quinta-feira, 26 de junho de 2008

A FOME MALTHUSIANA e AS GRANDES JOGADAS INTERNACIONAIS

Recebi o e-mail abaixo do prof. Eugênio Palma Avelar=

"Prezado Archimedes,

Sou professor de História e tenho "atualizado" crises de abastecimento de alimentos no passado - como no episódio da Conjuração Baiana - estimulando os alunos a gostarem um pouquinho mais da minha disciplina. Foi assim que topei com seu Blog.Quanto à crise alimentar atual, você enfocou a questão por um ângulo pelo qual não tinha eu prestado atenção. Entretanto, apesar de desconfiar da mídia e dos "fabricadores de crises", não pude deixar de levar em consideração o que postaram no link abaixo. Ficarei extremamente grato se puder oferecer um contraponto ao argumento "senso comum". Desde já, o meu muito obrigado. http://pt.shvoong.com/social-sciences/economics/1808363-verdades-sobre-crise-alimentos/"

Caro professor: (para reflexão)
Li o artigo que me recomendou.
O famoso economista inglês Robert Malthus (1766-1834) previu uma crise mundial das nações, baseada na fome. Segundo sua teoria, a população crescia em progressão geométrica, (2,4,8,16...), enquanto que os alimentos em progressão aritimética (1,2,3,4,...). Assim haveria certamente o caos em determinado tempo futuro. Malthus não contava com o progresso científico a originar avanços na produção, como adubos,fertilizantes, maquinários, genética e tantos outros que colocaram a sua tese na lata do lixo. A própria Europa, desvastada e com suas terras cultivadas a milhares de anos, atualmente produz alimentos a contento. A mesma Europa dos franceses cuja revolução de 1789 deu-se pela fome. Isto faz-no refletir sobre o futuro. Somente os Estados de Mato Grosso e Rondônia são capazes de alimentar o Brasil.
Outro ponto: como serão os alimentos do futuro? Os tradicionais? Os idênticos de que se servem os astronautas?
Acreditar no caos da alimentação é duvidar da capacidade humana em se renovar. Claro que especulações e aproveitadores virão à tona. O jogo internacional do capitalismo é "briga de cachorro grande". Agora atacam a desvastação da amazônia contando com a falta de informação da maioria do povo brasileiro.
P.S - há cerca de 1 bilhões de cães e gatos no planeta. A maioria bem alimentada.