quinta-feira, 20 de novembro de 2008

PELÉ O MACUNAÍMA GLOBALIZADO

Edson o herói sem caráter

Mario de Andrade ainda na primeira metade do Século XX imortalizou o pitoresco personagem de seu livro MACUNAÍMA, O HERÓI SEM CARÁTER e a história irreverente ganhou as telas cinematográficas, onde esse personagem foi interpretado pelo brilhante e saudoso ator negro GRANDE OTELO.

Pelé, o herói do futebol, indubitavelmente, é a edição (ou Edson?), renovada de Macunaíma. De origem humilde conseguiu as maiores glórias que um jogador de futebol pode conceber. Fama, fortuna e glória! Justo e merecido!

O caráter do herói, no entanto, segue outra via que vai do preconceito ao complexo de superioridade ou narcisismo, sei lá...

Vamos aos fatos:

1- Pelé nunca prestigiou suas origens como afro-brasileiro. Casou-se ou emancebou-se várias vezes e todas as infelizes brancas caucasianas. Até neste ponto, tudo normal, só pra constar...

2- Durante seu reinado de glória, o país viveu uma ditadura militar que matava estudantes, estuprava jovens, perseguia estudantes, artistas e intelectuais. Pelé nunca se pronunciou publicamente a esse respeito. Considerando sua fama mundial seu posicionamento seria de inestimável valor. Apenas se omitiu covardemente!

3- Quando marcou o tão decantado milésimo gol, ele cara-de-paumente dedicou o heróico feito às crianças carentes, (no intervalo do jogo de ontem, Brasil e Portugal, ele lembrou o fato quando entrevistado pelo grande filósofo contemporâneo GALVÃO BUENO). E porque cara de pau? Justamente pelo motivo de que ele, Pelé, teve um caso com uma lavadeira pobre e preta e como resultado uma filha, que a renegou até as barras dos tribunais. Foi necessário exame de DNA para desmascarar o nosso herói. Certamente a filha rejeitada não fazia sequer parte do tal milésimo gol.

4- Mesmo comprovada a paternidade, a filha já adulta, não foi por ele reconhecida. O motivo todos sabem: a infeliz era negra e pobre. Morreu tempos depois nesta condição e nem mesmo ao enterro o pai-herói compareceu. Mandou um moto boy entregar flores que a família jogou-as no lixo, lugar onde o pai deveria estar não fosse a nossa imprensa fútil, omissa e bajuladora.

A história é escrita pelos vencedores. Sempre foi assim e hoje, dia da consciência negra, fico a meditar como somos idiotas. Nenhum movimento negro repudiou o herói Macunaíma e vamos engolindo toda essa parvoice medíocre.

Filius est pars patris. O filho é uma parte do pai.

4 comentários:

Ev@ disse...

Finalmente alguém conta a "história" real de nosso HERÓI.
O rei dos reis no mundo do esporte, assim como não se falou da filha do Pelé, também não foi falado a filha de FHC, a imprensa fala e comenta, vende caras sujas como limpas .
Nesse dia q se comemóra Zumbi, foi infeliz sua postagem.
Em vez de MACUNAÍMA. porque não comemorar, os heróis de um passado negro de nossa HISTÓRIA.
Desde o ano que passou acho q existe um preconceito neste blog.
Um preconceito, que o nosso povo tem, mas esconde...
Sr Sábio, sou sua leitora, gosto de ler suas postagens .
Mas noto uma coisa: o sr não sabe elogiar. Um elogio, tbm dá para ser engraçado, ainda + com sua inteligência .
Hoje é dia de louvar um dos poucos Heróis de nossa História.
Mas a sua "HOMENAGEM", vai para os piores, ou o Sr acha q foi a Princeza Izabel, quem tirou esse povo da escravidão.
Pôoooo Archie, esse ano como o q passou ... vc sonega elogios a quem de direito merece.
Ev@

adnav disse...

Na verdade Sábio..... esse páis chamado Brasil não precisa de dia algum pra conscientizar nada ... o que precisa mesmo é nossos governates ...políticos...sociedade em geral criarem vergonha na cara, regaçarem as mangas e trabalharem pra melhoria disso aqui. Imagina que acabei de saber que agora vai ter mais um auxílio a maternidade? tampei os ouvidos...cheguei a ouvir até aqui só....De agora em diante as mulheres só terão filhos...qtos quiserem...o governo paga tudo ...Isso é Brasil
E vc Ev@ amiga acordaaaaaa
Herói hoje é bandido.. o moçinho morreuuuuuuu e foi aplaudido enqto era torturado.. sacrificado,,,esquartejado ...colocado na mala ...no porta mala.... na margem do rio...entendeu? Pergunte pra uma criança hoje no filme de hérois e bandidos pra quem ela torce|?
Acho que é isso .....ohhhhhhh revorrtaaaaaaaa viuuuuuuuuuu.To aos contrários pooo

Archimedes Carpentieri disse...

Eva

vc sempre chorando...rs
elogia e maldiz ao mesmo tempo
mas tá bom...no ano que vem vou escrever sobre zumbi
bjos

Archimedes Carpentieri disse...

Eva

vc sempre chorando...rs
elogia e maldiz ao mesmo tempo
mas tá bom...no ano que vem vou escrever sobre zumbi
bjos