terça-feira, 21 de agosto de 2007

QUARTO PODER CORRUPTO TAMBÉM

D. PEDRO II - Controlava a Monarquia com o Quarto Poder, o Moderador, além do legislativo, executivo e judiciário.



As democracias mais avançadas se caracterizam pela livre imprensa. A liberdade dos meios de comunicação, no entanto, não pode se constituir em meros palanques políticos onde proliferam, nos bastidores, os interesses escusos e desavergonhados.
.
A imprensa brasileira, historicamente, nunca foi um exemplo de imparcialidade, muito ao contrário. Durante o Segundo Império estava atrelada à monarquia, na República Velha, aos liberais coronelistas. Durante a Ditadura Vargas censurada e também adesista ao poder. Após a redemocratização, pós Vargas, a imprensa foi mais polarizada. Mesmo assim não evitou picaretas como Assis Chateaubriand, fundador do Grupo Associados de jornais, rádios e televisão. Chatô, construiu um império usando a imprensa como meio de chantagem. Não pagava impostos e os governantes não tinham coragem de cobra-los.
A Globo, misteriosamente se agiganta referendando a Ditadura Militar e subserviente aos interesses americanos, com suspeitas de ser financiada pela Time-Life. Seria muito cansativo enumerar todas maracutaias da imprensa marron, vermelha, verde-amarela...

Agora a revista VEJA, de maior circulação nacional, a quarta do planeta, se insurge numa linha editorial que faria corar o antigos pasquins sangrinolentos que vendiam mais pelos títulos das notícias, tipo: CACHORRO FAZ MAL À MOÇA. No interior do texto, o leitor iria verificar que se tratava de uma moça que comeu um cachorro quente estragado...
.
A VEJA, na última edição, coloca membros do Supremo Tribunal Federal, como forma de pressão, na antesala de seu julgamento quanto ao caso de RENAN CALHEIROS. Sinto-me à vontade para tal crítica, visto que já postei minha opinião sobre esse senador, que deveria pegar seu chapéu de couro e voltar pra Alagoas. No entanto, o que me preocupa vai além desse caso, pela forma como estão sendo conduzidas as reportagens.
Acusações sem provas, inexistência do contraditório. Visivelmente direcionadas para provocar a indignação e a intolerância da população. Só um exemplo: Renan solicitou há mais de 15 dias sua quebra de sigilo bancário e também investigações por parte do Ministério Público. A revista não cita nada a respeito.
.
Qual o objetivo da VEJA?
.
a) Ser a salvação nacional ?
b) Se colocar a serviço dos partidos políticos como o PSDB e DEM ?
c) Competir com a GLOBO em tirar e colocar presidentes?
.
Louvável é e sempre será o jornalismo investigativo. Deplorável, no entanto é usar esse poder para interesses poucos
louváveis.