segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

HUGO CHÀVEZ - CONTINUA LINDO...

Os abutres capitalistas amanheceram nesta segunda-feira mais satisfeitos que os anticorinthianos. A impresa mundial, denotadamente judeu-capitalista, destacou o resultado do plebiscito na Venezuela em que ganhou os partidários da não mudança na constituição, no sentido de dar mais poderes ao presidente, com uma euforia digna de quem vence um campeonato mundial de futebol.

Hugo Chàvez tem sido um espinho encravado na garganta dos americanos, tal como Fidel Castro desde 1959. Ele é a atual barreira para o sonho dos EUA de implantar a ALCA, um mercado comum das américas, a exemplo do mercado comum europeu e desta forma detonar o Mercosul, acabando com o esforço de décadas dos países que dele fazem parte. A ALCA se implantada, com a participação de todos países da América, seria como colocar uma raposa para tomar conta do galinheiro. Uma raposa busheana. Quase todos países latino-americanos tem consciência disso, tanto é que a resistência às pretensões americanas são visíveis.
A imprensa elitista gasta toneladas de tinta e papel, para induzir a opinião pública mundial que Chàvez é um perigo, um ditador, uma ameaça à democracia. Ao que consta ele foi sempre eleito democraticamente da mesma forma que conduziu o plebiscito.

Os discursos no senado brasileiro foram eufóricos por parte dos beócios do DEM, (ex-PFL, ex- PDS, ex ARENA, que era o partido da ditadura militar) e também do PSDB. Figuras decorativas e ultrapassadas como os senadores Artur Virgílio, Mão Santa, Álvaro Dias, Heráclito Fortes, Papaleo Paes, Tarso Jereissati, Demóstenes Torres e o demagogo José Agripino, se revezam na tribuna do Senado para tão somente descer o cacete no atual governo. Assisto quase sempre pela TV Senado os debates e até hoje não me recordo algum discurso desses citados apresentando soluções ou leis que possam beneficiar o povo brasileiro. É só oposição pela oposição, dentro dos princípios excusos do QUANTO PIOR MELHOR. Inconformados pelo relativo sucesso do governo Lula, a oposição se agarra a tudo que possa respingar no governo brasileiro. Seria um desespero às vistas das próxima eleição presidencial?

Hugo perdeu uma batalha, mas não a guerra. Convenhamos que não é fácil enfrentar a máquina capitalista que detém os meios de comunicação e o controle da economia do mundo. Não é fácil romper a formação política imposta ao povo pelos colonizadores na América, onde se pontua os INGÊNUOS e DESPREPARADOS, que beijam a chibata que os açoitam.

A elite brasileira ainda tem esse ranço. Preferem ficar de quatro ante os poderosos para subsistir com suas mordomias, tendo o apoio de uma classe média despolitizada, "oba-oba", que assinam qualquer papel timbrado com a logomarca da águia americana, ou babando sobre uma manchete de jornal reacionário, tradicionalista, sustentado pela máquina capitalista. São os que se acham importantes pelo agraciamento de se alimentarem com as migalhas que caem do banquete imperialista.

Opinião do Sábio = "Hugo perdeu uns 2 cm na queda de braço do plebiscito, mas continua entortando os poderosos braços do Golias."

14 comentários:

regina claudia brandão disse...

vc há de convir ... esta é uma segunda-feira folgazam ... perdi até o sono ...

adorei as escolhas que vc fez para o video da sidebar ... bj bj bj

regina claudia brandão disse...

lembro o dia que ouvi pela primeira vez o chico e o milton cantando juntos ... uma espécie de desforra ... jamais esqueci ... que coisa boa!!!

Anônimo disse...

Sábio , boa noite.
essa coisa de ranço está pregnada.
acredito que está na hora de cada "cidadão politizado"que com certeza sabemos não ser a maioria,regaçar as mangas , dar a cara pra bater...fazer essa nova geração sem sonhos e sem muitas pretenções para o futuro, começar a entender o Brasil, sua política e o comprometimento para com eles mesmos, uma vez que o amanhã é deles...
tirar as "coisas velhas" como se faz com alimentos fora de validade e providenciar mudanças radicais.
Não estou mais para discursinhos mentirosos...na minha opinião se ganha uma guerra através da sabedoria e boas estratégias .
acho que dá pra entender sua opinião rsss
Abraços

Anônimo disse...

