quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A PERIFERIA GANHA PERSONALIDADE


A cultura "culta" sempre foi o epicentro de todo pensamento e os centros urbanos seu quartel general. Das primórdias civilizações orientais, aos impérios greco-romano e mesmo na Idade Média onde a censura e o fanatismo religioso imperava, o Renascimento, o Iluminismo da Idade Moderna, também seguem este roteiro, até chegar à contemporaneidade com suas megalópolis. Centros de expansão cultural medem-se pela proporção de grandeza urbana. Assim foi por milênios.

Não obstante essa "Ferrari" percorrer sempre as mesmas rodovias, eis que surge um tipo de contra-cultura urbana produzida pela periferia, com seu fusca envenenado, percorrendo vias nunca dantes trafegáveis. Muito diferente do movimento de contra-cultura política dos anos 60, que desinformava o formal, ridicularizava os preceitos, a ordem natural explicada pela cultura centrista-urbana e tentava uma utopia planetária capaz de criar Zaratustra anunciando a todos uma "Nova Ordem", tal como Frederich Nietzsche.

O novo "super-homem" nietzschiano é diferente. Ele foi parido nas periferias marginalizadas das cidades grandes e propõe a cultura do inculto. É a utopia dos desvalidos com suas armas toscas e berrantes forjadas não em Vulcano, mas nos guetos e favelas.

Se o super-homem de Nietzsche é liberto dos entraves do bem e do mal, um titã, um colosso egocêntrico, viria para a conquista futura do mundo. Uma nova raça de homens, recuperando e restaurando as autênticas e primitivas paixões, (bárbaras, violentas, extremadas) sufocadas pela moral convencional e pela religião, a levar tudo de roldão; o super-homem "guetista" tenta desestabilizar o centrismo e alterar a ordem estabelecida culturalmente.

O hip hop, embora tenha sua origem nos anos 60 nos EUA, atualmente se expande e ganha a mídia, bradando sobre os conflitos sociais, as desigualdades, a violência, a discriminação às classes desfavorecidas. O RAP, os DJs, a dança do break dance e a pintura do grafite já fazem parte de nosso cotidiano e não somente como um fenômeno urbano periférico.

Não percebo na ordem natural culta, nem na mídia, alguma abordagem deste ponto de vista, desta inversão que tenta romper o tradicional e os valores tidos como evolutivos, onde na ponta estão os "virtuoses". Seria mais um movimento que não resistiria o espaço-tempo ou algo que poderia deslocar o eixo da filosofia?

Influenciado pela onda, o sábio tá compondo um Rap, dedicado ao seu tio: Rap tio

14 comentários:

Requerí disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Requerí disse...

nietzsche - apesar do susto que tomou, sorte dele - é do tempo da comuna de paris, portanto, tempo em que, em adiantado estado de civilização e amadurecimento político, o povo, a classe operária, sabia manifestar sua revolta.
temos muito pasto verdinho pra pastar, até que possamos ganhar notoriedade histórica, por uma manifestação popular, das boas, de sustância ...
tal amadurecimento poderia chegar, também, através da música ... por que não??? eu sempre soube que ela nos conduz através de bons caminhos ...
ora pois!!!

... rsrs ... só eu sei o preço dessa espalhadinha ... tá bom, sou foda!!!

Requerí disse...

mas é invejoso!!! é ciumento!!! não é que ele tinha que fazer um arremedo???
que tal, clarioca??? vou colocar no rebloggando.com ... fica legalzinho, né não???

Requerí disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Requerí disse...

já sei!!!
descobri o segredo que faz o mágico holandês leviano ... rsrs ... ficar pendurado desse jeito ...
as montagens da clara. ela é contratada por ele pra fazer mágica com o mágico, ou seja, pendurar o danado.

cruzes!!! comentei o assunto de um no outro ... não é nesse post ... ó raios!!!

Anônimo disse...

Requerida, mas vc está impossivel...aqui é o pedaço do Sábio.... O Archie já anda ciumento, e vc cutuca...
Querido, liga p/ela não, dor de cotovelo é fogo ...
Gostei da postagem, como tudo que vc escreve ... só não posso comentar muito ... xiiiiii não sou boba !!!... beijos
Clara

Requerí disse...

gostei do "pedaço do sábio" ... rsrs ...
nem lembrava mais disso.
a gente vem, responde, pergunta, escreve, comenta, discute, faz disso aqui a casa da sogra ... rsrsrs ... e vc me vem com essa????????? ... rsrsrs ...
bela coisa!!! ...
bj ... vai dormir!

