sexta-feira, 28 de maio de 2010

EUA: O IMPÉRIO NÃO MAIS METE MEDO.

Hilary: ameaças veladas para não admitir fracasso. Ela deve estar com TPM =
Tendências Para Mexericar

Ao que se depreende na análise da política internacional que os EUA não são mais o “bicho-papão que fazia tremer as nações do planeta.. Os tempos gloriosos da nação Norte Americana parecem estar a conjugar os verbos no tempo pretérito.

Após a Segunda Guerra Mundial, os EUA passaram a liderar o mundo Ocidental, tendo como adversário tão somente a União Soviética, fator este que ocorreu a chamada Guerra Fria, onde ambos os lados (liberalismo x socialismo) se confrontavam numa corrida armamentista e espacial, além, claro da disputa dos mercados internacionais, em detrimento das demais nações que eram de certa forma subjugadas pela política da Casa Branca ou de Moscou.

Com a globalização, paradoxalmente promovida pelos EUA, o mundo virou a página da história e se apresenta com fatores diversos que foram capazes de deslocar o eixo polarizado entre aquelas duas potências em pluralidade de nações emergentes como a China, Japão, Índia e mais recentemente o Brasil.

A ONU, que tem como função ser o poder judiciário do mundo, sempre esteve a serviço dos interesses americanos, inclusive no que diz respeito ao desenvolvimento de armas atômicas. O próprio Conselho de Segurança dessa entidade é formado por uma elite minoritária que tem super poderes e que ainda é uma excrescência a macular a imagem de uma organização planetária.

O caso do Iran está provocando irritação ao Império (EUA) visto que não conseguiram estabelecer intermediação para um acordo, tal como o fez Brasil e Turquia. Assim a secretária de Estado Americano, Hillary Clinton chiou em tom de ameaça não só contra o Iran, como também Brasil e Turquia.

Em outros tempos isso seria suficiente para que o Brasil e Turquia retirassem seus times de campo e formalizasse reiteradas desculpas ao Tio Sam. Não foi isso que assistimos.
Hoje em declaração à imprensa o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, declarou; ““Acho que tem muita gente decepcionada porque [o acordo com o Irã] produziu resultados. Porque a expectativa deles era de que não produzisse. Como eles estão insistindo em continuar na mesma linha, eles estão nervosos, nós estamos calmos”.

Na verdade os Americanos não têm moral para reprimir qualquer nação que desenvolva armas atômicas, eis que foram eles os primeiros a fazer e os únicos a usar (sobre o Japão) . É muita hipocrisia!. No planeta globalizado, principalmente pelas comunicações, os EUA estão na contramão da história. (ver postagem anterior).