Querido Sábio

Falar mais o que?? Sua análise está perfeita .

Um jornalista ( que consegue se diferenciar no meio desta mídia conservadora e manipuladora )fez o seguinte questionamento ... "O que sabem os leitores brasileiros sobre as propostas de Chávez? Que ele buscava a reeleição indefinida, com certeza. Mas, como sempre acontece, foram "escondidos" alguns pontos importantes que poderiam servir de "mau" exemplo para a população de outros países, como a redução da jornada de trabalho para 6 horas, a proibição da privatização da empresa petrolífera PDVSA e o completo monopólio estatal sobre os recursos naturais do país - petróleo e gás, essencialmente."

Bem ... com todas as críticas e questionamentos que se tem em relação ao modus operandi da condução política por Chaves ... Houve um plebicito ... e o governo Venezuelano acatou democraticamente o resultado ...

Beijo pra vc.

Bela

regina claudia brandão disse...

meu mor, sempre fui defensora de fidel. vc sabe. tenho um livreto, de muitas páginas, que contém um discurso inebriante proferido por ele, na abertura de um congresso de pediatria, no início da década de 80. nenhum estadista, que não fosse médico - juscelino fez isso??? - teria feito igual.
em contrapartida, i'm looking de pertinho - ela está aqui, agora, comigo - a estagnação da vida de mi cubana avuela e su hija, mi cubanita querida, olenia y olenia, mãe e filha, duas amigas, médicas, competentíssimas, pero que passam dificuldades estratégicas, dificuldades comuns, corriqueiras -e não estou dizendo sobre medicina. vc já ouviu falar em estagnação, limitação??? sentado aí, na frente do seu pc, por exemplo, com liberdade pra ler tudo o que quiser, pc que vc adquiriu, per si, pagando através da sua cc do banco do brasil??? claro! elas estão acostumadas mas, quando uma delas vem pro brasil, e fica conosco por 2 ou 3 meses, percebemos as enormes diferenças. isso é inegável. e, veja bem, elas são parte de uma camada privilegiada da sociedade cubana. não dá pra fugir e pensar: eles vivem e gostam de viver assim. não concordo.
sabe o que eu penso??? em meio termo, nem tanto às chibatadas de lá, nem tanto às chibatadas de cá. quanto aos mencionados e, por muitos, ignorados políticos brasileiros, tb "ouvejo" ... rs ... a tv senado, quando posso e, convenhamos, quem disse que eles estão lá pra defender alguma coisa, a não ser seu bolsos e os de seus pares???

mordi, beijei ... hehe ...

Archimedes Carpentieri disse...

REQUERI
Concordo que há limitação de liberdade e problemas econômicos nos países que ousaram um sistema político diferente dos impostos pelos países poderosos. Mas existem tais problemas, justamente devido às pressões e cerceação dos poderosos.
Cuba vive há décadas o bloqueio econômico imposto pelos EUA e pelos seus asseclas medrosos no mundo. Além disso, há, claro, nos bastidores infiltrações próprias da política expansionista americana.
Ora, há que se defender sim e isso importa num controle da população cubana, ou seja lá de que país sob essas mesmas condições.
Em suma = a liberdade e desenvolvimento do povo cubano são diretamente proporcionais ao controle arrogante dos EUA.
A análise restrita aos limites da Ilha, tão somente, é no mínimo insipiente.
Hay que endurecerse si !

regina claudia brandão disse...

pero sin perder la ternura, jamás ...
mor, se esta é a minha frase de cabeceira ... a emenda platt, é a dor de cabeça do povo cubano ... reconheço tudo que vc diz, tudo que a história diz, mas não é possível, apenas, defender ou não, reconhecer ou não, é preciso resolver. eu sei que com os eua no caminho, nada sai do lugar, isto é, eles querem e se não for como eles querem, não tem saída, tem que ser do jeito deles mas, isso não significa que a salvação da lavoura da américa latina é o chavez ...

depois digo mais. agora to trabalhando. bj.

Anônimo disse...

