sábado, 5 de janeiro de 2008

ENTERRO DA EDUCAÇÃO !!!


Foto: professores (as) de Sampa, hoje, em longa fila à espera de exame de perícia médica, convocados que foram pelo BRILHANTE (pelo menos a careca é) governador Zé da Serra. - Note onde foram parar nossos "mestres"

A educação fundamental, básica, no Brasil faliu. Funciona da base do faz-de-conta. O professor faz de conta que ensina, o aluno faz de conta que aprende, o governo faz de conta que paga adequadamente e a sociedade finge que os educandos foram alfabetizados.

Nos antigamentes de minha geração, a escola primária e o ginasial, correspondente à atual escola fundamental, era melhor que as particulares. Este fato ocorre até a atualidade no ensino superior, onde as universidades estatais são as melhores. Assim, ano após ano, o ensino fundamental foi decaindo. Todos Estados da federação, anualmente jogam goela a baixo dos profissionais do ensino, programas, metas, capacitações e projetos idiotas, tal como o "Amigo da Escola", onde pretendem fazer milagre com o santo de casa. Pura basófia.
A resposta para solucionar o problema educacional básico no Brasil está no próprio exemplo das Universidades Estaduais e Federais, como também nas escolas particulares, ou seja, OS PROFESSORES GANHAM BEM.

Qualquer empresa da área privada sabe que só pode obter sucesso com profissionais bons. Estes, claro, são bem pagos. A profissão de professor público se transformou num BICO. É notório o crescimento vultuoso de mulheres neste setor. Não elas sejam menos capazes e sim pelo motivo que elas podem trabalhar um turno (bico) e cuidar da casa. Os professores que só vivem do ofício, são obrigados, para se manterem, lecionar em diversos turnos. Aliás essa COISA: turno, só existe em países sub-desenvolvidos. Nos desenvolvidos a escola é integral.

O Sábio indignado, concluiu no vernáculo francês
:"L'éducation au Brésil est morte. Les maitres seulement peuventveiller le défunt, rien plus !!" (traduction= " A educação no Brasil está morta. Os professores só podem velar o defunto, nada mais !!!"

16 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro sábio...a cada movimento econômico a 'educação do trabalhador' sofre um mimetismo programado...A educação da elite continua muito bem obrigado...

Archimedes Carpentieri disse...

Profa. Rose
Vc leu "O Velho e o Mar" de Ernest Hemingway? Chega a um momento em que o casal de turista percebe o enorme peixe devorado pelos tubarões, mas não percebe que ele próprio é o tubarão.
Quem sabe não chegará o dia do "Velho pescador" salvar seus pescados?

Anônimo disse...

Eu que sempre tenho tanto a digitar, agora manhã 5 h ... leio seu artigo ... dá um nó na garganta ... bate uma tristeza tão grande ... isso acontecendo num est tão rico ... vamos imaginar aqueles q vivem da bolsa família...
Sei não, Archie... eu q sou otimista, será q ainda sou ? ...
Beijos meu querido amigo....
Cheia de saudade ......
do " meu Sábio " ........
Clara

JANIO GOMES disse...

A classe dos professores não é uma classe unida.
São despreparados, não de sabedoria, mas sim de "jogo de cintura" em se tratando buscar suas reividicações.
Se não fosse o Professor, não teríamos profissionais, pq eles não são respeitados? Quem formou os grandes sábios do mundo? É hora de começar a dar valor no maior formador de profissionais do planeta, pois eu, vou ser um, pretendo ser um, e quero ser tratado como professor, mas um professor respeitado, não de elite, mas sim, para os pobres e oprimidos.

Anônimo disse...

Querido mestre...vou entrar um pouco na fala do Janio."Janio sou Educadora..vc leu "Conversas com quem gosta de Ensinar de Rubem Alves? então, nesse livro ele coloca as duas faces do profissional da Educação...faz uma comparação entre Eucaliptos e Jequitibas ...o Educador e o Professor...aquele que exerce a profissão e fica louco a espera do seu hollerith no 5º dia útil e o Educador que exerce sua função por amor, ideologia.Leia e você poderá fazer uma análise da sua escolha..rss Qto a valorização como uma classe desunida concordo...somos a maioria e no dia de uma atribuição mais parece uma Invasão de pessoasbarbaros,descomprometidas .O que eu sinto que quanto maior o índice de desemprego maior a procura para se dar aula : dai o professor finge que ensina, o aluno finge que aprende os pais cruzam os braços.Sem contar a quantidade de faculdades que são licenciadas para dar cursos da àrea da Educação...até online pode?
Concordo tbém com a professora Rose..muda-se a política , muda-se métodos...muda-se grades...muda-se tudo...nada tem uma continuidade..sem contar que que qto menos consciente e crítico for o povo mais fácil de ser manipulado...
beijos

Anônimo disse...

