terça-feira, 7 de agosto de 2007

DURO DE AGUENTAR 4.0

Bruce Jeep Willis
Ride again !
>
Não sou cinéfilo, tal como a REQUERI (http://rebloggando.blogspot.com), talvez, com boa vontade, sou um teveléfico das altas horas da madrugada, sem a presença do pateta e retardado Serginho Gosma. Assim posso assistir velhas fitas, de diretores brilhantes, claro; onde a rajada de metralhadora é compensada pelos diálagos inteligentes, onde os efeitos especiais se limitam a uma trilha sonora deliciosamente compatível com as cenas, onde as bombas são de chocolate. Onde os mistérios da alma humana são investigados...Saudosismo? Sei la...
>
O que mais me preocupa é a popularidade desses filmes de ação, onde a força física e beligerante se sobrepõem à força da inteligência. Acho um paradóxo, pois a Lei da Evolução é permanente e faz das gerações mais jovens ser mais avançadas que as anteriores, senão em sabedoria, que envolve sacos de experiências, pelo menos pelo potencial que os jovens já carregam, fruto de toda experiência pretérita das civilizações, como gostava de afirmar Carl Jung. (se bem que ele deduziu isso depois de estar já velho). Chamou o fenômeno de "inconsciente coletivo".
>
"Assim Caminha a Humanidade" atual. Rambo I, II, III, XVII, Duro de Morrer I, II, III, IV, Karatê Kid XV, lutas marciais, renais, policiais americanos com o mesmíssimo clichês, tudo na base da perseguição com autos e fantásticas explosões.
>
Penso que essa aceitação popular se deve à mídia. Vivemos o século da massificação, tendo como ícone o guru TV. Algo que aconteceu e não foi vinculado na TV, não aconteceu e vice versa; mas sobre isso tratarei depois...por exemplo: como figuras ridículas e bucéfalas, tipo BBB fazem sucesso.
>
O Sábio se recusou assistir o Bruce Lee Jeep Willis 4.0, pois isso poderia contrariar sua paz interior, pois certamente ele iria torcer para o bandidão, para acabar essa série. É como nos filmes onde assaltam Bancos. Os espectadores sempre torcem para os bandidos, por motivos óbvios...