sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A CORRUPÇÃO É INSTITUCIONAL




O caso do meião e cuecão de Brasília, estourado nesta semana vem a confirmar que a corrupção é institucionada no Brasil. Senão vejamos

Quem fiscaliza as prefeituras, estados e o legislativo estadual é o Tribunal de Contas de cada Estado da União.

Este Tribunal de Contas é composto por Conselheiros. Muitos desses tais conselheiros são analfabetos institucionais, outros réus em processos de corrupção em andamento. E por que esses indivíduos são guindados a esses altos cargos vitalícios com salários graúdos?

PASMEM !!!

Eles são indicados por políticos através de negociação com o governo do Estado ou mesmo pelo governador. Em termos práticos: eu sou governador de um Estado, indico um amigo para um cargo que é o sonho de qualquer cidadão para me fiscalizar.
Geralmente quem assume como conselheiro são deputados. Então vejamos outro exemplo:
O deputado “A” tem apoio para sua eleição do prefeito “B”. Esse deputado consegue o cargo de conselheiro do TC e ele é um dos que vai julgar as contas do prefeito “B”.
Precisa explicar mais???? É colocar a raposa para tomar conta do galinheiro.

E a pergunta que não quer calar: POR QUE NÃO HÁ UMA LEI QUE PROIBA TAL EXCRECÊNCIA? Ora, quem faz ou modifica as leis? São os próprios deputados e eles não querem perder essa mamata.

Por seu turno o Poder Judiciário poderia até se pronunciar a esse respeito, no sentido de pressionar o legislativo e conscientizar os eleitores. Mas isso também não acontece.
Enquanto houver esse trenzinho da alegria, a corrupção não vai cessar.

O caso de Brasília colocou a oposição em maus lençóis. O DEM e o PSDB estão de saias justas, justamente às vésperas do ano eleitoral.

O fato positivo nessa mixórdia toda é dos estudantes que estão a se manifestar de forma incisiva na Câmara Distrital de Brasília. Será que vamos ter a satisfação de uma nova geração com princípios éticos políticos? Se for é muito bom.