terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

CINEMA NACIONAL - O Último que Sair Apaga a Luz.


Gemma Arterton

venceu mais de 1500 garotas que também concorriam a ser a nova BondGirl, entre elas as brasileiras - Cleo Pires, Juliana Paes e Ghilhermina Guinle.
Bem feito para as brasileiras extensivo às "inteligências" do chamado "meio artístico" tupininquim, sempre à reboque...
Quando indicado um filme brasileiro para o Oscar de melhor película estrangeira, o destaque cá no país, é como se fosse uma final de Copa do Mundo de futebol. Mas atentem: O cinema americano se posiciona como a elite e os coitadinhos dos demais países, concorrem a um prêmio de consolação. E há artistas e diretores brasileiros que vão la na cerimônia, crentes que estão "abafando", com a palavra a Fernanda Montenegro...

Agora foi a vez da mais badalada fita brasileira: Tropa de Elite.
A "Variety", um dos veículos mais influentes da indústria cinematográfica, fez uma crítica contundente sobre o filme exibido internacionalmente pela primeira no Festival de Berlim. O longa é descrito como "a celebração da violência pelo bem, que funciona como peça de recrutamento para criminosos fascistas".

E mais: "reforça a identificação, mas também aliena os espectadores inteligentes que não precisam de explicações para cada conceito que já está sendo mostrado visualmente". "Ainda que o filme tenha sido o mais visto de 2007 no Brasil, o público de filmes de arte não deve perdoar o inescapável ponto-de-vista de direita".
Ou seja: compara os policiais do filme a nazistas da SS, durante a Segunda Guerra Mundial, embora reconhecendo que é a realidade das favelas cariocas.
Tudo isso num país que foi o berço do Nazismo... Fico imaginando se não fosse...
Enquanto prevaler o nepotismo no meio artístico, onde filhos de atores ou diretores tendem a ser considerados atores e diretores, enquanto inexistir academias para formação de profissionais da Sétima Arte no Brasil, continuará a prevalecer a mediocridade e o fiasco.

Em termos de produção artística brasileira eu fico com a altissonante atuação de Lima Duarte em duas propagandas das parabólicas Century... Ele dá um show de interpretação, digno dos melhores atores da 20th Century Fox dos velhos tempos. Certamente não havia nesse comercial nenhum "diretor" para dirigi-lo.

Sábio do Cerrado0 - parabolicasado na tropa de desquite 007



38 comentários:

Anônimo disse...

Testando

regina claudia brandão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sábio... nós temos belas atrizes brasileiras . umas bem talentosas outas nem tanto ...mas essa Gemma Arterton é um espetáculo. desconheço seu talento mas em matéria de beleza deixa a talentosa Fernando Montenegro no chinelo.rs
qto ao cinema brasileiro infelizmente o que vemos nas telas aqui e mostamos para o mundo é um festival de violência, miséria como por exemplo Cidade de Deus, Central do Brasil e o mais recente citado no blog Tropa de Elite.
concordo plenamente quando o sr diz que precisamos de acadêmias para formação de atores, diretores, cineastas etc ou continuaremos na mediocridade e muito longe de ganharmos um tão sonhado Oscar...

Anônimo disse...

