terça-feira, 31 de julho de 2007

OS FINALMENTES...BERGMAN E ANTONIONI

< Antonioni
Bergman
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
O mundo acabou na década de 70, segundo o Sábio do Cerrado e conclui: "estamos cumprindo apenas os finalmentes"
.
Morte determina o "The End" de dois gênios do cinema: Bergman e Antonioni. O Século que viu esses dois cineastas, viu também Chaplin e Fellini. Isso basta!
.
Antonioni: “As Amigas” (1954), “O Grito” (1957), “A Noite” (1960), “O Eclipse” (1962) e “Deserto Vermelho” (1964). “A Dama sem Camélias” (1953), “Os Vencidos” (1953) e “Identificação de uma Mulher” (1982). “A Aventura” (1960), (primeiro filme de Antonioni premiado em Cannes). Michelangelo ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1967 por "Blow-up". Seu cinema, marcado pela obsessão da imagem e a busca de uma linguagem formal e estética, com cenas longas e lentas, servia, na realidade, para indagar o interior de suas personagens, num espaço inigmático. Era o "cineasta da angústia existencial"
.
Bergman lançou uma lúz sobre a cultura ocidental. A alegria e a beleza que fez chegar até nós, somente poderão ser justamente avaliadas nos confins da eternidade. Filmes como "Vergonha", "Sorrisos de uma Noite de Verão", "Gritos e Sussurros" e, particularmente, "Fanny e Alexander" não são simplesmente filmes. São "a coisa" em si.
Desses 4 cineastas, Bergman talvez foi menos divino, o mais humano. E trouxe a alma para o cinema.

Charles Chaplin,
foi o grande pioneiro da Sétima Arte, um gênio!. Fellini atravessava com sua câmera as paredes finas do real e filmava o transcendente.
.
Ah! me esqueci do Renan Calheiros. Pena que queimaram o filme dele !!!










RONCADOR & A EUGENIA RACIAL

Serra do Roncador


A região central do Brasil, particularmente a Serra do Roncador, em Mato Grosso, sempre foi alvo de especulações filosófica/religiosas, a partir das tradições orientais, que apontam tal sítio, como sendo uma região que acoberta mistérios de uma civilização perdida, que remonta à lendária Atlântida. Esse majestoso relevo se estende desde o Leste mato-grossense, nas cercanias da cidade de Barra do Garças, caminhando para o Norte, passando por Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, Ribeirão Cascalheira, São José do Couto, Porto Alegre do Norte, Vila Rica e segue penetrando no Estado do Pará.
A chamada "Ciências das Idades", além de confirmar a região como sendo um repositório das antigas tradições milenares, ainda vaticina que será, justamente esse redil, a base de uma NOVA CIVILIZAÇÃO, ou ainda, a base geográfica centralizadora da humanidade na ERA DE AQUARIUS.
Podemos observar que na região Centro Oeste, está se formando a eugenia da raça brasileira, que por sua vez é a síntese racial de todos os povos do planeta. No entanto essa diversidade racial ocupou, historicamente, a vasta faixa litorânea das costas brasileiras, resultando povos de etnias diferentes e complexas. A partir da construção de Brasília, da marcha para o Oeste, promovida após a década de 50, os brasileiros dos Estados litorâneos e alguns periféricos, estão ocupando a região central do Brasil.
Podemos, pois, especular que o Brasil é uma síntese racial do mundo e o Centro Oeste brasileiro síntese das sínteses, o que resultaria na formação do PADRÃO EUGÊNICO do brasileiro que ainda não existe. A observar a diversidade étnica entre os povos sulistas e nordestinos, por exemplo, confirma-se essa teoria.
Seriam esses humanos, dotados de todos arquétipos raciais do planeta, de toda experiência da humanidade pretérita, a RAÇA DO FUTURO? QUEM VIVER VERÁ!