terça-feira, 10 de novembro de 2009

SHIMON PERES, O DEMAGOGO


O presidente de Israel, Shimon Peres, em visita ao Brasil e em discurso no Senado hoje, parecia um cordeiro de deus. Falou em paz, elogiou o governo brasileiro reconhecendo que o Brasil é atualmente uma nação respeitada entre todas outras, colocou Lula no Olimpo dos grandes estadistas, enfim, nem sombra do líder israelense que ainda no início deste ano bombardeou os palestinos matando cerca de 1.500 civis e dentre elas velhos, mulheres e crianças.

Shimon fala de paz. Uma paz que nunca houve. Antes de 1948, da criação do Estado de Israel os judeus eram estrangeiros em terras palestinas. Agora os palestinos são estrangeiros na sua própria pátria. Sequer podem visitar sua capital Jerusalém.

São palavras de Simon Peres no Senado brasileiro hoje: “Israel reconhece direito de palestinos de um estado próprio. Israel está pronta para fazer concessões para termos o Estado de Israel e da Palestina lado a lado. “Vamos continuar com as negociações de paz para completá-la, Vamos ser vizinhos", Tudo balela !

Ontem o mundo comemorou 20 anos da queda do muro de Berlin, ou o muro da Vergonha como era conhecido. Ninguém tocou no muro que Israel construí na Faixa de Gaza isolando os palestinos em sua própria terra. Tampouco se falou no muro que os EUA construíram na fronteira com o México. Vale lembrar que toda região Sul dos EUA, Califórnia, etc, pertencia ao México e que os americanos “empurraram” os mexicanos até o Rio Grande. Historicamente os mexicanos também não podem visitar territórios que foram seus.

"Vim aprender como um país como o Brasil nasce e ascende às alturas. Vim ver como Lula luta contra a pobreza, a intolerância e a visão estreita", O presidente israelense também ressaltou que veio de um berço socialista assim como Lula. Só não declarou que vive atrelado aos EUA que é um pais totalmente capitalista e burguês.

Mas Simon é inteligente e sagaz. Com esse discurso demagógico tenta fazer a cabeça da elite política brasileira para receber mal o presidente do Iran que breve estará no Brasil. Chegou a sugerir que o Brasil não receba Mahmoud Ahmadinejad, daqui a 15 dias.

“Nós falamos com todo mundo, ou seja, ninguém vai dizer ao Brasil com quem o Brasil deve falar”, afirmou o ministro da defesa do Brasil Jobin.

E ainda há parlamentares que ficam se esgoelando no Senado e na Câmara Federal contra a inclusão da Venezuela no Mercosul por representar um perigo bélico... Os mesmos que aplaudem Shimon Peres. Seria cômico se não fosse trágica palhaçada.