sexta-feira, 17 de agosto de 2007

RETRATO EM BRANCO E PRETO

Elis Regina


.


Descobri no acaso das argonéticas, a apresenção de Nara Leão no festival da Canção de 1966, na TV Record. interpretando a música do Chico, A BANDA, que, juntamente com DISPARADA, do saudoso Geraldo Vandré, interpretada por Jair Rodrigues, ganharam o festival de 1966. Até aí tudo normal.
No vídeo em branco e preto, algo me chamou a atenção. Num momento da apresentação, a câmera foca Nara pelas costas e no fundo a platéia. Gente... que coisa bonita... Caras, rostos, faces... nítidamente nítidos, nítidas, expressivas. Dá pra perceber que era gente... Então fiquei comparando com os shows modernos: luzes, fumaças, explosões, mise-en-scene, bailados, expressões corporais e tem até quem atire calcinhas ... Sérgio Ricardo atirou seu violão na platéia, mas era de raiva, de revolta... Então... será que éramos mais autênticos? Ou será saudosismo água-com-açucar?
.
Nunca me esqueci, uma pergunta de meu filho, lá com seus 5 ou 6 anos de idade, quando estava vendo umas fotos antigas minhas, em branco e preto: "Pai, quando vc era jovem, o mundo era em branco e preto?
.
Não sou muito de postar vídeos aqui, mas é o jeito... Dá uma cutucada no tal vídeo e confira se eu deliro= http://www.youtube.com/watch?v=HEqkkSE3V2E
.
"Não me sinto mal cantando e tocando violão sentada em um banquinho. Atualmente os artistas têm criado mise-en-scêne especiais para suas apresentações mas, realmente, não tenho motivação para esse tipo de coisa. Não sei gritar shazan e me transformar." NARA LEÃO.

.
"Vou colecionar mais um soneto
Do retrato em branco e preto
A maltratar meu coração"
,
"Quem quebrou meu violão de estimação?
Foi ela..."