terça-feira, 17 de junho de 2008

PORTUGAL NÃO PERDEU A POSE DE COLONIZADOR



Brasileiros e brasileiras que decidem emigrar para Portugal queixam-se cada vez mais de discriminação e do preconceito por parte dos portugueses em diferentes momentos da sua vida, mas principalmente na hora de arranjar casa para morar. Para brasileira é um tormento.

Paula Toste, graduada em Comunicação Social por uma universidade do RJ, diz que não quer voltar mais a Portugal. "Portugal para mim só de passeio para matar as saudades dos familiares e amigos, que vivem nas Ilhas dos Açores. Viver ali novamente, nem pensar!”
"A discriminação em Portugal é um fato", diz energicamente Paula sobre a forma como foi tratada quando viveu na capital portuguesa Lisboa por duas vezes. "Sentia a discriminação pelo sotaque, era começar a falar que já olhavam de outra maneira. O fato de eu ser do Brasil era pior devido à péssima fama das brasileiras que vão para a Europa se prostituir."

Em resumo: os portugueses nos colonizaram, nos roubaram, nos escravizaram nosso ouro enriqueceu os cofres lusitanos e as cortes européias. Após nossa independência Portugal declinou até se tornar uma nação insignificante no século 20. Neste período milhões de portugueses migraram-se para o Brasil. Recebemo-los de braços abertos, como babacas que somos. Direito iguais e outros escabaus. português, ou portuguesa, no Brasil, pode ser deputado, senador, prefeito, governador ou até puta. Ninguém os descriminam.

Depois da entrada de Portugal no Mercado Comum Europeu, e a revolução dos Cravos em 1968, o país se desenvolveu. Agora são os brasileiros que lá tentam melhorar suas vidas, só que são recebidos à tamancadas.

Bem feito pra nós!!!

Como esse blog é lido também em Portugal, gostaríamos da opinião de brasileiros que lá moram, ou mesmo de portugueses. Democracia é isso... inclusive passar a mão nas nádegas do Joaquim e no bigode da Maria.

12 comentários:

requeri disse...

leia, por favor, atento, pesando e legando as devidas proporções. não vem com aquela palavrinha introdutória de bronca que dói no meu âmago ...

raras são as situações em que haja prevalência, seja do que for, nas quais não sobressaiam a prepotência ou o endeusamento.

por outro lado, o brasileiro, tolo, que acha interessante rir dos habitantes do naco retangular de uma certa península além mar, e se diverte espalhando piadas cheias de graça sobre português, imaginando fazer sucesso, pode enfiar o rabinho entre as pernas, pois, não só lá como em toda a europa, jogador de futebol e puta brasileiros são aclamados na mesma anedota. isso é público e notório mas não tem como voltar atrás.

quer um exemplo difundido em idiomas diferentes???

no meu preferido:
un journaliste dit à son patron:
- j'ai pas envie d'aller faire un reportage au Brésil.
- ah? et pourquoi ça?
- ben, au brésil, 'y a que des putes et des footballers!
- mais sachez que ma femme est brésilienne.
- ah! elle joue dans quelle équipe?

em alemão, pra quem o rio é o limite do brasil:
bert war in brasilien in urlaub. nach seiner rückkehr fragte ihn sein chef:
"na, bert, wie war es denn in rio ?"
"ach, in brasilien gibt's nur fußballspieler und nutten !"
der chef: "wußten sie eigentlich, daß meine frau brasilianerin ist ?"
"oh, bei welchem verein spielte sie denn ?"

na espanha fica assim:
le dice el director al empleado:
- ¿qué tal tus vacaciones en brasil?
- muy bien, señor rupérez. Mucho sol, bonito paisaje, pero un país curioso. allí sólo hay putas y futbolistas.
- no diga esto, rosendo, que mi mujer es brasileña...
- ¿ah sí? ¿en qué equipo juega?

se vc não entendeu ... rsrsrs ... leia a pérola, numa adaptação para o idioma brasileiro:
- Ô rapaz, estive em tal localidade... êta cidadezinha...: só tem jogador de futebol e puta!
- mas minha mãe é de lá!!!
- ela tá batendo um bolão...!

