terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MARKETING PICARETIVO DA GLOBO


Todo final de ano a TV Globo faz exibir mensagens bem elaboradas, tendo claramente o objetivo de aproximar seu público e se auto promover com todo direito que lhe é conferido.

Em alguns anos essas mensagens têm um componente subliminar que coloca o telespectador como um idiota desprovido de massa encefálica mediana. É o caso da mensagem deste ano que passou.

Artistas da emissora comparecem a uma residência X levando um presente, atendendo a um pedido supostamente feito por uma criança ou um deficiente, via carta postal (essas cartas são mostradas em fração de segundo).

A impressão que fica é que milhares ou milhões de carentes solicitam o atendimento de seus desejos para o Papai Noel Globo e que ele os atende tendo como portadores os artistas. Na realidade são apenas uma ou duas dezenas de pedidos que são atendidos.

Isso dará margem para que no final deste ano em curso milhares de pessoas irão escrever para a emissora na esperança de serem agraciados. Certamente não vai acontecer, eis que a técnica de marketing é apenas para passar a imagem de uma empresa de comunicação boazinha, inteirada com os problemas mais relevantes da sociedade.

Claro que os milhares pidões ficarão decepcionados, mas serão apenas milhares, enquanto que para algumas dezenas de milhões de telespectadores permanece a imagem de uma empresa de comunicação preocupada com a miséria e o grande desnível social do país.

Na campanha “Criança Esperança” já houve denúncia que a Globo se utiliza das doações para efetuar desconto no seu imposto de renda, ou seja, os milhões recebidos como doações são repassados da Globo para a Unicef e declarado para a Receita Federal como se todo esse importe fosse doação direta da Emissora e com isso ela paga menos imposto.

PLIN PLIN
.