Querido Sábio

Ao falar em cinema brasileiro temos que colcar uma , ou um - ou um ( ) ou uma / ........rssss.... Algo que separe o joio do trigo ... Temos filmes e filmes .... Temos Pagador de Promessa com " Palma de Ouro" .... Mas também temos a época da ditadura com os filmes Pornô ... A partir dos anos 90 bons filmes voltam a ser produzidos, pois temos escritores, roteiristas, diretores e atores excelentes... Mas é lógico que a porcaria sempre estará presente ... A indústria do cinema , que lida com uma "arte" ( a sétima..) ,assim como tudo num Capitalismo selvagem como o nosso, não tem o homem como centro e sim o capital ....kkkkkk... (ops..capitalismo de novo não !!) .... Porem existem " porcarias " inofensivas como : comédias, historias romanceadas, Xuxa,etc ....
Mas não se pode pegar um tema forte, atual e manuseá-lo de modo a atender uma classe elitista ou desinformada ( manipulada) , com um pensamento facista que prega o autoritarismo e a violência como a "única" saida !
O PHA e seu blog no dia 26/09/2007 fez os seguintes comentários que tomo a liberdade de copiar/colar aqui.
O Filme Tropa de Elite é “f”, mas de Farsa, Fraude, Fantástico.
. A PM não é assim.
. O Bope não é assim.
. A favela não é assim.
. A PUC não é assim.
. O Rio não é assim.
. Nem o livro “Elite DA Tropa” é assim.
. O filme é a cópia pirata do livro.. O argumento central do filme FICA abaixo DA linha DA pobreza DA criatividade: um oficial do Bope está para ser pai, entra em parafuso e procura um substituto ... É isso.. O resto é bala.
. Porém, a favela não é o que “Tropa de Elite” diz que é. . A favela é um lugar onde moram pobres e famílias de classe média.. Que trabalham nas nossas casas com dignidade e vontade de subir na vida.
. Os “heróis” de “Tropa de Elite” são OS mesmos militares torturadores que "salvavam" as nossas famílias e a nossa civilização DA ameaça comunista......e que agora, nos "salvam" dos narcotraficantes.. Num e noutro caso else são apenas torturadores que um dia enfrentarão a lei e o repúdio de uma sociedade civilizada.

Sábio, com este tema vamos longe ....

O Oscar é um prêmio de americano para americano ... O cinema americano ( com honrosas exceções) sempre foi e é medíocre ... é o culto ao " American way of life" ... Sempre são os heróis, OS corretos, os inteligentes .... Bla, bla, bla.... ( antes que falem .... Vou me adiantar : " sim é lógico que já vi dezenas de filmes americanos .... Alguns adoráveis como o "John McLaine" ....meu herói !!... Kkkk )
.... Então o resto é resto .... Ah !! Tem resto !! ....então vamos fazer um prêmio de melhor filme estrangeiro .... Rssss

Mas , Sábio, vamos entender uma coisa .... Qual artista não vai gostar de ir à festa de entrega do Oscar ??? Afinal, os maiores prazeres do artista são o palco, os holofotes, os aplausos.

Bem , já é tarde e amanhã tenho compromisso cedo .... Vou parar por aqui ....

Xiiiiiiiii..... desculpa .... só agora to vendo o tamanho que ficou ..... num briga cumigo não, tá?

Beijin

Bela

Solange Cunha disse...

Bela, foi um prazer ler seu comentário... vc fez o q eu não sei fazer..(escrever)..mas se voltarmos em outros artigos do Sábio, veremos q ele sempre fala mal de nossos atores, autores etc.
O Sábio sente um prazer em falar mal de nossa arte .. teatro, cinema, novelas, minisséries ..
Agora a artista americana do tempo dele...eram além de bonitas, talentosas .. Será q nosso Sábio não é um agente da CIA..rsrs
Acadêmia, de cinema, se informem melhor ...
Na Universidade Federal Fluminense, UFF-Niterói...
Curso superior.. quem sabe no GOOGLE ... vc ache alguma coisa.
Fiquei longe tanto tempo, voltei ..E o sábio continua marretando nossos artistas...
Sei não, mas acho q o Sábio não sabe elogiar....
1º beijo para a Bela
2º com sabor de volta para o SR SÁBIO ... lingua ferina .
Clara ...

Anônimo disse...

Fiz um comentário enorme, com email do Gmail.
Não sei se chegou até o sábio.
Pôoo em vez de facilitar, complicam ...
Ev@ - Clara - Maria - Faceira

Anônimo disse...

Sábio tenho que concordar que em favelas ,moram familias e pessoas de bem...sabemos também que muitos filmes americanos são piores que os nossos...já que eles dominam com certeza uma tecnoligia bem mais avanaçada ...Mas o que temos que analisar também que o nosso país é tão lindo...rico em belezas naturais e tão pouco explorado nesse sentido no mundo cinematográfico... A beleza da arte esta em todos os campos , seja na literatura,dança, música....e pouco se tem visto nas telas do cinema esse tipo de trabalho...podemos citar "O Quatrilho" onde a beleza do Sul é expressa como uma magnititude sem igual...ñ vamos entrar aqui na história em si....mas o cinema é um meio de comunicação que vende mais imagens que história acredito eu, isso aos olhos de um bom observador e crítico ( que não é o meu caso, pois tenho pouco conhecimento nesse sentido).A matéria é muito boa...nos da asas pra voar distante...vamos aguardar os próximos comentários...com certeza serão tão ricos como os acima...Abraços
Vanda

Anônimo disse...