pausa pra estória ilustrativa: faz uns 2 anos que, através do programa que eu uso pra catar música, conheci um espanhol de múrcia, hj um grande amigo, que estranhava o meu conhecimento e a delicadeza do meu gosto musical. naquela época meu blog não era o que é hj mas, foi conhecendo meu texto que ele ficou ainda mais espantado e dizia não saber que no brasil houvesse alguém (mulher, dizia ele) com cultura e capaz de escrever assim.
ele faz mosaico, uma arte milenar, a chamada "paciência das musas", e tem trabalhos expostos em várias igrejas da europa. atualmente ele entra todos os dias no reblogg - vide mapinha ... rsrs - e tem sempre alguma coisa que diz ter aprendido.

continuando: a arrogância é foda, tanto d'um quanto d'outro. quer que eu explique??? fica pro próximo segmento ... rsrsrs ...
só pra dar uma idéia, vc deve saber que corre ao largo e ao longo do velho continente, que brasileiro gosta de aplicar pequenos golpes, tipo assim, oportunamente, se é que me entende ... o que acontece??? uns pagam pelos outros. sacomé brother???

uma coisa é certa, preservar a imagem é um dever e uma obrigação.

bj bj bj bj. rê.

requeri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
requeri disse...

como introdutório deste recado peço desculpas ao archimedes e aos leitores educados que costumam girar por aqui.

*******************************************************

o que tenho escrito e fica registrado nos espaços destinados a comentários deste blog, tem cunho pessoal e um único destinatário:

o dono do blog.

portanto, fugindo à regra, este recadinho vai pro dono da carapuça: alegra-me dizer que cada segundo do seu dia utilizado para prestar atenção em mim, transforma-se em um avanço de infinitas horas que eu consigo processar na minha vida.
sabe por quê???
porque inveja é estimulante.
cada dose dela me deixa mais exibida e valente, a ponto de reciclar meu vigor intelectual animando-me a correr atrás do lucro para ficar ainda mais sabida.

ah!!! não perca seu tempo comigo, tentando redigir uma resposta ... não vou ler.

Anônimo disse...

a mulher é uma piada !!!!
mesmo querendo fazer gracinhas fica ridicula. Pouco importa se vai ler, eu leio tudo q vc escreve, consigo rir um pouco.
Deixa de ser abestada, humildade não faz mal a ninguém.
Olá, simone-da1973! Você tem 2 e-mails não lido(s) em sua caixa de entrada
Sr Sábio, o meu email não é aceito.
por esse motivo colei o q está no bol.
simone-da1973@bol.com.br
porque não aceitam meu email ?
gargalhando gosto de vir aqui além da sua postagem, ainda tem os comentários engraçados, me divirto duas vezes. Nós baianos, somos devagar, mas adoramos uma festa.

requeri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
requeri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Querido Sábio

Você viu esta semana nos noticiários... imigrante não oficial pode ficar detido ( preso ) até 1 ano e meio na Europa ....

Aquele continente velho enriqueceu as custas de países e continentes pelo mundo afora ... chupou até o bagaço toda economia, riqueza natural, cultura nativa, etc ... e criou uma "massa" de colônias e paises subdesenvolvidos ... agora se vê aterrorizado com a presença destes povos a procura do bem estar econômico-financeiro, tecnológico, científico que o primeiro mundo pode oferecer.
Continuam colonizadores no mundo globalizado.

Beijo.

Bela

requeri disse...

a carapuça sempre cabe em alguém. mesmo sem etiqueta, o dono (a) sabe que é dono (a).

e como não mando recado ...

pode se divertir com o que lhe cabe, se é que vc alcança o significado das minhas palavras. duvido!!!
meu pavio é longo, custa a queimar mas não sou idiota e não tenho vocação pra sparring.
quem é vc???
nem lhe conheço!!!
quem lhe concedeu o direito de responder com grosseria o que não foi escrito pra vc???

