terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

MULHERES NO PODER

Dilma Rousseff - Participou da Resistência aos governos militares. esteve presa entre 1970 e 1973 nos órgãos de repressão política e agora é a força moral do governo Lula.

As mulheres no século XX e no atual, estão a conseguir ser reconhecidas em todas as áreas da atividade humana e de umas décadas à atualidade estão se destacando na política, campo que era exclusividade dos homens.
Historicamente despontaram algumas como Joana D´Arc, a mais famosa das guerreiras da velha Europa, Anita Garibaldi no Brasil e no campo da ciência Madame Curie, além de outros destaques.
No entanto na área política, à exceção de algumas rainhas que subiram ao poder por serem herdeiras de tronos, somente após a Segunda Guerra Mundial começou a despontar líderes femininas nesta área, como Evita Perón na Argentina, Indira Gandhi que ocupou o mais alto cargo na mais populosa democracia do planeta, a Índia, um país onde as mulheres eram tradicionalmente subservientes aos homens.
O panorama atual é mais promissor ao chamado sexo frágil. Ellen Johnson eleita presidente da Libéria, Michelle Bachelet, presidente do Chile, Ângela Merkel primeira chanceler da Alemanha (que corresponde a presidente)
Outros exemplos podem ser observados na Filândia, Irlanda e Letônia. No total são onze mulheres comandando seus países.
No Brasil só conseguiram ser governadoras, como no Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, no Maranhão Roseana Sarney, Vilma Faria no RN. Atualmente comandam três estados: Yeda Crusius, no RS, Vilma Faria RN e Ana Julia Carepa PA
Exemplos como esses permitem dizer que se vive um bom momento para as mulheres se afirmar mais decisivamente nos municípios, estados e na área federal.
No Governo Lula, há três ministras: Marina Silva – meio ambiente, Marta Suplicy- turismo, Nilcea Freire – Secretária para Política das Mulheres, com status de ministério e o mais importante cargo do staf , a Casa Civil, é ocupado pela ministra Dilma Rousseff, que de certa forma salvou a reputação do Governo Lula substituindo José Dirceu.
Pesquisas demonstram que a limitação da presença da mulher nas esferas de poder estar ligada às questões econômicas. Apenas 4% da riqueza do mundo esta nas mãos de mulheres, e riqueza e poder têm tudo a ver.
As eleições nos EUA podem apontar pela primeira vez uma presidente, a Hilary Clinton e de sobra já atua como ministra das relações exteriores a mulata Condoleezza Rice, numa das mais espinhosas e delicadas funções daquele país.
Demonstra também a pesquisa que as mulheres são mais honestas, mais humanitárias e mais responsáveis que os homens.

O Sábio já percebeu tudo isso há muito tempo e afirma que os homens fracassaram entronizados no seu egoísmo, desonestidade, falta de caráter e ambição.
Vai, votar decididamene só para mulheres até o século XXIII. E você ???

4 comentários:

Anônimo disse...

Sábio a mulher que vc descreveu no artigo:

Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir. Não grite comigo, tenho o péssimo hábito de revidar. Acordo pela manhã com ótimo humor mas ... permita que eu escove os dentes primeiro. Toque muito em mim, principalmente nos cabelos e minta sobre minha nocauteante beleza. Tenho vida própria, me faça sentir saudades, conte algumas coisas que me façam rir, mas não conte piadas e nem seja preconceituoso, não perca tempo, cultivando este tipo de herança de seus pais. Viaje antes de me conhecer, sofra antes de mim para reconhecer-me um porto, um albergue da juventude. Eu saio em conta, você não gastará muito comigo. Acredite nas verdades que digo e também nas mentiras, elas serão raras e sempre por uma boa causa. Respeite meu choro, me deixe sózinha, só volte quando eu chamar e, não me obedeça sempre que eu também gosto de ser contrariada. ( Então fique comigo quando eu chorar, combinado?). Seja mais forte que eu e menos altruísta! Não se vista tão bem... gosto de camisa para fora da calça, gosto de braços, gosto de pernas e muito de pescoço. Reverenciarei tudo em você que estiver a meu gosto: boca, cabelos, os pelos do peito e um joelho esfolado, você tem que se esfolar as vezes, mesmo na sua idade. Leia, escolha seus próprios livros, releia-os. Odeie a vida doméstica e os agitos noturnos. Seja um pouco caseiro e um pouco da vida, não de boate que isto é coisa de gente triste. Não seja escravo da televisão, nem xiita contra. Nem escravo meu, nem filho meu, nem meu pai. Escolha um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o invente muitas vezes.

Me enlouqueça uma vez por mês mas, me faça uma louca boa, uma louca que ache graça em tudo que rime com louca: loba, boba, rouca, boca ... Goste de música e de sexo. goste de um esporte não muito banal. Não invente de querer muitos filhos, me carregar pra a missa, apresentar sua familia... isso a gente vê depois ... se calhar ... Deixa eu dirigir o seu carro, que você adora. Quero ver você nervoso, inquieto, olhe para outras mulheres, tenha amigos e digam muitas bobagens juntos. Não me conte seus segredos ... me faça massagem nas costas. Não fume, beba, chore, eleja algumas contravenções. Me rapte! Se nada disso funcionar ... experimente me amar!

Sábio esse é o tipo de mulher que se faz tão grande e almeja os maiores degraus dessa vida e faz de um homem tão grande quanto ela...
Abraços
Vanda

Anônimo disse...

Querido Sábio.........me atrevi a deixar mais um comentário ta?rsss
Dias antes de você postar esse artigo, numa reunião de amigos estavamos falando sobre o papel da mulher na sociedade já pensando as eleições desse ano....e citamos as AMAZONAS...como me identifico com esse assunto gostaria muito que você falasse um pouco numa próxima oportunidade sobre as Amazonas..Sei que as Amazonas são o primeiro e mais persistente mito de mulheres libertas vivendo em comunidades. Poderosas porque manejavam armas e curioso é referir que esse fator de superioridade era marcante para os homens que se cruzavam com elas. Ter armas é, ontem como hoje, ter poder. rsss Podemos ve-las assim mesmo como as mulheres de hoje? Estou feliz que vai votar só em mulheres ..então vote em mim ok?Abraços
VANDA

Anônimo disse...

Vanda Vanda ! Você escreve bem, só que, amores assim explícitos, manifestam-se melhores no particular que no público. Pense nisto... e quem sabe este tal Sábio comece a pensar em amar vc.
Eu acredito que o universo masculino prefira os sussurros no ouvido, do que os berros de cima dos telhados. Deixe em paz os passarinhos e ame-o baixinho,que suas chances tenderão a ser maiores.
E me odeie tbem, pois talvez eu tbem o ame !
( ichhhhhhhh ! Lá vem bala ! )

Anônimo disse...

Anônimo...vc escreve bem tbém...qto ao amor explícito foi assim que eu aprendi a amar...gritar ao mundo que amamos ..Quanto a quem amamos é outra história e se somos correspondidos rss Gostaria muito de saber seu nome ...é tão feio as pesoas se esconderem atras de um pseudonimo ou ficar no anonimato né? Eu não tenho nada a escobnder vc tem? O mais gostoso é saber que o Sábio é amado....sinal que é um bom camarada e faz jus a todo esse amor que todos dedicamos a ele...Agora vou te confessar uma coisa ...eu o amo, mas não da maneira que vc acha...Já tenho um grande amor ..esse sim esta guardado e pra ele eu sussuro no ouvido e nem mesmo o silencio do vento consegue ouvir de tão doce que são as palavras.\abraços sua amiga.
Vanda
ops:: ele é todo seu kkkk

Vanda