domingo, 20 de janeiro de 2008

COMUNISMO


Friedrich Engels- filósofo alemão - co-autor de diversas obras com Karl Marx, como o “Manifesto Comunista” e “O Capital.”

Devido a mais de mil anos do sistema feudal na Europa, que subjugava os trabalhadores a uma semi-escravidão, a do servilismo e os abusos dos burgueses no início da revolução industrial, onde os operários eram obrigados a trabalhar até 16 horas/dia, sem nenhuma lei ou benefícios, tal como no presente, percebendo míseros salários, vários pensadores do século XIX, formularam teorias, análises e ideologias que visavam a defesa dos trabalhadores e um sistema mais equilibrado entre o capital e o trabalho.

COMUNISMO ou SOCIALISMO UTÓPICO - Em termos bem práticos: toda produção de bens e serviços é do Estado, que é gerenciado pelos diversos segmentos produtivos da economia. Toda propriedade pertence ao Estado, excetuando-se os bens pessoais.
Como funcionaria, por exemplo, uma cidade do Estado Comunista? : Toda produção seria do governo, que repassaria à população de acordo com as necessidades. Então o João produz mandioca, o José é um eletricista, o Mané confecciona roupas. Entregam tudo ao governo. Quando José precisa de mandioca, vai lá ao mercado municipal e pega. O João e o José que precisam de calças, fazem o mesmo e o Mané quando precisa de um eletricista usa os serviços do José.
Em outros termos: o Estado é o paizão. Tudo coordena, tudo fiscaliza, tudo distribui, tudo coleta.

Vantagens= Baixo índice de violência (roubar, assaltar, pilhar não tem sentido mais). Inexistência de classes sociais que subjugam as inferiores. Despreocupação quanto ao futuro, velhice, desamparo; o Sistema assegura e mantém pela sua própria característica. Igualdade no acesso à educação, à cultura e tudo o mais necessário ao desenvolvimento do ser humano.
Desvantagens: Inibe a produção. O trabalhador não tem incentivo para produzir mais e bem, visto que "se ele não fizer alguém terá que fazer". Justamente a crise no Comunismo dá-se pela FALTA DE PRODUÇÃO, ao contrário do Capitalismo que se dá pelo EXCESSO DE PRODUÇÃO.

Nenhum país que tentou o Comunismo conseguiu sucesso. A falta de conscientização política da população ou mesmo a falta de evolução do espírito humano, milenarmente submetido a regimes capitalistas, estabeleceram uma barreira intransponível. Marx, Engels e outros pensadores, observaram esta característica e evoluíram suas idéias para um sistema que pudesse, ao longo dos tempos, preparar a humanidade para conviver igualitariamente em comunidades, surge então o SOCIALISMO CIENTÍFICO ou MARXISMO. É fácil entender isso se compararmos, palidamente, com o movimento Hippie dos anos 60, que tentou estabelecer uma sociedade alternativa. Vários grupos se formaram, em diversos países, convivendo comunitariamente. Nenhum deles sobreviveu. Claro que eles ficaram isolados dentro de sistemas capitalistas e o pior, dependente deles. Não poderia mesmo dar certo.
Por ser um regime revolucionário, que destruiria todo sistema de poder até então estabelecido, da qual a Igreja Católica era parceira, o Comunismo foi combatido ferozmente por ela. Muito ao contrário da própria doutrina cristã que advoga a igualdade e exalta os humildes, tanto é verdade que atualmente há a ala progressista da Igreja, que é simpática ideologia comunista, para desespero da Santa Sé.
No próximo artigo vamos falar do SOCIALISMO

Ai Jisuissss haja saco!!!