terça-feira, 4 de dezembro de 2007

MERCEDES SOSA - A ALMA AMERICANA

Existem artistas e intérpretes. Os primeiros reproduzem a alma, os sentimentos de um povo, de uma causa, de valores universais, os intérpretes apenas executam de forma agradável uma forma de arte.
Mercedes é a alma americana dos colonizados.
.
Castro Alves foi a alma da aspiração de liberdade dos negros. Para mim o maior poeta da lingua portuguesa. Reconheço o talento e a grandiosidade de Fernando Pessoa, de Camões, de Menoti del Pichia e tantos outros, mas ninguém assumiu uma causa como Castro Alves. Assim comparo a obra de Mercedes Sosa. Ela rompe os limites do artista para ousar vôos além da beleza e diletantismo. Mercedes guerrilheira, Mercedes, a Guevara da voz.

.
HAYDÉE MERCEDES SOSA nasceu em San Miguel de Tucumán - Argentina, em 9 de julio de 1935, em um lugar humilde. Em 195o ganhou um concurso de música e iniciou sua carreira tumultuada, focada sempre no folclore dos povos latinos (ou pré-latinos, como deveriam ser denominado os povos pré-colombianos e pré-cabralinos).
.
Na década de 60 seu primeiro disco: Canciones con fundamento. A partir desse uma série de outros como: Romance de la muerte de Juan Lavalle, Palomita del valle, Yo no canto por cantar, e uma dezena de canções antológicas como: Canción del derrumbe indio, Canción para mi América, Chayita del vidalero, Los inundados, Zamba para no morir, Tonada de Manuel Rodríguez, Zamba al zafrero, Hermano, entre outros. (pelos títulos percebe-se a obra)
.

No final da década de 60, La Negra, como é alcunhada, ganhou admiradores nos países europeus e em todo continente americano. Foi considerada A VOZ DA ARGENTINA. A partir de 1970, Mercedes teve um papel fundamental na conturbada situação política da Argentina. Passa então a cantar músicas de cunho político e social como: El Grito de la Tierra, La voz de Mercedes Sosa, Homaje a Violeta Parra, Hasta la victoria, Cantata Sudamericana.
.


Com a Argentina sob uma ditadura militar, La Negra, foi proibida de cantar e ela acabou se exilando na Espanha. Sua voz, porém não se calou e gravou: Trago un pueblo em mi voz, A que florezca mi pueblo

Regressando à pátria em 1982, Mercedes percorre todo continente americano. Esteve no Brasil onde gravou "Gente Humilde". En 1988 gravou "Amigos Meus", cantando com Milton Nascimento, Pablo Milanés, Teresa Parodi, Charly García, Fito Páez e Raimundo Fagner, entre outros. Durante esta caminhada, Mercedes ganhou prêmios e condecorações em quase todos países importantes da Europa e América, prncipalmente na França com a medalha de Comendadora das letras e artes.
.
Vale a pena visitar o site oficial dessa cantora, com suas músicas, biografia. É só cutucar aqui = www.mercedessosa.com.ar. Aqui no meu blog você também poderá ouvir alguns vídeos, ali à direita.
.
O Sábio, depois de ouvir La Negra, fez uma fogueira com as músicas de Chitonzinho & Cia e bradou: "Viva los pueblos colonizados de la América"!