Anônimo disse...

a periferia está chegando, chegando num lugar q sempre foi dela ... mas q vcs intelectuais sabotam ... por acaso já viram a Minissérie "Antonia", moças da periferia de SP ... aqui é favela mesmo, estão descendo não com "drogas" (as drogas sobem")mas com músicas belissimas ... q nós brasuca não damos o valor merecido... Olha o Lula é presidente, num país NEGRO como o nosso logo teremos um NEGÃO como presidente ... eu baterei palmas, ficarei feliz .. e mandarei a Lei Aurea p/aquele lugar ... como se fosse um beneplácito dela ... foi não ... foi o povo ... assim, como o povo está mudando a cabeça de vcs ... com RAP q seja.. eu não gosto .. mas outros gostam ... vamos respeitar o novo ritmo ... ah as Antonias são lindas e são de SP .... vivaaaaaaaaaaaaa.... Sr Sábio, vc sabe q não sou carioca, sou da cidade + linda Niterói, e quem nasce no interior é "Fluminense" ... pôooo e eu sou mengão .... beijos querido meu...
Clara

Requerí disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Requerí disse...

clara, ó vamos combinar ...
não me provoca!!!
não me manda pra globo!!!
não me pede pra ver tv!!!
a minha, quando alguém chega aqui e liga, fica meia hora olhando pros lados, pra reconhecer o terreno e ter certeza que deve funcionar.
se alguém digita, no controle remoto, o canal correspondente à tv globo, ela dá rebut, desliga pensando que é virus ...

é melhor continuar do jeito que tava ... sem tvia não vejo mais, sem globoba ...

agooooooooora, quer falar de negão, tô dentro!!! vamos lá, por que pedaço dele a gente começa??? ... rsrsrs ... cabeça, tronco, membros ou música africana, sim, pq eu vou na fonte, na terra mãe, no país de origem ... nada de arremedo ...

bjs.

vai dormir mulé!!!

Anônimo disse...

Querido Sábio
Como sempre cutucando em temas polêmicos que bota a nossa cabeça pra pensar ...
Outro dia li um texto que comentava quanto preconceituosa é uma colocações como: “Esta é uma forma de levar cultura à favela” ...esta afirmação está no cotidiano das pessoas, no dia-a-dia dos veículos de comunicação e refletem a absorção de um conceito equivocado de cultura. “Cultura é tudo aquilo que é resultado da vida social, da aprendizagem, tudo aquilo que você adquire da sociedade é cultura”.
A música, a dança, as artes plásticas, todas as manifestações artísticas encontradas nas vilas e favelas, o que inclui o funk, o pagode e o rap, fazem parte da produção cultural local, assim como as manifestações encontradas nos demais lugares fazem parte da cultura. No entanto, cultura não se restringe a arte, mas abrange diversos campos sociais. Caminhar, trabalhar, namorar, casar, estudar, cozinhar, tudo isto é cultura. “Essa forma de reduzir a cultura à arte, e mais do que isso, às belas artes é excludente no sentido que elimina uma série de outras manifestações, formas de pensar o mundo e os sujeitos. Os agentes dessas formas de pensar, agir e estar no mundo são excluídos, numa postura discriminatória”..... eh,eh,eh ... quem falou isto tudo foi José Márcio Barros antropólogo, PUC Minas..... mas eu concordo com ele.
Outro termo que remete a reflexão é "periferia"... Hoje não se usa este termo com o conceito geográfico de " local distante do centro urbano " ... O termo periferia está muito marcado pela questão social ...diz respeito a lugares e sujeitos objetos de abandono das políticas ... é sinônimo de favela. Os bairros periféricos onde a renda da população é mais alta ( Alphaville por ex ), não são designados socialmente pelo termo periferia....e aí fechamos o ciclo,pois a referência urbano sociocêntrica não reconhece na periferia as formas ativas e contrastantes de cultura.

Ah..Sábio querido ..sei que falei demais ...mas foi pra descontar os outro que não comentei ...
Beijo cheio de saudade.
Bela

Requerí disse...

em compensação e hipocritamente, a favela dentro do bairro do morumbi, é "periferia" ...

to adorando esse bate-boca ... só não tô pondo os pingos nos ís daquele assunto ... hip hop rap ... cultura da periferia trazida ao centro urbano da elite ... a salada tá feita, só o molho não agregou ...

a bela veio salvar o bate-boca unilateral. pelo menos agora, apareceram outros ramos pra esse monte de galho embaraçado ...

socorro!!! fiquei burra!!!!

Anônimo disse...

Beleza, a Bela ficou mais Bela ....
Mostrou para nós, o seu saber .....
Que é grande, alguém precisava me socorrer com a Requerida ...
Eu sozinha, aguento não ....
Beijos, gostei do seu comentário, espero outros ...
Clara

Requerí disse...

clara, não chama a atenção pra mim. nessa eu tô burra. tô até fazendo de morta, com cara de paisagem ...