sábado, 25 de agosto de 2007

CUIDADO !!! VOCÊ ESTÁ SENDO MONITORADO !


Foto:
Inusitado campeonato internacional
de arremesso de celulares, na Finlândia.

*
Não me lembro se foi na mesma Finlândia... mas foi na Europa, onde há uma nova modalidade de turismo. Em determinada região os sinais de celulares não chegam e tornou-se uma atração, um refúgio para quem está com o saco cheio de grudar aquela maquininha chata na orelha.

Isso me reporta ao livro 1984, onde todos humanos eram monitorados pelo GRANDE IRMÃO, através de câmeras de vídeos e o personagem (o mocinho), para ter alguma intimidade com a mocinha, saia da cidade, pegava um trem e ia para um determinado sítio rural.
*
A magnífica obra 1984, de George Orwell, de 1948, fala de um mundo dominado pelo socialismo stalinista em 1984 (o inverso dos número do ano em que foi escrito).
Um mundo onde o Estado domina e nada é de ninguém mas tudo é de todos, tudo o que resta de privado são os poucos centímetros quadrados do cérebro. E é aí que a batalha se desenvolve, entre o indivíduo e o Estado lutando na tentativa de controlar a mente. Orwell, certamente não previu o celular nem os chips que são implantados no corpo, por enquanto,dos criminosos em regime de prisão semi aberta ou domiciliar, ou seja, a realidade supera a ficção.
*
O Grande Irmão se comunicava com a população através de mensagens nas telas dos televisores que obrigatoriamente funcionavam em todos os cômodos da residência e em todos lugares públicos. Ditava ordens, leis e regras. Ninguém sabia quem era o tal.
*
Ora pois... diria o lusitano leitor, em todos os países a população conhece seus governantes, portanto, não chegamos a tanto. Você conhece algum? Eu conheço pessoalmente vários. Melhor seria se não os conhecesse. Tem mais: mesmo que se possa conhece-los, há o escudo da chamada INSTITUIÇÃO...É o labirinto de Minos onde a gente até pode saber onde ele está e como funciona, mas coitado do freguês que entra nele...
*
Tentei saber da opinião do Sábio, mas ele está atendendo uma ligação do Edson Celulari. A propósito, você também?