Eiiiiii voltei .... e tudo continua como antes... leio o Archie e a Requeri... um cutuca de cá outro de lá... Ah meu querido o q é q estou fazendo aqui...
O blog realmente está muito bonito, e com algumas inovações....agora me diz o Sábio passou dessa para melhor.... kd sumiu q nem o relógio ....
Beijos só para vc Archie, já q o Sábio ou morreu ou está de férias...
Te amo ....
Clara

Archimedes Carpentieri disse...

REQUERI

Se não houver quem dê partida no carro, ele não sái do lugar....

Bolivar, Guevara, Zapata, Fidel e agora o Huguinho que tem as CHAVES
rss

Archimedes Carpentieri disse...

CLARICE
Vc lembrou bem a questão do plebiscito.
O Brasil que tem uma constituição apelidade de CIDADÃ e de fato uma das mais democráticas do mundo, não fez nenhum plebiscito para dar mais 4 anos para o FHC (PSDB). agora, os papagaios, digo tucanos, no congresso nacional, chegam até babar metendo o pau no Chàvez por querer permancer mais um tempo no cargo. Por isso que o Lula anda sorrindo, a oposição é burra.

Anônimo disse...

pôoooo, nem um " boas vindas "
Quando digo q isso aqui é só pra ler, estou falando certo ...
Mas sou q nem uma mula, teimosa .... e aki estou, fazendo gracinhas para o Sr Archie que adora me provocar.
Clara

regina claudia brandão disse...

oooooooooooooops!!! vc falou comigo??? nem percebi que ainda estava havendo comício nessa postagem ... desculpe!!! agora estou empolgada em pensar como escrever sobre música ... beatles, ... essas coisas, bem melhores de resolver na minha cabeça ...

clara, pára com esse resmungo.

fica boazinha que eu ponho um vídeo do bosco pra vc. lá no reblog. quer??? te dedico, ainda por cima. aceita??? então tá.

Anônimo disse...

Fico triste, mto triste ao ler essas coisas,para mim lastimáveis.Que fazem voces aqui no Brasil, gente, se ele não serve pra voces???Porque enaltecer Fidel,Hugo
e outros tantos ditadores, tiranos que se aproveitam da impotencia do
povo em lutar pela sua liberdade,por seus direitos.Se Cuba e Fidel são tão maravilhosos porque voces continuam aqui e não lá? teriam voces lá em Cuba a mesma liberdade e mordomias que tem aqui? teriam alguma coisa de seu? e o Chaves o que quer? não é transformar a Venezuela em uma nova Cuba? Não sou elite, não sou politizada, mas vibrei muito com a derrota do Hugo.
Assim como sou saopaulina e lamentei a descida do coringão.... O melhor canal de tv que temos atualmente,(sou assinante da Net)
mas o melhor canal de tv na
minha opinião é a tv senado.Adoro ouvir os senadores (nem todos) só os
citados pelo sábio, na tribuna, fazendo oposição não tão perversa,quanto a que o PT fazia quando era oposição...... Agora temos tambem, como opinante a jovem Clarice, não sei se concorda comigo ou não, mas
a impressão que tive é que pensa mais ou menos como eu..... Desculpas sábio, mas esse seu modo de pensar e expor suas idéias, felizmente são
bem diferentes do meu modo de pensar, e jamais eu lhe daria razão só pra lhe ser agradável.

Abraços da lia mello

Archimedes Carpentieri disse...

LIA MELLO

Não defendo ditaduras. Defendo um contexto mais amplo em que se colocam de um lado, o todo poderoso império americano e de outro nossas repúblicas de bananas, tal como nos tacham. Ademais há a dicotomia entre socialismo e capitalismo. A pobreza imposta indiretamente pelo capitalismo também se torna uma ditadura, pois leva o povo a uma dependência que se aproxima da escravidão.
Estou certo que Fidel, por exemplo, nunca ficaria como ditador se o povo fosse politizado e não sofresse tanta influência dos EUA, tão próximo. Eu não sei se viveria em Cuba, mas Ernest Hemmingray, um dos mais profundos escritores americanos, lá viveu muito bem e fazia questão de propagar isso.
Mamé, não é questão de governo totalitário ou democrático. É no fundo, uma luta entre opressores e oprimidos.
Mas valeu a tua opinião. É isso que precisamos, dialogar.