terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

MULHERES NO PODER

Dilma Rousseff - Participou da Resistência aos governos militares. esteve presa entre 1970 e 1973 nos órgãos de repressão política e agora é a força moral do governo Lula.

As mulheres no século XX e no atual, estão a conseguir ser reconhecidas em todas as áreas da atividade humana e de umas décadas à atualidade estão se destacando na política, campo que era exclusividade dos homens.
Historicamente despontaram algumas como Joana D´Arc, a mais famosa das guerreiras da velha Europa, Anita Garibaldi no Brasil e no campo da ciência Madame Curie, além de outros destaques.
No entanto na área política, à exceção de algumas rainhas que subiram ao poder por serem herdeiras de tronos, somente após a Segunda Guerra Mundial começou a despontar líderes femininas nesta área, como Evita Perón na Argentina, Indira Gandhi que ocupou o mais alto cargo na mais populosa democracia do planeta, a Índia, um país onde as mulheres eram tradicionalmente subservientes aos homens.
O panorama atual é mais promissor ao chamado sexo frágil. Ellen Johnson eleita presidente da Libéria, Michelle Bachelet, presidente do Chile, Ângela Merkel primeira chanceler da Alemanha (que corresponde a presidente)
Outros exemplos podem ser observados na Filândia, Irlanda e Letônia. No total são onze mulheres comandando seus países.
No Brasil só conseguiram ser governadoras, como no Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, no Maranhão Roseana Sarney, Vilma Faria no RN. Atualmente comandam três estados: Yeda Crusius, no RS, Vilma Faria RN e Ana Julia Carepa PA
Exemplos como esses permitem dizer que se vive um bom momento para as mulheres se afirmar mais decisivamente nos municípios, estados e na área federal.
No Governo Lula, há três ministras: Marina Silva – meio ambiente, Marta Suplicy- turismo, Nilcea Freire – Secretária para Política das Mulheres, com status de ministério e o mais importante cargo do staf , a Casa Civil, é ocupado pela ministra Dilma Rousseff, que de certa forma salvou a reputação do Governo Lula substituindo José Dirceu.
Pesquisas demonstram que a limitação da presença da mulher nas esferas de poder estar ligada às questões econômicas. Apenas 4% da riqueza do mundo esta nas mãos de mulheres, e riqueza e poder têm tudo a ver.
As eleições nos EUA podem apontar pela primeira vez uma presidente, a Hilary Clinton e de sobra já atua como ministra das relações exteriores a mulata Condoleezza Rice, numa das mais espinhosas e delicadas funções daquele país.
Demonstra também a pesquisa que as mulheres são mais honestas, mais humanitárias e mais responsáveis que os homens.

O Sábio já percebeu tudo isso há muito tempo e afirma que os homens fracassaram entronizados no seu egoísmo, desonestidade, falta de caráter e ambição.
Vai, votar decididamene só para mulheres até o século XXIII. E você ???