Você está certa Ev@.Venho a esse espaço algumas vezes e somente leio pixação nos textos.Não sei seu quem escreve é da CIA,mas acho que está revoltado com o que a gente tem aqui no Brasil e com as coisas do mundo também.Criticar é diferente de falar mal por falar.
Eu sou o Sábio do Sertão porque moro em Vitória da Conquista.

Archimedes Carpentieri disse...

Sábio do Sertão

Vitória da Conquista é sertão? Tu tá doido...rs

Mas é isso mesmo, geralmente confundem-se CRÍTICA COM CENSURA.
Criticar pode ser elogiar ou depreciar, enquanto que a Censura é preconceituosa e só deprecia.

Abraços Acarajésicos

Anônimo disse...

Sábio do Cerrado vou lhe pedir que procure algum site para ler um pouco da história da minha cidade.Ela começou sua história num rincão denominado de Sertão da Ressaca e foi fundada por um sertanista que chefiava uma Bandeira que ocupava territórios do sertão.Sei bem que a economia da minha cidade a deixa longe de ser considerada "sertão".Mas sua localização é no sertão.Caso o senhor não saiba minha cidade é a Jóia do Sertão Baiano!Com muito orgulho.Não estou doido.Eu quis ser simpático com V.Exa.Sua intenção é contrariar as pessoas que V.Exa.não conhece que escrevem aqui no seu espaço.O senhor precisa aprender a ler entre as linhas para não ser antipático e presunçoso.Vá até este site para ler e ouvir o hino que começa cantando,Conquista Jóia do Sertão baiano.
http://www.pmvc.com.br/interface/index_hino.asp
Sábio do Sertão.

Anônimo disse...

Com censura SIM
Sábio é saudade da ditadura...
Se há um espaço, para comentar, a postagem, é com liberdade.
Quem coloca um espaço para comentários, e não está agradando.
É só acabar com o espaço.
E o Sábio, escrever sem criticas, nem comentários desagradáveis ..
Tolhendo a opinião dos seus leitores . Quem está na chuva é para se molhar .Coisa feia....
Clara

Solange Cunha disse...

Continuando com CARTÃO.
Cartão que vai e não tem resposta.
Cartão de ida sem volta..
Ev@

Anônimo disse...

Acho que os meu comentários, foram censurados.
Isso é um convite do Sábio :
Ou elogie ..
Ou SAIA.....
Minha opinião - SAIR
Ev@

regina claudia brandão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
regina claudia brandão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Querido Sábio

Estou numa sem-graces danada sô !!
Brigada pelo honroso destaque no seu blog !!!

Beijin.

Bela

Anônimo disse...

Só serão liberados os comentários que concordem com o pensamento de V.Exa.Isto prova todas as minhas teorias,tardias,sobre a sua falta,dentre outras coisas,de pensamento democrático.Eu não quero que sejam liberados estes também.Fui!
Sábio do Sertão.

Anônimo disse...

Sai não Ev@ !!
O sábio num censura não ...
Na realidade ele adora uma polêmica.... e dá uma boiada pra num sair... rsss ....mas pelo que acompanho por aqui, sei que vc tb num corre da raia..
Beijo
Bela

Anônimo disse...

De acordo com a maioria .
Muito falar mal.
Nada de falar BEM.
emilly butcher

Archimedes Carpentieri disse...

RECADINHOS CERRÁTICOS

GERAL= Não fiquem mestruados quando o seu comentário não for publicado com brevidade. Ocorre que tenho antes abrir minha caixa postal (e-mail) e autorizar.
Detesto isso, mas vcs são testemunhas da confusão que aqui se deu por leitores usando nome de outros, fugindo assim da finalidade.

