segunda-feira, 7 de abril de 2008

CASO ISABELLA E "O VELHO E O MAR"

O caso Isabella chocou toda a nação. No descortinar do século 21, justamente quando assistimos grandes avanços na preservação da natureza, dos animais, dos direitos humanos, dos direitos das minorias, dos códigos de defesa da infância e juventude, da mulher é difícil entender que um ser humano possa cometer tamanha atrocidade contra uma inocente e frágil menina.
Só posso entender que esse ato e outros tantos similares que são cometidos no mundo relacionando-os com a mensagem que Hemingway tentou nos passar em sua obra “O VELHO E O MAR”. Posso estar navegando na maionese, pois tentei pesquisar em algumas resenhas do livro em sites especializados, tal como o da Folha http://biblioteca.folha.com.br/1/11/ e não enfocam o que considero o principal ponto da mensagem do livro (que também se transformou em filme).
'
Se você tiver paciência, leia e veja se eu deliro ou se é verdade:
A história é de velho pescador cubano, pobre, só, tendo como amigo só um menino Num determinado dia pescou um enorme peixe, maior que seu barco. Após três dias de luta contra as águas e tubarões, conseguiu a duras penas trazer somente a carcaça para a praia, visto que os tubarões haviam devorado o enorme peixe. Exaurido o velho deixa o barco ancorado com o que restou do peixe, ainda atado ao lado da embarcação tosca e vai dormir... O menino vê e admira a aventura do velho. Sente-se orgulhoso pelo feito do seu amigo ancião. Chega até ao rancho onde ele dorme e cobre-o com uma manta.
'
Agora o mais importante: (que a crítica não percebeu):
'
Um casal de turistas americanos fica admirado com o cenário do barco com aquele enorme merlin atado e há um diálogo entre ambos que fica claro que eles não entenderam o que aconteceu. Ao meu entender o autor mandou a seguinte mensagem: O capitalismo provoca danos que seus agentes não têm consciência dos seus efeitos. Em outras palavras: o velho representa a classe pobre que quando consegue algo valioso, os “tubarões” acabam por devorar. O casal de turista está a representar essa inconsciência. Eles representam os capitalistas, os burgueses e não entendem o que aconteceu. O menino, pelo qual o velho nutria honesta amizade e que durante toda sua luta contra os tubarões em alto mar, só nele pensava, está a representar a esperança de um futuro melhor. Como se dissesse: “Menino, eu quase consegui e você poderá no futuro ter mais sucesso. Você é esperança”
'
Bem e o que tem isso a ver com o caso de Isabella?
'
Numa sociedade capitalista, consumista os valores materiais sobrepõem-se, mesmo que inconscientemente, aos valores da sabedoria, do amor, enfim, éticos.
Assim quando assistimos a crimes bárbaros como o de Isabella, meninos que matam seus colegas e professores nas escolas, crianças de 5 a 6 anos de idade que planejavam assassinar uma professora nos EUA, na semana passada entre tantos outros hediondos, ficamos tal como aquele casal de turista da obra de Ernest Hemingway, espantados, sem respostas e o que é mais terrível: sem ter consciência de que também somos culpados, pois também fazemos parte da engrenagem do SISTEMA. Este nos auto-pressiona, tornando-nos uma bomba com estopim curto.