terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

KARL MARX E A CRISE DE 2008


Em 15 de janeiro de 2008 escrevi, neste blog, um artigo aqui sobre Marx, com o título de IDEOLOGIAS - VAMOS FAZER O DEVER DE CASA. A postagem chamava a atenção sobre a capacidade desse cientista político, reconhecido por intelectuais do mundo, no ano 1999, como o mais importante pensador do milênio, inclusive na Inglaterra, berço das modernas democracias capitalistas. Colocaram Karl Marx à frente dos dez maiores pensadores do milênio, seguido de Einstein e Descartes, entre outros. (o sábio do cerrado ficou magoado. Nem foi lembrado...).

Um texto veio cair em minhas mãos nesta semana, enviado por uma amiga. Trata-se de um trecho pequeno do livro O CAPITAL. Embora eu já tenha lido o referido livro, não me recordava mais do tal trecho, que se constitui numa verdadeira PROFECIA, com a ocorrência da CRISE que surtou, no final do ano 2008. a maioria dos países.

Ei-lo:

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado" (Karl Marx, em “Das Kapital”, 1867 ).

Pois bem, 141 anos após, eis que o mundo capitalista foi surpreendido pelo profético pensamento. Até a nacionalização de bancos (instituição máxima do capitalismo) está ocorrendo. Vamos lembrar que a doutrina capitalista repudia tudo que é Estatal. Defende que a economia deve se reger por suas próprias leis e conduta, sem a interferência do Estado.

Agora só falta a "profecia" sobre a futura dominação e supremacia chinesa. Não foi Marx que previu, mas vale considerar. A China possui um sistema comunista de produção, portanto, a baixo custo e já está praticando a comercialização dessa produção nos mercados livres capitalistas. Em outras palavras: produz barato e vende barato. Claro que passa a ganhar a concorrência que é o motor de toda economia capitalista.

Mas voltando ao assunto: Esse Marx ainda vai muito que falar... Posso apostar que os ideólogos capitalistas estão a remover os velhos livros do socialista alemão. para não acabarem no rol dos ridículos.