sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A TV GLOBO (FANTÁSTICO) ADULTEROU A HISTÓRIA DA MARCHA PARA O OESTE


A história de um povo é patrimônio inalienável e sua originalidade deve ser preservada acima de qualquer ingerência ou interesse.

A TV Globo, através de seu programa “Fantástico”, corrompeu a história da Marcha para o Oeste – Expedição Roncador Xingu, que desbravou o Brasil Central em 1943/1944.

O roteiro, no Estado de Mato Grosso, partiu da cidade de Barra do Garças até Nova Xavantina, exatamente onde hoje se encontra a BR 158. A Globo inventou outro roteiro por Toriqueijo, Cachoeira da Fumaça, descendo o Rio das Mortes até chegar a Nova Xavantina. Não bastasse isso, ignoraram a chefia da expedição que esteve sob o comando do Coronel Flaviano de Matos Vanique. Orlando Villas Boas e seus dois irmãos: Cláudio e Leonardo, só vieram a integrar a expedição depois que esta alcançou o rio das Mortes e fez sua base na margem esquerda do mesmo, lugar que denominaram Vila de Xavantina. A marcha seguiu rumo ao Xingu anos depois e aí sim os irmãos Villas Boas estiveram presentes.

Difícil imaginar que uma emissora tão prestigiada (pelo menos em relação à audiência), tenha a leviandade de fazer um roteiro mentiroso, sem nenhuma pesquisa e o pior, apresentou como se fosse um reality show com um grupo de alienados. A única pessoa entrevistada em Nova Xavantina chegou nesta cidade em 1948, portanto, quando a expedição já tinha sua base nesta cidade há 4 anos.

Como autor do livro O Portal do Roncador (que relata a história dessa expedição entre outras, inclusive a Expedição Piratininga de 1935 que fez quase o mesmo percurso) fiquei em situação delicada, eis que a história que consta no meu livro difere muito da apresentada pelo Fantástico. Entrementes me servi de farta documentação juntada há mais de 20 anos e do diário original da Expedição Roncador Xingu, além do testemunho de vários expedicionários remanescentes.
Esse mesmo livro, ainda rascunhado, foi lido por Orlando Villas Boas no ano de 1990 e ele fez questão de prefaciá-lo, tal como se encontra após ser editado, além de seu testemunho cuja gravação durou mais de uma hora.

Ao que se depreende a Rede Globo está acima do bem e do mal. Tudo pode, inclusive apunhalar a história à seu bel prazer.O Coronel Vanique deve ter se revirado no túmulo.
.