
A história de um povo é patrimônio inalienável e sua originalidade deve ser preservada acima de qualquer ingerência ou interesse.
A TV Globo, através de seu programa “Fantástico”, corrompeu a história da Marcha para o Oeste – Expedição Roncador Xingu, que desbravou o Brasil Central em 1943/1944.
O roteiro, no Estado de Mato Grosso, partiu da cidade de Barra do Garças até Nova Xavantina, exatamente onde hoje se encontra a BR 158. A Globo inventou outro roteiro por Toriqueijo, Cachoeira da Fumaça, descendo o Rio das Mortes até chegar a Nova Xavantina. Não bastasse isso, ignoraram a chefia da expedição que esteve sob o comando do Coronel Flaviano de Matos Vanique. Orlando Villas Boas e seus dois irmãos: Cláudio e Leonardo, só vieram a integrar a expedição depois que esta alcançou o rio das Mortes e fez sua base na margem esquerda do mesmo, lugar que denominaram Vila de Xavantina. A marcha seguiu rumo ao Xingu anos depois e aí sim os irmãos Villas Boas estiveram presentes.
Difícil imaginar que uma emissora tão prestigiada (pelo menos em relação à audiência), tenha a leviandade de fazer um roteiro mentiroso, sem nenhuma pesquisa e o pior, apresentou como se fosse um reality show com um grupo de alienados. A única pessoa entrevistada em Nova Xavantina chegou nesta cidade em 1948, portanto, quando a expedição já tinha sua base nesta cidade há 4 anos.
Como autor do livro O Portal do Roncador (que relata a história dessa expedição entre outras, inclusive a Expedição Piratininga de 1935 que fez quase o mesmo percurso) fiquei em situação delicada, eis que a história que consta no meu livro difere muito da apresentada pelo Fantástico. Entrementes me servi de farta documentação juntada há mais de 20 anos e do diário original da Expedição Roncador Xingu, além do testemunho de vários expedicionários remanescentes.
Esse mesmo livro, ainda rascunhado, foi lido por Orlando Villas Boas no ano de 1990 e ele fez questão de prefaciá-lo, tal como se encontra após ser editado, além de seu testemunho cuja gravação durou mais de uma hora.
Ao que se depreende a Rede Globo está acima do bem e do mal. Tudo pode, inclusive apunhalar a história à seu bel prazer.O Coronel Vanique deve ter se revirado no túmulo.
.
6 comentários:
PERCEBI ISSO MESMO,CARA. ELES INVENTARAM UMA OUTRA HISTÓRIA E NEM FALARAM NO CORONEL VANIQUE, EMBORA AQUELA CASA MOSTRADA SEJA A VELHA CASA DO CORONEL... MAS O MAIS CHOCANTE FOI MESMO A "GALERA EXPEDICIONÁRIA". hahaha
Querido Archi
Muito importante o seu texto de repudio !
Só uma pessoa como vc, que é um historiador comprometido com a verdade, para expor a arrogância e o descaso com que a Globo e outro veículos da imprensa, lidam com a sua audiência .
Está mais do que na hora da Lei dos Meios de Comunicação existir de fato !
Um beijo
Bela
Eu tenho o seu livro, então deu para ver o quanto o Fantástico inventa e mente.
Venho sempre aqui, não sou de comentar, atravéz do meu blog chego aqui + rápido.
Resumindo, hj entre os blogs q vc diz acompanhar, cliquei no Colagens com Arte e não funcionou.
No meu, quando algum não funciona costumo deletar.
Ao Anônimo
Eu não entendo muito bem essas ferramentas do blog rs rs
Obrigado pelo comentário. Afinal quem é vc?
abraços
Sabe sim !!!
Sua memória é muito boa!!!
http://colagemcomarte.blogspot.com/
Não me dei o trabalho de ver esse programa da Globo pois já sabia que não teria nada de positivo para nossa região. A Globo é assim, destroi realidades sem o mínimo de remorso. Dos milhares de telespectadores que viram - como você bem descreveu - o "Reality Show" quantos vão contestar a emissora?
Lamentável o que eles fazem.
Postar um comentário