sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

CARNAVAL 2008 -"Tomara que chova...


... três dias sem parar
A minha grande mágoa é lá em casa não ter água
Nem pra se lavar..."
O tio do sábio, Facundes Henrique Cardoso, torce todo ano, para que chova copiosamente nos dias de carnaval. Aposentado que é, sua única companheira é a telinha da TV. A outra, aquela da aliança na mão esquerda, ele já desligou-a faz tempo. E porque tio Facundes tem tanto ódio?

Ele se lembra dos carnavais passados em que eram dedicados à folia, independente de sexo, cor, condição social e muito lança-perfume, sepentina e confete. As marchinhas carnavalescas foram abduzidas, os sambas restritos aos temas que as tais Escolas apresentam de forma piegas, quando não medíocres. É coisa pra inglês ver, como se dizia nos antigamentes. Bela a mineira de Belzonti matou a pau lembrando do samba de Paulinho da Viola: " tá legal , eu aceito o argumento, mas não me altere o samba tanto assim...." . O mais drástico é que os sambas de todas as Escolas tem a mesma "batida", a mesma música, só variando as letras que aliás se constituem em verdadeiras verdugas do vernáculo, salvo raríssimas "excreções".
Clara a musa da praia de Itacoatiara, em Niteroi, não vai concordar com isso. Não é novidade porque ela não concorda com nada mesmo. Agora a novidade: a Justiça deu liminar a um pedido da Associção Israelita impedindo que um carro desfilasse apresentando o tal holocausto dos judeus provocado pelo nazismo. Pelo nome, a juíza deve ser também judia. Foi até bem feito para a Escola, o que vem provar que samba, carnaval, festas populares de caráter de lazer e folguedos não se deve imiscuir com fatos históricos. Não que tenhamos que aplaudir a censura, mas pelo fato intrínsico. Querer fazer do carnaval uma página do Google é querer "pular o córguinho".

Sugestão ao tio Fagundes: Aceitar o convite da Bela, que se encontra nos comentários da postagem anterior, ir pra Belzonti comer pão de queijo, ou para Itacoatiara apreciar as suas belezas ou ainda em Rio Bonito- Botucatu, onde, dizem que a Clarice tem uma casa de campo.