terça-feira, 15 de janeiro de 2008

IDEOLOGIAS - Vamos fazer o dever de casa...

Karl Heinrich Marx - Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão
Apesar de muitos escreverem, falarem ou discutirem sobre ideologias, principalmente as que estão em evidência desde o século XVIII, poucos são os que realmente tem uma noção básica dos princípios e fundamentos do Socialismo, Liberalismo, Comunismo e Anarquismo. O exemplo mais disparatoso, é a constante citação ou referência ao MARXISMO. Karl Marx, filósofo, idealizador do Socialismo Dialético ou Científico, no leito da morte disse aos discípulos e amigos presentes. “QUE FIQUE CLARO QUE EU NÃO SOU MARXISTA”. Pelo que se depreende, já em sua época havia muita confusão a respeito do pensamento socialista. Atualmente Marx se transformou em clichê. Todos a ele se referem e ninguém o lê, principalmente seus detratores que infantilmente confundem seus preceitos e o pior, atribuem ao mesmo, ao filósofo que foi reconhecido pelos intelectuais do mundom, no ano 1999, como o mais importante do mundo e em uma pesquisa online, na qual os respondentes colocaram Karl Marx à frente dos dez maiores pensadores do milênio, seguido de Einstein e Descartes, estapafúrdias interpretações que vão diretamente na contramão do pensamento Marxista. É só um exemplo.

Outra parvoíce, muito próprio dos estultos na atualidade, é considerar que o Socialismo é uma filosofia franciscana. Ou seja, que um socialista de carteirinha, deve se abster das benesses da tecnologia e bens de consumo.
Muito ao contrário. A premissa socialista é um Estado onde todos podem ter acesso à produção moderna, tecnológica e caminharem sempre evoluindo. Essa digressão é, muitas vezes, maldosamente inculcada nas mentes infantis e despreparadas, através da mídia. Tem a finalidade de criar um exército anti-socialista, composto de néscios e parvos, ou mesmo de despreparados ou os “OBA OBAS”, a serviço de interesses escusos de uma elite burguesa que se sustenta nos poderes político e econômico, desde a Revolução Francesa em 1789. Em outras palavras: usam-nos como “buchas de canhão”.

Em outro enfoque, essa maioria de detratores do Socialismo se apega aos exemplos de países considerados Socialistas e que nunca foram, tal como a Rússia. Arremedos de ideologias não são ideologias. Outros países socialistas são obrigados a sustentar um sistema centralizador e autoritário, que foge também do pensamento socialista de organização do Estado e o fazem, justamente como único meio de evoluir o processo, ante os constantes ataques do capitalismo, que convenhamos, são poderosos.

Seria de bom alvitre aos confusos detratores do socialismo, a leitura da obra de Ernest Hemingway, O VELHO E O MAR e meditar sobre os simbolismos ali contidos. Essa obra encontra-se também em filme.

Nas próximas postagens, procurarei fazer um breve resumo das ideologias Liberais e Socialistas.