segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

JOGO POLÍTICO DE NX

Chegamos ao final do ano e de agora em diante, abre-se o cenário preparativo paras as eleições municipais de 2008.
Quatro pré-candidatos aparecem na mídia, nas conversas de botequim, nos encontros partidários: Dr. Ailton e José Campos, como opositores à atual administração; Gercino e Dr. Adelmo representando a posição, o eleitorado do prefeito.


O atual “jogo de Xadrez” está assim desenhado:

Peça I – Dr. Ailton – DEM = Pela primeira vez candidato nas últimas eleições, surpreendeu com uma expressiva votação, cuja diferença do vencedor, se fosse em termos de pesquisa, daria empate técnico. Evidente que foi também beneficiado pelos votos úteis, aqueles que engrossavam a oposição ao prefeito Robison. É um dos pioneiros da medicina de NX.
Qual o final feliz para Dr. Ailton? – Claro que seria ser ele o candidato único oposicionista, isso implicaria na desistência de Campos. Assim o bloco pazetista se dividiria entre Dr. Adelmo e Gercino, beneficiando-o

Peça II – Gercino –PTB = Goza de um bom prestígio como empresário e humanista, sempre auxiliando necessitados ao longo de muitos anos. É um peso forte em qualquer disputa para prefeito.
Final feliz para o Gercino: seria a desistência do Dr. Adelmo para enfrentar sozinho a oposição dos candidatos Campos e Ailton.

Peça III- Dr. Adelmo – PR - Conta com apoio do prefeito, (há quem duvide), o que representa um forte componente. Já foi vereador e presidente da Câmara. É um profissional respeitado no campo da medicina.
Final feliz para Adelmo = seria o Gercino não ser candidato. Assim enfrentaria Campos e Dr. Ailton, divididos na oposição.

Peça IV – Campos Sobrinho –PMDB - Apesar de nunca ter sido candidato é um hábil político. Bom articulador, conseguiu no decorrer do ano formar uma base apreciável de sustentação à sua candidatura, inclusive de outros partidos.
Final Feliz para Campos: seria a desistência do Dr. Ailton, para ser o único oposicionista enfrentando a posição pazetista dividida entre Adelmo e Gercino.

Este é um quadro racional, no entanto, política é a arte de surpreender, como no último lance, ocorrido no dia 21 passado, em que Gercino, acompanhado do suplente de Deputado Federal por NX, e campeão de votos local, Eduardo Moura, foram prestar apoio ao candidato Campos.

Pelo raciocínio lógico que acima enunciei, isto poderia beneficiar o Dr. Adelmo, que ficaria como candidato único da posição, dos pazetistas.

No entanto, há que se considerar que o apoio de Gercino e Moura representam um forte componente, capaz de abalar toda lógica política e beneficiar de forma contundente a candidatura de Campos.

Há um outro componente que também é viável e que viria aumentar as chances de Campos, que seria um entendimento dele com o Dr. Ailton, no sentido deste também apoiá-lo. Teríamos então apenas dois candidatos se defrontando: Adelmo com apoio do prefeito e Campos com apoio de Gercino, Eduardo Moura, Dr. Ailton e vários outros partidos que já se declararam, além, claro, dos votos da oposição à atual administração, que na última eleição municipal foram bem expressivos.

Vamos aguardar novos lances deste complicado jogo de xadrez político.




Foto: Gercino, Campos, Fernanda, Eduardo Moura e Édio Schwants, na residência "Verdes Campos" em 21/12/07 -