terça-feira, 17 de junho de 2008

PORTUGAL NÃO PERDEU A POSE DE COLONIZADOR



Brasileiros e brasileiras que decidem emigrar para Portugal queixam-se cada vez mais de discriminação e do preconceito por parte dos portugueses em diferentes momentos da sua vida, mas principalmente na hora de arranjar casa para morar. Para brasileira é um tormento.

Paula Toste, graduada em Comunicação Social por uma universidade do RJ, diz que não quer voltar mais a Portugal. "Portugal para mim só de passeio para matar as saudades dos familiares e amigos, que vivem nas Ilhas dos Açores. Viver ali novamente, nem pensar!”
"A discriminação em Portugal é um fato", diz energicamente Paula sobre a forma como foi tratada quando viveu na capital portuguesa Lisboa por duas vezes. "Sentia a discriminação pelo sotaque, era começar a falar que já olhavam de outra maneira. O fato de eu ser do Brasil era pior devido à péssima fama das brasileiras que vão para a Europa se prostituir."

Em resumo: os portugueses nos colonizaram, nos roubaram, nos escravizaram nosso ouro enriqueceu os cofres lusitanos e as cortes européias. Após nossa independência Portugal declinou até se tornar uma nação insignificante no século 20. Neste período milhões de portugueses migraram-se para o Brasil. Recebemo-los de braços abertos, como babacas que somos. Direito iguais e outros escabaus. português, ou portuguesa, no Brasil, pode ser deputado, senador, prefeito, governador ou até puta. Ninguém os descriminam.

Depois da entrada de Portugal no Mercado Comum Europeu, e a revolução dos Cravos em 1968, o país se desenvolveu. Agora são os brasileiros que lá tentam melhorar suas vidas, só que são recebidos à tamancadas.

Bem feito pra nós!!!

Como esse blog é lido também em Portugal, gostaríamos da opinião de brasileiros que lá moram, ou mesmo de portugueses. Democracia é isso... inclusive passar a mão nas nádegas do Joaquim e no bigode da Maria.