terça-feira, 11 de dezembro de 2007

PAPA BENTO XVI - Onde o Sr. Estava?

A verdade sobre a relação da Igreja com os regimes ditatoriais na Europa, nos anos 20, 30 e 40, é desconhecida pela maioria. O regime nazista da Alemanha de Hitler, o fascismo sob a autoridade de Mussolini na Itália e de Franco na Espanha, como também a ditadura portuguesa salazarista, foram apoiadas pela maioria cristã. Nas ditadutas da Eslováquia e da Croácia, estabeleceram regimes clero-fascista.

Foto do então cardeal Pacelli, que mais tarde seria o papa Pio XII, em 1933, quando era secretário de Estado do Vaticano, firmando acordos com o governo Alemão. Em pé, à direita, vê-se o então prelado do Vaticano Montini, quer viria ser o papa Paulo VI. (Fotografía contemporanea, siglo XX [AA])

Eugenio Pacelli, Papa Pio XII de 1939 a 1958. Diplomático brilhante, político astuto, foi designado Núncio Papal na Alemanha em 1920, sendo o primeiro núncio neste país desde o século XVI. Muitos historiadores consideram sua ajuda, fundamental para Hitler chegar ao poder. Personagem destacado no século XX, transforma o Vaticano em um intrumento político global. Sua posição anticomunista era clara e assim se transforma num dos principais instigadores da Guerra Fría. (solialismo x capitalismo).

Em 20 de Abril de 1939, o arcebispo Cesare Orsenigo, nuncio Papal em Berlin, celebra o aniversário de Hitler. Essas celebrações iniciadas pelo Papa Pio XII, se transformaram em tradição, comemoradas por seguidos anos, todo dia 20 de abril.







Religiosas cristãs junto aos nazistas, na cerimônia da investidura deLudwig Muller como bispo da Igreja do Reich. Muller defendia o conceito de "uma poderosa Igreja Cristã que se unirá todo povo alemão"
Foto=
Museum of Tolerance




Em setembro de 1933. os Diáconos Alemães Protestantes se reuniram em Hamburgo para celebrar o centenário de sua associação. Um Pastor Protestante discursou sobre o tema: "Diaconismo como ataque":
"Todo isto é diaconismo protestante: serviço e luta. Nós damos boas vindas a todos vocês como a SA de Jesus Cristo e a SS da Igreja, vocês bravos...(lutadores) da necessidade, miséria desespero e negligência"
Depois da guerra, a suástica foi retirada da maioria das fotos. Poucos não foram alteradas como essa. (Fotografía Contemporánea, siglo XX ) (SS e SA, eram os corpos do serviço secreto nazista, os mais terríveis)


Fotos- soldados alemães em cerimônias cristãs.

A primeira de origem da:
Die Jugend Des Fuhrers Adolf Hitler: Bildbuch uber die grossdeutsche Jugend, 1942
(A juventude do Fuhrer Adolfo Hilter: Livro de fotos da juventude alemã) A segunda foto de: Das Braune Heer: mit einem geleitwort von Adolf Hitler (O exército Pardo: com prólogo de Adolfo Hitler)


Heil Hitler
Sacerdotes fazendo a saudação nazista em um encontro da juventude católica no estádio de Berlin-Neukolln em agosto de 1933.
Fonte:
A Moral Reckoning: The Role of the Catholic Church in the Holocaust and Its Unfulfilled Duty of Repair by Daniel Jonah Goldhagen




Hitler saúda o Muller el "O bispo do Reich" e Abbot Schachleitner








Capa da revista Cristã alemã, Abril 1939
Nesta época, a maioria dos crimes nazistas já haviam sido cometidos. Comunistas, democratas, homosexuais e outros já haviam sido aprisionados em campos de concentração e as vergonhosas leis racistas, antijudias de Nuremberg já haviam sido introduzidas desde 1935. A Alemanha já havia anexado a Áustria em 1938, e a Checoslovaquia em março de 1939.
Tradução da capa:
Imprensa de Diáconos Alemães
REVISTA DE DIACONOS MASCULINOS - Orgão Oficial dos Diáconos Alemães - Um é tu Senhor, Cristo, mas todos vocês são humanos.
Ano 25- - Abril 1939 - - Nº 4 - abaixo da foto: Heil Führer de todos os Alemães.

Após as tropas alemãs ocuparem parte da Yugoslavia, soldados fanáticos católicos sob a liderança de Ante Paveliç, invadiram a vizinha Croacia. Estes rebeldes cristãos eram os USTASHI. Impuseram um regime de terror comparável aos nazistas. Todas as religiões, exceto o Catolicismo Romano, eram perseguidas, a maioria era levada a campos de concentração.


Esta é a entrada de um dos campos de concentração que os Ustashi construiram por todo seu país. Em Jasenovac, o mais notório, sob o comando de um frade Franciscano chamado Filipovic, apelidado de "Irmão Morte", atrocidades somente comparáveis a Auschwitz foram ali praticadas. Como os Nazistas, os Ustashi queimavam suas vítimas em fornos de olarias, transformadas em campo de concentração, como em Jasenovac. A diferença é que os nazistas matavam os prisioneiros e depois os queimavam e os Ustashis colocavam as vítimas vivas dentro dos fornos.

Quando era evidente que Alemanha e seus aliados perderiam a Segunda Guerra Mundial, esforços desesperados foram feitos para apagar as pistas das atrocidades. As valas comuns onde eram enterrados os corpos, foram abertas, os corpos eram moidos em betoneiras e os restos jogados nos rios. Os prisioneiros eram obrigados a fazer esse serviço sujo. Um desses 3 judeus que aparece na foto, justamente a fazer este trabalho, reconheceu o cadáver de sua esposa entre tantos outros.
#
Estes atos vergonhosos para a raça humana, fazem parte do passado que não queremos ver repetir. A própria igreja católica tomou outros rumos. Ainda na década de 60, havia um sentimento anticomunista radical da Santa Sé. A Igreja Católica apoiou as ditaduras militares na Argentina e no Brasil por esse motivo e durante a vigência desses estados totalitários, a Igreja tomou outra direção. Padres brasileiros tornaram-se socialistas. Muitos deram guarida aos militantes da resistência à ditadura, outros organizaram manifestações públicas contra o autoritarismo. Dom Helder Câmara, talvez o mais brilhante católico brasileiro de todos os tempos, teve uma atuação dígna de cristão fiel à causa humanitária em toda essa trajetória.
Por isso e por mais argumentos faustos que o atual Papa Bento XVI, fez uma encíclica extemporânea e infeliz.
Extemporânea porque o mundo mudou, infeliz porque lança todo pensamento cristão num embate desnecessário e pueril para nossa época.
#
O Sábio ponderou= "Toda ação, ou pensamento voltado para o passado é, no mínimo múltiplo comum brochante"