1- AO SÁBIO DO SERTÃO

Amigo, vc é muito legal e nunca iria deixar de publicar seus comentários. A explicação está aí em cima;
Vitória da Conquista me salvou em uma ocasião que voltando de Salvador p/ SP, perdi minha carteira com todos documentos, num posto antes de Vitória. Encontrei gente boa que me emprestou dinheiro pra eu chegar a SP...

O Capitão-Mor João Gonçalves da Costa, fundador da cidade de Vitória da Conquista foi meu parente.

Abraços sem presunção e antipatia.

Anônimo disse...

Tropa de Elite foi record de pirataria,a pirataria que teve início na empresa que colocou-lhe as legandas.Matou na favela e foi ao cinema ou,matou no cinema e foi até a favela.Podem escolher.O cinema brasileiro precisa ficar livre do preconceito que,aos moldes da frase que entitula este post,afasta-o da maioria dos brasileiros.A tecnologia utilizada antigamente era precária.Resultava em filmes de sonorização inferior.Tudo mudou e é necessário prestar atenção no que é feito e no que já existe.Alguns notáveis...............Sábado,Gêmeas,Durval Discos,Amor e Companhia,O Vestido,Copacabana,La Serva Padrona,Carlota Joaquina,O Judeu,Ó Pai Ó,O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias,O Invasor,Boleiros,Memórias Do Cárcere,O Homem Que Copiava,Baile Perfumado,Bellini E A Esfinge,Zuzu Angel,Cheiro De Ralo,A Casa De Alice..................etc.
Nota:Sobre o cinema produzido durante a ditadura militar,a porno-chanchada,o cinema da boca do lixo, o cinema da boca dos sonhos,seria interessante que os leitores deste blog acessassem........

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/dezembro2002/unihoje_ju202pag12.html

As coisas do mundo não são,estão.SCBR.

Anônimo disse...

Senhores,testando o link que indiquei,constatei que ficou entrecortado,por exigência do espaço para os comentários:

http://www.unicamp.br/unicamp/
unicamp_hoje/ju/
dezembro2002/
unihoje_ju202pag12.html

Fracionado fica mais seguro.Copiem cada fração e colem,uma ao lado da outra,na barra de endereços.SCBR.

Unknown disse...

adoro seus comentários...entro aqui para aprender....beijos no coração.
Elen Viana

Anônimo disse...

Muito interessante a abordagem sobre a pornochanchada que o professor e cineasta Nuno Cesar Pereira de Abreu fez em sua tese de doutorado.
Sem dúvida este é um tema que permite uma aboradgem sociológica e antrpológica muito rica... um tempo de repressão pesada, não apenas política, mas também de cerceamento a liberdade individual de expressão...Como o professor afirma " era um cinema popular feito por poulares" .É como se diz " se der pão e circo ao povo ........"
Mas Abreu constata em sua pesquisa que com a abertura política, nota-se também o esgotamento da fórmula "erotismo, produção barata e público numeroso". Como diz um dos seus entrevistados, "o público ficou mais inteligente que os filmes".
Este é um tema muito amplo . O próprio autor já introduz outra abordagem ao analisar o erotismo daquela época com o atual ... o sexo explicito que hoje entra na nossa casa a qualquer hora ... era proibido ... e hoje, falar em erotismo, sucita um longo debate ... um tema para nova tese...rss
Muito boa a dica do site do Jornal da Unicamp!
Sábio, seu blog está cada vez mais estimulante ...

Beijão.
Bela

Archimedes Carpentieri disse...

RECADINHOS

Para: emilly butcher(açougueira?)

O Sábio só fala mal pq está menstruado. Ele me pediu pra te pedir um pedido pecial pra vc mandar uma foto tua. Com a mesma fará uma sessão astrolo-adivinhatória e pode até falar bem de tu.
Ele é homem e essa espécie é como espermatozóide: só um em um milhão tem chance de se tornar humano.

Archimedes Carpentieri disse...

RECADINHOS II

SCBR

Legal tua contribuição. Volte sempre e pode postar teu nome para evitar especulações, como: Santa Catarina-BR, Sem Condições de Beber Rum, etc.
abraços

Anônimo disse...

