domingo, 12 de agosto de 2007

O PAR DE PRADA DO PAPA É POP?

Bento XVI, está na lista dos 23 homens mais bem vestidos do mundo publicada recentemente pela revista norte-americana "Esquire",
Os sapatos de couro vermelho foram parte do vestuário dos pontífices durante pelo menos dois séculos, mas o fato de Bentinho usar sotainas um pouco mais curtas que alguns de seus antecessores torna mais visível seus calçados. E, claro, também chamam a atenção por serem da luxuosa marca Prada. (nada a ver com o famoso vermelho jornal russo Pravda)
.
Se fosse há alguns anos pretéritos, ele seria tachado de comunista. Na verdade, já foi acusado de ter pertencido à famosa juventude Hitlerista, antes da II Grande Guerra.
.
A história do Vaticano, principalmente durante a Idade Média, é imprópria para menores de 70 anos. Até o pai de Lucrécia Bórgia, a célebre cortesã italiana que envenenava seus amantes, também foi papa. É também verdade que após a contra-reforma da Igreja, comandada por Inácio de Loyola, instituindo a Ordem dos Jesuítas, no século XVI, moralizou essa instituição religiosa, no entanto ainda há uma herdade do fausto dos anos milionários, perpetuado no ouro e obras de artes do Vaticano.
.
O Sábio que tem acesso direto com S. Pedro, via telefone molecular occipital, relatou que o velho guardião das chaves do segundo andar, primeiro papa, anda muito zangado com toda essa repercusão papística calçadística. Vai requerer junto ao Tigrão, a troca de suas velhas sandálias de couro de camelo velho, por um par de Prada made in Itália, azul celeste, of course...
.
Poxa Papa, par de Prada para propor paraíso? Paradóxo? Politicagem? Parábola? Pacnofobia? Paetê? Perfeccionista? Perluxo? Pername? Personificação? Perspicácia? Prussianismo? Parece pura palhaçada!