NOSSAS DÚVIDAS SÃO TRAIDORAS E NOS FAZEM PERDER O QUE, COM FREQÜÊNCIA, PODERÍAMOS GANHAR, POR SIMPLES MEDO DE ARRISCAR ,então....eu aprendi que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu...obrigada por esse espaço Sábio e professor Archimedes.
( perdoem os problemas de hipo e e segmentação...mão traumatizada por uma queda na escada rsss)

Anônimo disse...

Oi, a Educação é uma bola de neve caindo e a cada dia ficando maior.Há despreparo e falta de responsabilidade de muitos professores. Imagino qtos deitam e dormem,sabendo que cumpriram com o que se propuseram fazer. Primeiramente aceitaram o salário para isto.Claro que não significa ficar inerte e não lutar pela melhoria dos mesmos, mas será que os maus professores só precisam de melhores salários? duvido, os bons sim. Cada gesto,palavra,a falta de preparo das aulas,as faltas que são dadas sem responsabilidade nenhuma,parece que esquecem que lidam com seres humanos e estas atitudes acabam com o sonho de muitas crianças e adolescente.Vcs terão que dar conta das mesmas,e não será para os pais,direção,governo etc... e sim para Deus, pois lidam com vidas.Ser mestre é sacerdócio e não falta de opção na vida. Agora, admiro os bons professores. E olha que conheço um bom número deles que apesar de todas as dificuldades, vibram com o sucesso de seus alunos e teem nisto a sua maior recompensa.Sei lá cada pessoa é única. A bola de neve começa nos lares desestruturados de alunos e professores. Acho que esta na hora de toda sociedade rever o papel do educador e acompanhar de perto o que esta acontecendo. Afinal o futuro nós que construímos.

Archimedes Carpentieri disse...

Sonia:

Concordo que há também maus professores, assim como em todos os ramos profissionais. No entanto, atente para as boas escolas onde há bons profissionais. Vc vai verificar que são bem pagos.
Estamos num sistema capitalista e é utopia, portanto, querer que professores sejam sacerdotes.Esse conceito foi inculcado na área, justamente para entorpecer a classe de pedagogos, tipo assim: trabalha de graça que Deus vai te compensar com o paraíso.
De resto concordo em tudo que vc escreveu.

Archimedes Carpentieri disse...

Jânio
Faça isso não !!!
Compre um carrinho de pipoca, um ponto em frente a uma escola que vc vai se dar melhor rss

Seria cômico se não fosse trágico.

O Sábio, lendo tua carta astral, me disse que com esse teu nome, vc vai ser é POLÍTICO...Mas recomendou cuidado, porque numericamente, seu nome soma 12, que é o arcano do enforcado, do sacrifício... Que o diga (via sessão espírita), Jânio Quadros.

Archimedes Carpentieri disse...

Vanda

Pelo que sei vc caiu de bumbum na escada. Que história é essa de mão traumatizada? O trauma é mais em baixo rss

Anônimo disse...

Ah! professor...acidente de trabalho kkkk
tudo por uma educação eficiente e de qualidade rsssssssss

Anônimo disse...

Quanto o trauma mais embaixo nem te conto ui ui...kkk ainda de repouso.

Anônimo disse...

Eu que sempre tenho tanto a digitar, agora manhã 5 h ... leio seu artigo ... dá um nó na garganta ... bate uma tristeza tão grande ... isso acontecendo num est tão rico ... vamos imaginar aqueles q vivem da bolsa família...
Sei não, Archie... eu q sou otimista, será q ainda sou ? ...
Beijos meu querido amigo....
Cheia de saudade ......
do " meu Sábio " ........
Clara
Repetindo meu " comentário"...
com esperança do sábio ler ...
Coincidência agora 5h da tarde...
Li comentários q vieram enriquecer o meu conhecimento que é de "ALUNA".
Sábio, desculpa mas estou aprendendo mais com os comentário do que com os seus artigos ... embora ele seja a causa ...
Clara

Anônimo disse...

O XAROPINHO QUER VIRAR PROFESSOR PARA VER SE TRANSFORMA EM UM SÁBIO COMO VOSSA SENHORA ARCHIE!!!

Anônimo disse...

DE UMA OLHADA NO MEU BLOG...
WWW.POBRENX.ZIP.NET

Unknown disse...

levaram a educação a guilhotina, cortaram-na sua cabeça, e seu coração esta sangrando, mas os médicos estão em greve....o que fazer? sinto pesares como docente que sou, que sem cérebro, sem olhos e sem coração,a classe menos favorecida acaba andando de muletas, mas...e os ortopedistas??
e quem dará as muletas? é melhor morrer!!! mas tem que pagar o caixão, pagar o terreno...rs, na realidade é melhor viver...tá!!! mas então fico com o bolsa escola....não dá!!! os politicos já passaram a mão...rs ai!!! meu cerebelo esta solto....com tantos desalentos..., tormentos....