sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A TRAGÉDIA DO HAITI x DEUS


Catástrofes como se deu no Haiti e outras espalhadas pelo planeta me fazem indagar:
ONDE ENTRA DEUS nesses episódios.

Se formos nos guiar pelo que acreditam e pregam as religiões estaremos num beco sem saída. Senão vejamos?

1) Deus é onipotente, portanto tem poder pra TUDO. Se Deus tem esse poder por que Ele permite a matança de crianças, mulheres, velhos, justamente num país onde a miséria campeia e faz da sua população mártir desde o seu nascimento?
2) Deus é amor – O amor consiste em preservar a vida e não destruí-la;
3) Deus é onisciente ( sabe tudo, prevê tudo). Por que Deus não avisou sobre o terremoto do Haiti? Os padres, pastores e outros chefes religiosos se apresentam como representantes de Deus, por que então eles não foram informados?

Poderíamos citar dezenas de outras afirmações religiosas que desabam ante os fatos. Desde os filósofos pré-socráticos, passando por Santo Agostinho e São Tomaz de Aquino, até Sartre, campeia a dúvida.

Uma das manifestações que mais me chama a atenção é a reação imediata de uma pessoa que acabou de sofrer um acidente com vida. Por exemplo: um acidente de trânsito. O acidentado sai do auto todo estropiado, costelas quebradas, traumatismo craniano, etc. Neste momento aparece um repórter e a primeira coisa que o acidentado diz é – Graças a Deus... Deus me ajudou... etc...etc.
Então eu pergunto: Se Deus quisesse ajudá-lo ele nem teria se acidentado. Será que Deus ajudou-o ou castigou-o? Naquele exato momento do acidente um casal de carro se dirigia para um motel e nada sofreu... Esse Deus não o ajudou ...

A verdade é que é preciso reformular o conceito religioso. A ética religiosa é contraditória e tem levado a humanidade para as veredas da crendice e do fanatismo.

Torna-se cada vez mais evidente uma ÉTICA HUMANA, já que somos feitos à semelhança do Criador. Dona Zilda Arns certamente tinha de sobra esse atributo.