sábado, 25 de agosto de 2007

CUIDADO !!! VOCÊ ESTÁ SENDO MONITORADO !


Foto:
Inusitado campeonato internacional
de arremesso de celulares, na Finlândia.

*
Não me lembro se foi na mesma Finlândia... mas foi na Europa, onde há uma nova modalidade de turismo. Em determinada região os sinais de celulares não chegam e tornou-se uma atração, um refúgio para quem está com o saco cheio de grudar aquela maquininha chata na orelha.

Isso me reporta ao livro 1984, onde todos humanos eram monitorados pelo GRANDE IRMÃO, através de câmeras de vídeos e o personagem (o mocinho), para ter alguma intimidade com a mocinha, saia da cidade, pegava um trem e ia para um determinado sítio rural.
*
A magnífica obra 1984, de George Orwell, de 1948, fala de um mundo dominado pelo socialismo stalinista em 1984 (o inverso dos número do ano em que foi escrito).
Um mundo onde o Estado domina e nada é de ninguém mas tudo é de todos, tudo o que resta de privado são os poucos centímetros quadrados do cérebro. E é aí que a batalha se desenvolve, entre o indivíduo e o Estado lutando na tentativa de controlar a mente. Orwell, certamente não previu o celular nem os chips que são implantados no corpo, por enquanto,dos criminosos em regime de prisão semi aberta ou domiciliar, ou seja, a realidade supera a ficção.
*
O Grande Irmão se comunicava com a população através de mensagens nas telas dos televisores que obrigatoriamente funcionavam em todos os cômodos da residência e em todos lugares públicos. Ditava ordens, leis e regras. Ninguém sabia quem era o tal.
*
Ora pois... diria o lusitano leitor, em todos os países a população conhece seus governantes, portanto, não chegamos a tanto. Você conhece algum? Eu conheço pessoalmente vários. Melhor seria se não os conhecesse. Tem mais: mesmo que se possa conhece-los, há o escudo da chamada INSTITUIÇÃO...É o labirinto de Minos onde a gente até pode saber onde ele está e como funciona, mas coitado do freguês que entra nele...
*
Tentei saber da opinião do Sábio, mas ele está atendendo uma ligação do Edson Celulari. A propósito, você também?

4 comentários:

Anônimo disse...

[...]observei que os comentaristas de plantão,gigantescos,estão dormindo,ou,viajando,quem sabe!portanto,vou arriscar um comentário,pois,confesso,igual "Requerí jamais vi"! estou aprendendo com ela,acredite.....hii...sei que nem daqui a mil anos chego lá...rs.Bom,voltando,uma vantagem de 1984 até nossos dias, é de que ninguém está mais fadado a dizer aonde vai,ou o que irá fazer com seu edson celulari,pois,nosso Grande Irmão se atualizou,aprendendo que cda cidadão pode ir e vir sem câmeras em ação!Sei de muita gente que entrou no labirinto,esperando Ariadne chegar com a linha,e se f... amiliarizou...não derrotou Mino, não ficou com a filha de perseu e finalmente não retornou mais do calaboiço...chega!...falei demais...mas,na realidade o que quero dizer mesmo é que já participei dessa modalidade de turismo,arremesso,pois quem eu mais queria que pegasse,do outro lado de minha região,o meu "edsoncelulari" (sudeste X centro-oeste),disse-me que seu "edsonvelho" estava perdido em algum cômodo da casa....há muito, desativado...saudade,meu archie....humanamente impossível!bjs.Lya

Requerí disse...

eicí ... m.o.r., conheço sim ... conheço um governante que não sabe, não vê, não conhece ... naaaaaaaaaada ...
vale esse???

***

quanto à obra de orwell, que também nos deu ricos e belos "dias na birmânia", vale acrescentar uma curiosidade: a obra cinematográfica de michael radford, é provocante e nada deixa a dever ao livro de orwell, ou seja, não sofreu a perda de nenhuma letra em relação ao original literário e foi, acima de tudo, brilhantemente representada por, john hurt (maravilhoso em "o homem elefante"!!!), suzanna hamilton e richard burton - não aquele do rio nilo ... rs ...

***

pronto! vendido meu peixe, vamos aos fatos ...

***

o campopeonato mundial de arremesso de celulares da finlândia, é disputado na cidade de savonlinna. existe hoje o sentido de amor e ódio dado ao evento que é, original e verdadeiramente, um libelo ambiental, pela extrema necessidade de controlar a população daquele país, abarrotado de pequenos irmãozinhos, na hora que ela sai desembestada pra se desfazer dos trastes.
a finlândia, país com maior número de aparelhos per capita, está preocupada com o descontrole da população na hora de pinchar pela janela - literalmente - as baterias e celulares velhos.
sem nenhum critério, "as coisas" são jogadas em lugares nada ecologicamente corretos: os lagos do país sofrem com a poluição cada vez maior.

***

por outro lado, é assim ... quem não quer ser encontrado, desliga o celular ...
só ouço, falo, escrevo ou leio quando quero, e o que quero ... não há irmão, seja grande ou pequeno, que me controle ...
nooooooooossa, será que aderi à pregação do filme??? odeie!!!

***

em seu cafôfo em oceania, winston tem um canto da sala onde ele fica sentadinho, fora do olhar do grande irmão, escrevendo ...
"liberdade é ter a liberdade de dizer que 2 mais 2 são 4"
no cantinho do meu celular, tem um botãozinho que me permite desligá-lo quando eu quiser ...

Anônimo disse...

Insisto, Sábio do Cerrado & Requeri

Requerí disse...

cara pálida, gostei da troca da foto, do novo jeito que ficou alí no início do blog. tb dei uma mudada no meu, aliás, a foto troco periodicamente. a de hj tá ótima .... dá até sede!!!!! rsrsrs .... vai ver.