quarta-feira, 23 de junho de 2010

AFRICA DO SUL – EXEMPLO DE DIGNIDADE

A copa do mundo, além de se constituir em um encontro esportivo multirracial, o mais empolgante do planeta, neste ano apresentou uma face da África pouco divulgada, que é o seu povo alegre, comunicativo e desprendido de preconceitos raciais.
Vamos lembrar que desde o século XVII, os Sul Africanos viviam sob o regime do Apartheid, um regime segregacionista que negava aos negros os direitos sociais, econômicos e políticos; o governo era controlado pelos brancos de origem européia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais que os marginalizam em sua própria terra de origem.

Este sistema vigorou até o ano de 1990, sob pressão internacional o maldito regime acabou, inclusive com a libertação de Nelson Mandela, preso desde 1964 por lutar com o regime de segregação.
Fosse um outro povo, após esses séculos de sofrimentos e tendo agora a maioria e o governo sob seu domínio, certamente iriam adotar medidas de retaliação contra os antigos dominadores. No entanto não é isso que vemos. Assistimos a um povo feliz, alegre, embora ainda a maioria das pessoas sejam pobres e o mais importante, respeitando todas outras etnias.

Nós americanos e também talvez ocorra com os outros continentes, temos uma leitura simplista do povo africano. Vemo-lo como tribais em meio da selva pródiga de animais selvagens. É o perigo de se ter uma só história, tal como a respeitada escritora nigeriana Chimamanda Adichie chamou à atenção em uma de suas palestras “The danger of a single story".

A história oficial sempre foi contada pelos vencedores, dominadores. Com a globalização via internet, atualmente podemos ter uma nova visão do mundo.

Vale a pena conhecer esse site recomendado pela filósofa mineira Dra. Sônia Boechat. Nele há inúmeros vídeos ( não há aquelas interrupções chatas própria de outros sites). Além disso, pode-se traduzir para o português.

Anota aí = http://www.ted.com/talks/lang/eng/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html