ilustrar. Se uma pessoa atingiu um grau cultural melhor é porque se empenhou pra isso. E vc pode ver nesta postagem que cito que é a única diferença aceitável, pois éla é conquistada e nao imposta.

Archimedes Carpentieri disse...

BELA
EPA! ME PERDOE, TROQUEI AS BOLAS RS
SAUDADES DOUTORA

Anônimo disse...

Archie

Entendi perfeitamente o que escreveu ... e como disse, concordo com sua análise.

Quanto a troca ... rss .. não há problema ... pois a Clara é uma pessoa coloca sua posição firmemente ... não deixa nada pra depois... danadinha uai ....

Beijin..
Bela

Requerí disse...

tá difícil! tô lendo uma coisa, entendendo outra e, o que é pior, nenhuma das duas combinam com o que eu penso que entendi ... tô tentando por as idéias em ordem.
ainda não li aquilo que vc mandou ler.
no entanto, o que conheço sobre a difusão da cultura musical é mais ou menos assim, dada a devida ordem temporal, e a título de comparação - sem contar que é uma praia que eu conheço: a origem da estrutura musical, rítmica e melódica do rock, vem dos negros escravos plantadores de algodão nos eua, no início do séc. XX. do canto entoado por eles originou o blues. ao mesmo tempo, nas gdes cidades os caras tocavam jazz. nas igrejas tocava-se a música gospel, frenética e sensual. a tensão social e racial existente, tb, naquele tempo ... rsrs ... - observação beeeeeem burra! - ajudou para que se fundissem, a música negra, o coutry, a música branca, o jazz e de no rhythm and blues.
depois da guerra, a II ... rsrs ... - de novo!!! - os adolescentes brancos, oriundos do capitalismo que fervia, a conseqüente geração de empregos, o consumismo, começaram a buscar coisa diferente, nesse caso, a música negra nos guetos.
ok???
nas gdes cidades, as gravadoras, vendo que isso podia dar um bom e lucrativo caldo, começaram a pegar os branquelos pra gravarem música dos negros, e substituíram as melosas canções de amor, por letras agressivas.
em 51 ou 52, não sei direito, um carinha de uma rádio em cleveland, inventou o termo rock and roll assim, escrito certinho. ele fazia programas e tocava rhythm and blues e começou a promover festinhas onde era tocado o blues, o rhythm and blues e depois o rock. essas festinhas ficaram famosas pq sempre acabavam em quebra-quebra.
bem, então, o que aproveitar e o que não aproveitar disso??? hj a gente conta como estória, é diferente, tem intervalo de tempo, que deve ser levado em conta ... etc ...
não é la même chause???
e o samba??? começou onde??? não foi na bahia trazida pelos negros escravos??? maxixe, lundu, modinha das elites brasileiras ...

pode dizer a palavrinha naquele tom que me faz tremer ... rsrs ...

Anônimo disse...

Requeri, vc nem merece uma palavra, uma resposta ...
Axé
Clara

Archimedes Carpentieri disse...

REQUE
Tudo isso é capa.Faltou vc tocar o cd...rs
Vou tentar mais uma vez, após juro que vou suicidar-me.
Assim- play attencion=

No período escravocrata quem fazia os pitéis, a boa gororoba, eram as negras. Mas elas não comiam o que produziam... entendeu?

Então...agora comem
ATENÇAO 2 - ISSO É FIGURATIVO !!!

Requerí disse...

vc não me chama a atenção na frente dos outros!!! ... rs ...

estão todos contra mim ... ó dia!!!

e vcs não sabem do pior ... hj, nem pra namorar eu to servindo ... domingo já é um dia melento, sem isso, fica remelento ... ninguém vê isso?!?!?!?!?!?!

volta a fita ... bribribri ... ó, não entendi do jeito que vc quer que eu entenda ... eu sei disso, da gororoba ... só que eu acho que tô burra ... tem alguma palavrinha que tá faltando.
e, quer saber??? aposto como a gente já passou por ela e não percebeu, quer dizer, eu pronunciei e vc não prestou a devida atenção ... como na maioria das vezes ... rsrs ... tem algo desencaixado ...

Requerí disse...

clara!!! até tu!?!?!?!?!?!

Requerí disse...

ah!!! por favor suicídio nãããããão ... tenho horror à violência ... pode deixar barato, isso??? que tal trocar por um sonoro palavrão??? pensa no assunto ...

Anônimo disse...

Boba, a gente te ama....
Só gosta de cutucar quando merece...
pôooo e como tem merecido !!!!
beijocas
Clara

Anônimo disse...

Archie, o comentário agora é da arrumação do seu blog...
O relógio, fica escondido, para a gente brincar de esconde esconde ..
Vivaaaaaaaaaaaaaa eu achei ....
Porque sou fuxiqueira, e quem não é, vai achar é nunca.
Beijos, beijos + beijos
Clara