quinta-feira, 6 de agosto de 2009

SARNEY E A MULHER DE CÉSAR

O rei do Acre e dono do Maranhão!

O Senado é oriundo da antiga democracia grega e desenvolvida no Império Romano. Etimologicamente, senado origina-se do termo SENIL, idade provecta, ancião. Justamente o Senado Romano era constituído por membros de idade avançada, eis que o objetivo era a vigência do bom senso, da sabedoria e de tomadas de decisões sem os arroubos da juventude e com a experiência de vida de cada um dos senadores, numa faixa de idade em que se supunha que as vaidades, posições ambíguas e demagógicas não mais se sustentavam. Aurea praxis, sterilis theoria (A experiência vale mais que a ciência) O senado foi criado para ser o palácio indevassável onde residiriam harmoniosamente a ética, a justiça e o bom senso.

Nas modernas democracias, no entanto esse objetivo não é mais uma proposição. O Senado brasileiro, tal como em outros países são constituídos do rebotalho de uma forma de política viciada, onde se verifica que a idade e a experiência desses políticos contribuem para as mais estapafúrdias e perversas ações, portanto na contra-mão do ideal a que tal instituição foi criada.

A lama que espalha no Congresso Nacional, em especial no Senado está a denegrir de forma contundente a política nacional. Presidentes dessa casa se sucedem: um pior que o outro. Identificam-se com os “cappos” das máfias sicilianas, ou seja, os mais bandidos comandam e chafurdam na lama com tal ferocidade que respingam sujeira nos poucos senadores que ainda se mantém dignos e corretos.

No Império Romano havia uma frase muito utilizada pelos seus membros em relação ao Imperador: NÃO É SUFICIENTE QUE A MULHER DE CÉSAR SEJA HONESTA, É NECESSÁRIO QUE DELA NINGUÉM DUVIDE!”

Justamente é o que deveríamos exigir dos senhores congressistas. No entanto só podemos fazer valer nossa vontade no momento do voto e infelizmente a maioria dos eleitores votam para cumprir uma obrigação legal e depois nem se lembram em quem votou.

Dessa despolitização do povo brasileiro nascem os Sarneys, os Collor de Melo, os Renans, suas quadrilhas e seus iguais.

ATÉ QUANDO OS SENHORES COGRESSISTAS ABUSARÃO DA NOSSA PACIÊNCIA?