Sou,Simplesmente Cinema BRasileiro e entro nas áreas da net onde ele é mencionado,para que não lhe tirem a dignidade e seja tratado com justiça.Todo filme é bom,depende de quem assiste.Resta,a quem tem bom gosto lamentar.Então,não me detenho a longas,nem a curtas,discussões sobre um filme objeto de pirataria,por exemplo.Não passa de um blockbuster anunciado,pré-fabricado,lamentável e que chegou onde chegou,porque o povo possue o gen da morbidez em elevado grau de atavismo,que recrudesce a cada geração com mais força.SCBR.

Archimedes Carpentieri disse...

Caro SCBR -

Vamos por partes, como remomendaria o personagem: Jack, o Estripador

Talk 1 - Não concordo contigo que todo filme é bom, dependendo de quem o assiste. Mal comparando com um espetáculo de futebol, pra vc tanto faz assistir o Pindaíba FC como o Internacional de Milão...
Tanto faz vc ouvir o Xitãozinho como Chico Buarque ou Milton Nascimento, tanto faz ler Paulo Coentro como Shakespeare.Se for assim tudo bem...

Talk 2 - O povo não tem grau de morbidez genético. Ele adquiriu pelos péssimos exemplos que incluem os péssimos filmes, inclusive a maioria dos brasileiros;

Talk 3- Há o atavismo (passado) e a aventura futurista inconsequente e imbecilizada. Não sei qual é o pior.

Talk 4- As gerações se renovam e se aperfeiçoam, embora muitos não reconheçam. É a lei da natureza. Jung explica isso direitinho na sua teoria do "Arquétipo noético" ou o inconsciênte individual e coletivo, ou seja: Cada ser que nasce, traz uma "carga" de experiência do passado, portanto, potencialmente mais apto a suplantar os níveis das gerações pretéritas.

Talk 5 - Cansei...

Anônimo disse...

E o TROPA DE ELITE acabou ganhando o Urso de Ouro em Berlim
Só vim dizer isso.............

lia.mello

Anônimo disse...

Todo o filme é bom.Para você qual filme é bom?Não importa,a resposta demoraria muito.Ele pode não ser bom para mim.Um exemplo:suponhamos que você goste dos filmes atuados por steven seagal,momento crítico é um deles,do diretor stuart baird,ou duro de matar 1,2,3 e 4,que eu me lembre,este último dirigido por len wiseman.Como não gosto de filmes assim,não acho bons.Eu,por minha vez lhe direi,o rio,do diretor chinês tsai ming-liang é ótimo.Você,com certeza dirá que é péssimo.Poucas pessoas acharam bom.Muitas não gostaram.Acharam horrível.Eu adorei.Para mim ele é ótimo.Gosto não se discute,lamenta-se.É o que eu faço sempre que alguém diz que acha ruim, que não gosta de um dos filmes que eu acho ótimo.Meu gosto para cinema é especial.
Não preciso mencionar cinema pra provar o que vou dizer agora:o povo diminui a marcha do carro quando tem um corpo estendido no chão de uma via,alguns policiais em volta,ambulância,resgate,etc.Os motoristas, os transeuntes querem olhar,quase estacionam,por pouco não desligam o motor,aglomeram atrasando a vida dos outros e a sua própria.Curiosidade mórbida é o nome disso e é universal.Alguém vai me esperar na porta de um cinema e chove em minha cidade.Não seria confortável deixá-lo esperando.Mantenho minha teoria:todo filme é bom,depende do gosto de quem o assiste.Tenho sem dúvida, coisa melhor a fazer.SCBR.

Anônimo disse...

Sr S�bio,
Nem todos tem a sua cultura.
H� os que n�o tem.
Mas vem aqui aprender um pouco mais .
Nem por isso merece recadinhos pouco gentil.

O S�bio s� fala mal pq est� menstruado. Ele me

pediu pra te pedir um pedido pecial pra vc mandar

uma foto tua. Com a mesma far� uma sess�o

astrolo-adivinhat�ria e pode at� falar bem de tu.
Ele � homem e essa esp�cie � como espermatoz�ide:

s� um em um milh�o tem chance de se tornar humano.
Lamentavel que com todos os titulos que aqui vejo, o senhor n�o aprendeu a considerar os que pouco sabem. Eu vim aqui aprender, mas errei aqui n�o � o lugar.
emilly butcher

Archimedes Carpentieri disse...

eita.. SCBR...

