segunda-feira, 13 de agosto de 2007

O CRIME COMPENSA NA EX-COLÔNIA LUSA


Carlos Juvêncio Ortega Fonseca, de 21 anos, foragido da Colônia Penal Agrícola de Campo Grande, ligou para a Polícia Militar da cidade para se entregar. Preso por assassinato, ele fugiu da´prisão em julho deste ano. Ele afirmou à polícia que não conseguiu arrumar emprego
.
Depois de cumprir dois anos de pena no Presídio de Segurança Máxima da Capital, ele foi beneficiado com o regime semi-aberto na Colônia Penal Agrícola de Campo Grande-MS.
.
Notou? Foi condenado por assassinato, cumpriu 2 anos e já estava flanando no tal regime semi-aberto. Essa é a nossa "JUSTIÇA". Claro que Carlos foi inteligente. Em liberdade ele nem tinha celular. Drogas custa mais cara fora da prisão. Não teria o seu banho de Sol diário, seu jogo de bola, seu lazer em assistir as novelas da Globo, sua comida supervisionado por nutricionistas, suas roupas lavadas, suas visitas sexuais semanal e principalmente sem contato com a sogra !!!
.
Vamos filosofar juntos: um jovem, 20 anos de idade, pobre. Perspectiva de vida: ser pobre até morrer. Ele então comete um assalto à mão armada, assassina 3 pessoas, faz reféns, mete a mão em 300 mil reais. É preso depois de um dia do crime e condenado a 90 anos de prisão. A grana não aparece. Vai cumprir somente 30 anos, que é a pena máxima legal. Até aí tudo bem. Por bom comportamento e se ele for primário, terá os benefícios da redução de pena para 1/6, ou seja, vai cumprir 05 anos em regime fechado e alguns mais em regime semi-aberto e pronto.
O dito cujo sairá da prisão com 25 anos. Vai até o local onde escondeu a grana e com os 300 mil reais abre um próspero negócio e passa a viver honestamente.
.
Você que batalhou desde os 6 anos de idade, estudando, trabalhando, até pegar num canudo de um curso superior, vai ter que suar para arranjar um emprego de uns 3 salários mínimos por mês, deve estar revoltado, mesmo porque vc ajudou a pagar as depesas carcerárias e juridicas do jovem assaltante que agora tem seu próprio negócio e passa por você num dia de chuva, num ponto de ônibus que você está há 49 minutos, num carro zero importado.
.
O Poder Judiciário não é o vilão da história. Ele cumpre as leis que são elaboradas no Congresso Nacional, nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais.
.
Sabia o vitorioso leitor que a reforma do judiciário dorme no berço esplêndido do Congresso há décadas? Sabia que nossas leis penais tem sua base na constituição de 1946? Sabia que a Ditadura de 64, fez reformas de todas as áreas, tributária, política, agrária, financeira, enfim, mexeu em tudo menos no JUDICIÁRIO? Isso me arremete à peça O BALCÃO, do francês Jean Genet (http://www.revistaetcetera.com.br/19/jean_jenet/p7.htm), onde há uma revolução no bordel e tudo muda, menos o chefe da polícia (poder judiciário), que além de intocável, é agraciado de ser suprido por comida por 2 mil anos.
.
Me arremete também à lembrança de uma palestra de um especialista em direito público, quando da implantação da LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, num auditório refleto de prefeitos, onde o então orador fez uma observação amedrontadora: "Vocês prefeitos, podem se preocupar em fazer presídios de primeiro mundo, porque certamente, muitos de vocês irão lá se hospedarem" . Essa lei entrou em vigor em maio do ano 2000. Que eu saiba, nenhum prefeito se hospedou atrás das grades. Pelo contrário, depois disso, ganharam foro privilegiado, quando indiciados, só respondem no Supremo Tribunal Federal, onde dormita perto de 3 mil processos contra prefeitos.

10 comentários:

Anônimo disse...

o pior é reconhecer que tudo isso é verdade
nós sustentamos tudo e todos,menos nós mesmos
bjo grande sabio


kellly

Anônimo disse...

Esse bandido, acho eu, é uma excessão... pq a maioria morre antes, ou pelos cumprices ou pela policia...As leis estão ai, não para beneficiar, quem rouba pouco ..isso sabemos ...e como sabemos...e acho eu vai continuar por muito tempo...veja Sr Sábio a P Federal, prende, e como anda prendendo, a PF do gov Lula, nunca trabalhou tanto ... presos importantes ... e dai .. ? o judiciário, coloca todos de volta aos seus lugares ... para roubar um pouco mais ...
E assim, vamos nós pagando o q de nós tiraram ....
Clara

Requerí disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Requerí disse...

o cidadão brasileiro é responsável pela banalização do mal instalada no país aceitando calado a corrupção, a violência, a fome ou a paternalista distribuição de alimentos por parte do governo, a morosidade do poder legislativo ao elaborar, aprovar, modificar, discutir leis - aos políticos não interessa assinar sua própria sentença - e por aí vai ...
justiça é a soma dos 3 poderes a uma cidadania ativa, responsável e organizada.
se o cidadão brasileiro vota com responsabilidade, não haverão irresponsáveis cuidando de nós.

