sexta-feira, 15 de outubro de 2010

TIRIRICA SOMOS NÓS !

Bem feito pra nós...

Nós eleitores somos os primeiros a reclamar e a detonar todo e qualquer político. Isto já faz parte do nosso comportamento e não sem razão, eis que ,historicamente, esse campo recheado de dinheiro fácil e de poderes ilimitados atraíram e está a atrair a ganância, a vaidade e a sede de poder de muitos ao mesmo tempo que barra os mais conceituados e probos.

Historicamente também o eleitor é um objeto passivo, indiferente e omisso. Ele prefere se interessar por futebol, novela e banalidades. Com a intensidade quase que absurda de informações, no entanto, não mais se justifica essa posição de indiferença, mesmo porque em um regime democrático a responsabilidade de uma boa ou má gestão política é gerada pela decisão do povo através do voto e do acompanhamento dos atos de seus eleitos.

Como paulista sinto-me envergonhado. O Estado líder da federação, o mais avançado em cultura entre outras coisas elegeu um analfabeto para a o Congresso Nacional, um palhaço de segunda categoria.

A justificativa que é voto de protesto não cabe. Protesto se faz escolhendo políticos probos, competentes, a partir disso é mera marginalização do processo democrático.

Não justifica também o repasse de mensagens falsas ou direcionadas na internet, geralmente originais de uma central maldosa de boatos que conta com a ingenuidade e despolitização dos leitores.

A democracia é uma via de duas mãos. Uma direcionada para as ações dos políticos detentores de mandatos, outra pelo controle da sociedade e consciência na escolha. Fora disso não há democracia, além disso é só um arremedo do qual governantes e governados pactuam para um final desastroso.
.