AMIGO...VC CONFUNDE GOSTO COM QUALIDADE. TEM GENTE QUE GOSTA DE MERDA, OUTROS PREFEREM UMA PICANHA.
QUALIDADE É OUTRA COISA...

Vc afirma que todo filme é bom pq há pessoas que gostam. Isso não é qualidade= é preferência ou gosto.

Aliás vc é muito confuso e se vc tiver melhor coisa pra fazer, pq tá perdendo tempo aqui?

Vá catar coquinho pra lá do córguinho.

Archimedes Carpentieri disse...

LIA MELO

Eu não estranhei o Urso...aliás os alemães sempre foram amigos ursos.

Eu estranhei sim foi a crítica que reproduzi no artigo, de uma revista especializada alemã classificando o filme como fascista. Não usou o termo Nazista que são sinônimos, por decoro parlamentar...rs

Claro que uma nação que enfrentou o mundo numa guerra mundial, pregando a superioridade da raça ariana, (eles mesmos), não iria depois de algumas décadas mudar de conceito firmado por dezenas de séculos.
Em outras words...eles gostaram do lado nazista do filme.

Fazia tempo que tu não comparecia a este gramado, né? Venha sempre!

Anônimo disse...

Recadinho.
Agora foi a vez da mais badalada fita brasileira: Tropa de Elite.
"Tropa de Elite" conquista o Urso de Ouro em Berlim

Apesar da recepção majoritariamente negativa que

teve na mídia internacional --a produção brasileira

chegou a ser chamada de "fascista" pela revista

americana "Variety"--, "Tropa de Elite" desbancou

os favoritos "Sangue Negro", de Paul Thomas

Anderson, e a comédia "Happy-Go-Lucky", de Mike

Leigh.
Outra produção brasileira também premiada . O curta " CAFÉ COM LEITE".
O último filme brasileiro a vencer um Urso de Ouro

foi "Central do Brasil", de Walter Salles, em 1998.
Acho que o senhor, agora repense o nosso cinema. E nos brinde com outra postagem, opinando sobre o filme.
emilly - Emilia, que não é cozinheira.É só faxineira, profissão de respeito. Que limpa as casas da ELITE, e também as casas de Intelectuais.

Emilia

Archimedes Carpentieri disse...

PARA emilly butcher

Querida... Se vc veio aqui aprender se deu mal, pq eu também não sei nada... Mas não deixe de comparecer ao gramado; a gente faz uma dupla de 2: "Butcher & Cerrado Incorporation". Assim seremos dois a nada saber e estaremos em boa companhia de Sócrates que declarou à sua sogra: SÓ SEI QUE NADA SEI.

Beijos no teu cuore

Sábio

Archimedes Carpentieri disse...

PARA EMILIA do sítio do Paike Pau Amarelou

Vc é a mesma Emilly?

Já respondi na última postagem, ok?

Claro que tua profissão é dígna. Minha tia foi faisxixineira por longo tempo. Hoje é Ministra do Meio Ambiente Limpo do Lula.

beijos e obrigado pela opinião.

Sábio

Archimedes Carpentieri disse...

PELA ÚLTIMA VEZ SCBR

Meu blog não tinha moderação. Gosto de opiniões contrárias e favoráveis.
Agora ataques pessoais a mim e a pessoas que comentam não admito, por isso mudei o sistema de comentários.
Vc deve ser um cara mal amado e como ja citei confuso, para não dizer burro.
Não adianta fica me enviando e-mails. Pra mim vc não existe, pois se esconde sob 4 letras= SCBR - S em C érebro B rocha e R idículo.

Feliz natal.

Archimedes Carpentieri disse...

PELA ÚLTIMA VEZ SCBR

Meu blog não tinha moderação. Gosto de opiniões contrárias e favoráveis.
Agora ataques pessoais a mim e a pessoas que comentam não admito, por isso mudei o sistema de comentários.
Vc deve ser um cara mal amado e como ja citei confuso, para não dizer burro.
Não adianta ficar me enviando e-mails. Pra mim vc não existe, pois se esconde sob 4 letras= SCBR - S em C érebro B rocha e R idículo.

Feliz natal.