Requerí disse...

fico braba, e brava ... rsrs ... sim! e daí???

educação é o princípio de tudo.

o governo tem obrigação de cuidar das escolas que existem e oferecer, incansavelmente, novas escolas para a população.
o governo tem obrigação de incentivar o comparecimento maciço às escolas.
o governo tem obrigação de oferecer boa literatura a preços acessíveis.

eu leio, vc lê, mas isso é "quince candy" ... rsrs ...

livros baratos, da boa literatura de autores nacionais e estrangeiros devem ser oferecidos a todos.

pois bem ... por outro lado, fico braba e brava ... rsrs ..., mormente, com a incapacidade das pessoas de se esmerar no aprendizado da nossa língua, e de se aculturar.
quem não possui, o mínimo de domínio sobre o idioma português, é incapaz de argumentar e criará um texto precário, cheio de erros, confuso e contraditório.
o hábito da leitura, por exemplo, corrigiria muitas anomalias, que variam da possibilidade da escrita correta, até a ajuda na escolha de um bom político em quem votar, eximindo, cada um, da péssima atribuição de cúmplice na banalização do mal.

concordamos que uma coisa puxa a outra??? que tudo tem a ver com tudo???

Anônimo disse...

Sei não, mas com os comentários da Requeri, não é necessário + ninguém ... fica bem interessante assim .... um novo BLOG - Requeri com o Sábio ... ou O Sábio com a Requeri .... moça inteligente, toma conta dos comentários, e deixa "nós" um pouco além de analfabetos ... envergonhados de fazer qualquer comentário ... eu Clara .... passo a assinar tudo q a moça diz ... com firma reconhecida e tudo mais ...
Continua sem beijos
Um pouco de ciúmes, um pouco de inveja no bom sentido, de não ser tão boa "escrivinhadora" quanto a moça... afirmo e reafirmo ... de hj em diante ... o q ela escrever assino em baixo ....

Anônimo disse...

Amoça Requeri, me perdoa, mas agora eu não vou assinar o q ela escreve, nada contra, pelo contrário tudo a favor da REQUERIDA.
Eu, agora peço ajuda da Requeri,para apoiar algumas sugestões para o Sábio ... Pensei o Sábio, agora anda sério, brincando pouco...assim lá vai o q gostaria de ver escrito aqui.
Pedofilia - aproveitar o falado, ir mais longe... olhar a pedofilia no nosso país.. falar mesmo q seja brincando dos nossos pedófilos...afinal até aqui na NET nossas crianças são usadas...ou será q nossas crianças valem menos... podem ser usadas ..
Outro assunto, durante o Pan, a vaia dada a Lula, foi muito comentada, serviu de riso, só esqueceram de ver a linda festa de abertura ... Agora temos o PARAPAN..o sábio pode usar para-pan-pan-pan ..Abertura sem vaias, nossos cegos, compentindo, cadeiras de rodas pra lá e pra cá..
Requeri, gostaria, de ter seu apoio. Desculpa ... hj o assunto foi meu ... mas como disse antes assinarei em baixo tudo q vc escrever ...
Sábio sem beijo
Requeri, um agradecimento, antecipado, caso vc me ajude nesse assunto ....

Anônimo disse...

Requeri, tenho q assinar o q vc escreve ... esse assunto ... era dos comentários do papa... vc acredita q reclamei achando q fui censurada ...
Deixa eu continuar assinando o q vc escreve ... juro q vou ter cuidado ....
Clara

Anônimo disse...

Sábio querido, vc rapidamente analisou um assunto de extrema importância ... concordo com vc ...
...mas nós sabemos que a violência/ justiça/ impunidade e a relação entre elas tem raizes complexas: raizes longas como vc mesmo resumiu num apanhado histórico; raizes gordas pois contemplam a situação de miséria e abandono ( material, de saúde, educação e cultural) que grande parte da socidade vive e tb a inoperância, discaso e desonestidade da classe dominante/manipuladora ( judiciário, executivo, instituições, ensino, imprensa, etc, etc, etc...); raizes tortuosas que passam por caminhos delicados, perigosos, que margeam o distanciamento, a falta de envolvimento, a adoção de um comportamento ignorante/perverso como " gosto de levar vantagem em tudo ",como " deveria matar " ...
Na realidade, penso, que feridas como esta e outras da nossa sociedade, deveriam ter a discussão fomentada em colégios, agremiações, comunidades de bairro, etc.... blogs, como vc sabiamente promoveu.
Beijo.
Bela

Anônimo disse...

Eita!!!! o blog do sábio tá danado de bom...agora que ele escreve coisas com palavras que eu entendo,vem essa mulherada toda,metida a intelectual (exeção da requeri)que tem uma facilidade enorme de escrever, e bem, com comentários elogiaveis.Esse negócio de pedofilia dona clara, não acho apropriado para um blog,q tem por característica assuntos mais sutís e tratado com mto.humor o que o torna agradável e divertido.