sábado, 10 de novembro de 2007

HUGO CHÁVEZ - HERÓI OU VILÃO?

Hugo Chávez = metralhadora na lingua


Os holofotes da política latino-américa, antes centrados em Cuba de Fidel, atualmente focam a Venezuela de Chávez.
O polêmico presidente é convicto e não tem papas na lingua. Chama Bush de satanás e continua vendendo petróleo aos EUA, seu maior importador.
.
Hoje, na XVII Cimeira Ibero-Americana, no Chile, onde também compareceu o presidente Lula, Chávez disparou em todas as direções. Poucos sairam sem levar chumbo no seu discurso, presentes e ausentes . Chamou José Maria Asnar, ex primeiro ministro da Espanha de fascista, brincou com Lula, apelidando-o de magnata do petróleo, (querendo se referir à nova descoberta de petróleo na bacia de Santos) e o convidou em tom de galhofa, para se integrar ao grupo restrito de produtores que é a OPEP, ( a Venezuela é membro da OPEP). Lula limitou-se a gargalhar. Não satisfeito, Chávez gozou com argentinos e uruguaios, devido a questão conflitante entre ambos, motivada por uma fábrica de celulose (que o Uruguai está contruindo à beira do Prata e que a Argentina se posiciona contra, alegando poluir) e como se esperava, detonou os EUA como o país onde vigora "o fascismo dos fascismos", denunciando que os americanos estão colocando em prática "o projecto imperialista mais acabado e refinado da história" - o Acordo de Livre Comércio para as Américas. Depois em tom ameno, fez apelo aos países latinos aderirem à União ibero-americana.
.
Já na sua pátria, Hugo enfrenta manifestações, principalmente por parte de estudantes, contra uma reforma constitucional, que está tramando para se perpetuar no poder.
.
Nas décadas politizadas de 60 e 70, os estudantes do mundo ocidental, inclusive no Brasil, saiam às ruas contra o imperialismo americano e a favor do socialismo. O socialismo desintegrou-se com a dissolução da União Soviética, tendo como "the and" a queda do muro de Berlin. O neoliberalismo tomou conta do Ocidente e os EUA soltaram fogos, no entanto a ideologia , cá e acolá, resiste em bolsões pontuais, como na Venezuela, Bolívia e Cuba. O PT de Lula é socialista, no entanto, o governo arrisca pouco nesse campo, preferindo manter-se dentro de uma economia globalizada, mesmo porque está dando resultados comparativamente satisfatórios.
.
Chávez talvez seja uma farsa... ou não. Já o Sábio gosta do Huguinho porque cutuca os americanos com vara curta.