quinta-feira, 14 de maio de 2009

MULHER NÃO CONSEGUE TIRAR O PAU

Ronaldo Fenômeno aceitou receber o nome da mulher abaixo

O fato é verídico: Maria José Pau solicitou do Tribunal de Justiça de Brasília, em 05/03/2002, a exclusão da palavra PAU de seu nome.

O Tribunal respondeu por mensagem padrão assim:

“Cara Senhora Pau
Sobre sua solicitação de remoção do Pau, gostaríamos de lhe dizer que a nova legislação permite a retirada de seu Pau, mas o processo é complicado.
Se o Pau tiver sido adquirido após o casamento, a retirada é mais fácil, pois, afinal de contas, ninguém é obrigado a usar o pau do marido se não quiser. Se o Pau foi de seu pai, se torna mais difícil, pois o Pau a que nos referimos é de família e vem sendo usado por várias gerações. Se a senhora tiver irmãos ou irmãs, a retirada do Pau a tornaria diferente do resto da família. Cortar o Pau do seu pai poderá ser algo que vá chateá-lo. Outro problema, porém, está no fato de seu nome conter apenas nomes próprios e poderá ficar esquisito caso não haja nada para colocar no lugar do Pau. Isso sem falar que, caso tenha sido adquirido com o casamento, as pessoas estranharão muito em saber que a senhora não possui mais o pau do seu marido. Uma opção viável seria a troca de ordem dos nomes. Se a senhora colocar o Pau atrás de Maria e na frente de José, o Pau pode ser escondido, porque a senhora poderia assinar o seu nome como Maria P. José. Nossa opinião é a de que a senhora esse preconceito já acabou há muito tempo e que, já que a senhora já usou o pau do seu marido por tanto tempo, não custa nada usa-lo um pouco mais. Eu mesmo possuo PINTO sempre o usei e muito poucas vezes o Pinto me causou embaraçosAtenciosamente, Geraldo Pinto Soares, desembargador de Justiça – Brasília