segunda-feira, 19 de novembro de 2007

DIA DA BANDEIRAda

Bandeira do Império Brasileiro
Bandeira Atual

Quatro dias após a proclamação da república brasileira, adotou-se uma nova bandeira. Justamente no dia 19 de novembro de 1889.
.
Talvez pela urgência de se estabelecer os ícones da República e certamente, por falta de um planejamento anterior, não houve na confecção da atual bandeira um estudo heráldico necessário e isso nunca foi corrigido. A ciência que estuda a confecção de brasões e símbolos é a HERÁLDICA, desenvolvida na Idade Média , tem normas rígidas e uma terminologia característica. Desta forma, nossa bandeira carece de todos os requisitos necessários para se justificar como uma representação efetiva da pátria. Ela é apenas uma modernização da bandeira monárquica idealizada pelo francês Jean-Baptiste Debret em 1820. O desenho do disco azul em substituição a esfera armilar da monárquica, foi executado pelas mãos do pintor Décio Vilares. Adotada oficialmente pelo decreto No. 4 de 19 de novembro de 1889 preparado por Benjamin Constant , membro do Governo Provisório da então recente República.
.
O erro maior, no entanto, encontra-se na frase ORDEM E PROGRESSO, eis que em heráldica não se admite frases em bandeiras ou qualquer outro símbolo, à exceção de brasões, onde é permitido o nome da cidade, Estado ou País e a data ou ainda, excepcionalmente, uma frase latina. (vide o brasão de S.Paulo = Non Ducor, Duco - Não sou conduzido, conduzo). Toda frase ou palavra LIMITA a idéia, restringe o TEMPO E O ESPAÇO, o que não ocorre com o SÍMBOLO que pode ser até eterno. Explico: o Brasil é uma pátria de ordem e progresso tão somente? E outras adjetivações, como CORDIALIDADE, JUSTIÇA, AMOR, HONESTIDADE, RESPEITO, ÉTICA, etc ?. Veja o caso da bandeira da PARAÍBA que leva a frase "NEGO". Essa palavra refere-se a um fato histórico de rompimento com a política que caracterizou a Primeira República, a do CAFÉ -COM-LEITE, pela qual São Paulo e Minas se revezavam no exercício da Presidência da República: João Pessoa, NEGOU o apoio da Paraíba ao candidato Júlio Prestes, (paulista), apoiando a candidatura de Getúlio Vargas, gaúcho, lançado pelo Presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos. Fica a pergunta: o Estado da Paraíba se resume só nesse episódio? A bandeira de Minas Gerais também comete esse crasso erro, com a frase que remonta à Inconfidência Mineira (Libertas quae sera tamen - liberdade ainda que tardia). Claro que Minas Gerais é muito mais que isso. A frase prende todo simbolismo a um determinado lugar, num determinado tempo.
.
Há alguns anos passados, havia um movimento de alguns intelectuais respeitáveis, para acrescentar à frase ORDEM E PROGRESSO, a palavra AMOR Certamente esses respeitáveis não conhecem heráldica, pois além de aceitar tão grosseiro erro, ainda ratificariam acrescentando mais uma palavra.
.
O Sábio, preocupado com esses desatinos, alertou: " Ordem e Progresso", pode ser entendido também como ORDEM PARA ENTRAR NA FILA DOS SANGUESSUGAS e PROGRESSO PARA REDUÇÃO DE PENAS AOS CRIMINOSOS. ( A tal progressão de redução de penas)