cuido para manter minha pele ótima, meu espírito saudável, meu bom humor, minha alegria, minha felicidade e nenhum milímetro do meu corpo vai ter sua atividade desviada pra outra direção que não seja a de manter-me assim, sempre.
não vou fazer o que o dono deste blog vem me pedindo, desde que o dono (a) da carapuça achou por bem me eleger como um bom veículo para a descarga das suas frustrações. não vou, como ele pede, ignorar nem tampouco fingir que não está acontecendo.
não concordo em tolerar qualquer atitude perversa contra mim.
seria o mesmo que trocar o que é meu, pela insatisfação pessoal de uma criatura que nem conheço, só pq ela cismou que eu sou a razão do seu mal humor, da sua tristeza, da sua infelicidade e, quem sabe, da sua pele berebenta de tanto consumir dendê??????

vai aprender para que suas energias sejam desviadas pra alguma coisa menos invejosa do que prestar atenção no que eu aprendi.

ninguém subestima a minha inteligência.

a cabeça que vestiu a carapuça é imatura e precisa crescer.
repito, divirta-se e trate de, rapidinho, encontrar outra bola de meia ou, melhor ainda, um fighter of wrestling, que lhe satisfaça. eu estou caindo fora.
morda-se!!!
o que houver para ser comentado vai ser feito diretamente ao archimedes, suas chances bisbilhoteiras terminam exatamente hoje, aqui.

viu só??? aquela babozeira que vc tentou escrever, eu li.
mas, agora, prometo, não leio mais. tá bem assim???
tá certo cabeção???
ah!!! faça bom uso da carapuça que lhe dei de presente.

por fim, depois, se quiser, ensino vc a escrever em azul ... rsrsrs ...

Anônimo disse...

Como vc é boba.
Ñão ofendi hora nenhuma, a não ser quando vc foi pouco educada.
Eu não escrevo bem como vc. tem toda razão. vc leu.melhorou.
Vc estava procurando uma pessoa para despejar o seu saber.
E despejar o seu mau humor.
Despejou todo o vinagre .
Passe bem, vou continuar lendo vc.
Não tenho o menor constrangimento em dizer q vc escreve e eu aprendo.
Mas tb não posso deixar de achar q vc é convencida, boba, q perde seu tempo em escrever isso tudo .
Não quero aprender a tc em azul.
Quero em VERMELHO vibrante como a minha Bahia.
Olha moça, gostei da sua lição.
Mas vc continua, abestada, convencida, e boba. Se o Sábio está preocupado com o q escreve, pq será ? ele pode muito bem, censurar o q escrevo.
Afinal, quem é nova aqui sou eu, vc já é veterana. CADEIRA CATIVA.
Preenche todo o espaço, quem tem vc , não precisa de mais comentários.
Passe bem, moça abespinhada.
Simone

Anônimo disse...

Sacanagem, xingam a gente, e censuram a resposta. Acho q são sócios . Simone

Anônimo disse...

é mesmo típico de vocês achar que escrever "testamento" cheio de palavras bonitas , ficar rodando em volta do cocô, enchendo linguiça, pode ser sinal de inteligência..inteligência vai muito mais além disso, minha querida, a inteligência que vos falta é aquela que a gente não aprende na escola, vocês falam tanto, tanto, que acabam perdendo a linha de raciocinio..com certeza vc deve cuidar muito bem da sua pele mesmo, porque vc deve ser uma pobre senhora enrugada que precisa desesperadamente de aprovação, e ja que não consegue, pois deve ser uma pessoa realmente muito chata para se manter um diálogo, vc procura mostrar a inteligencia que acha que tem, tentendo subestimar pessoas as quais vc se diz superior, mas que na verdade,enchem seu pobre coração de inveja..haha essa alegria de viver q vc tanto procura, com certeza vc nao achou,ou finge que achou.. a baiana lá, tenho certeza q tem muitos mais motivos pra ser feliz do que vc..avaliando apenas o facto de ela morar na bahia, e vc... nesse lugar de pessoas frustradas e deprimidas, que tentam fazer figuras de nobres para compensar o vazio que lhes toma.ah! outra coisa! clareza de expressão e objetividade é uma qualidade que vc precisa aprender com os brasilerios, nao pense que comunicando de forma tão abstrata está impressionando alguém. risos...

Archimedes Carpentieri disse...

Que coisa....
a polêmica continua?

Quem é essa anônima??? ou anônimo? Esse do comentário do dia 13/12