domingo, 20 de janeiro de 2008

COMUNISMO


Friedrich Engels- filósofo alemão - co-autor de diversas obras com Karl Marx, como o “Manifesto Comunista” e “O Capital.”

Devido a mais de mil anos do sistema feudal na Europa, que subjugava os trabalhadores a uma semi-escravidão, a do servilismo e os abusos dos burgueses no início da revolução industrial, onde os operários eram obrigados a trabalhar até 16 horas/dia, sem nenhuma lei ou benefícios, tal como no presente, percebendo míseros salários, vários pensadores do século XIX, formularam teorias, análises e ideologias que visavam a defesa dos trabalhadores e um sistema mais equilibrado entre o capital e o trabalho.

COMUNISMO ou SOCIALISMO UTÓPICO - Em termos bem práticos: toda produção de bens e serviços é do Estado, que é gerenciado pelos diversos segmentos produtivos da economia. Toda propriedade pertence ao Estado, excetuando-se os bens pessoais.
Como funcionaria, por exemplo, uma cidade do Estado Comunista? : Toda produção seria do governo, que repassaria à população de acordo com as necessidades. Então o João produz mandioca, o José é um eletricista, o Mané confecciona roupas. Entregam tudo ao governo. Quando José precisa de mandioca, vai lá ao mercado municipal e pega. O João e o José que precisam de calças, fazem o mesmo e o Mané quando precisa de um eletricista usa os serviços do José.
Em outros termos: o Estado é o paizão. Tudo coordena, tudo fiscaliza, tudo distribui, tudo coleta.

Vantagens= Baixo índice de violência (roubar, assaltar, pilhar não tem sentido mais). Inexistência de classes sociais que subjugam as inferiores. Despreocupação quanto ao futuro, velhice, desamparo; o Sistema assegura e mantém pela sua própria característica. Igualdade no acesso à educação, à cultura e tudo o mais necessário ao desenvolvimento do ser humano.
Desvantagens: Inibe a produção. O trabalhador não tem incentivo para produzir mais e bem, visto que "se ele não fizer alguém terá que fazer". Justamente a crise no Comunismo dá-se pela FALTA DE PRODUÇÃO, ao contrário do Capitalismo que se dá pelo EXCESSO DE PRODUÇÃO.

Nenhum país que tentou o Comunismo conseguiu sucesso. A falta de conscientização política da população ou mesmo a falta de evolução do espírito humano, milenarmente submetido a regimes capitalistas, estabeleceram uma barreira intransponível. Marx, Engels e outros pensadores, observaram esta característica e evoluíram suas idéias para um sistema que pudesse, ao longo dos tempos, preparar a humanidade para conviver igualitariamente em comunidades, surge então o SOCIALISMO CIENTÍFICO ou MARXISMO. É fácil entender isso se compararmos, palidamente, com o movimento Hippie dos anos 60, que tentou estabelecer uma sociedade alternativa. Vários grupos se formaram, em diversos países, convivendo comunitariamente. Nenhum deles sobreviveu. Claro que eles ficaram isolados dentro de sistemas capitalistas e o pior, dependente deles. Não poderia mesmo dar certo.
Por ser um regime revolucionário, que destruiria todo sistema de poder até então estabelecido, da qual a Igreja Católica era parceira, o Comunismo foi combatido ferozmente por ela. Muito ao contrário da própria doutrina cristã que advoga a igualdade e exalta os humildes, tanto é verdade que atualmente há a ala progressista da Igreja, que é simpática ideologia comunista, para desespero da Santa Sé.
No próximo artigo vamos falar do SOCIALISMO

Ai Jisuissss haja saco!!!

8 comentários:

bela disse...

KKKK....." Ajoelhou tem que rezar " ... quem mandou inventar este negócio de ... " vamos fazer o dever de casa.." .... esqueceu que vc tem um grupo de fieis seguidoras ???

Hoje não tenho comentários, pois já falei sobre isto, misturado no anterior ....rsss

Beijo pra animar o Sábio...

Bela

Joana Arc. disse...

Ajoelhei, mas não rezei ... minha reza ainda custa , estou ainda no a-b-c, mas com a paciência de nosso sábio ... ainda passo de ano com louvor ...
Sábio, desculpa mas aquela montagem de art Clara III, só pode ser brincadeira ou gozação ... como assidua frequentadora desse espaço .. faço um apelo ..joga fora essa coisa ... desculpa ...pôoo mas não gostei ...
o verso está belo ...
Eta como sou metida ...
Beijos
Joana

JANIO GOMES disse...

Rapaz, como o Sábio está fazendo sucesso no meio intelectual das mais belas garotas do Brasil!!!! Acesse meu blog, www.noticiasnx.zip.net e veja que em Nova Xavantina tem um aprendiz do Sábio do Cerrado.
Janio....

Anônimo disse...

Joana do Arco

Vc gosta de armar uma foqueira, né?
Isso deve ser um atavismo de quando fizeram de vc um churrasquinho lá nos tempos da Inquisição...Agora vc parte pro revide... Te entendo...morde depois beija ...

Sádico do Cerrado

Janio - O Xavante do Cerrado disse...

Olá Grande Sábio do Cerrado, enfim, estreiei o meu site: www.oxavante.com.br e como gosto de seu blog, fiz uma propaganda de seu blog no meu site, tendo vc como parceiro. Visite meu site e deixe um comentário. Aproveitando essa oportunidade, quero que, se puder, faça um texto sobre os candidatos do Prefeito, pois todos os dias aparece um diferente. Tenho um texto para vc blogar em seu blog, isso se vc quiser. Qualquer coisa me mande um e-mail dr_janio@hotmail.com

Um forte abraço, e lembrando, vc está fazendo sucesso... rs rs rs

Joana Arc disse...

Churrasquinho do Arco, avisa está viva, é uma FENIX... sempre volta para incendiar, o vento que vem e vai, é que se incumbe de apagar o fogo ...ou avivar ..
Sábio, de comuninsmo, passamos para sadismo, é pecado criticar o blog .... é castigo certo ...
Beijos só para vc Sábio ....
Joana Arch

Anônimo disse...

Ok Jânio
Vou lá com a minha borduna de pau brasil. Se não bom, coloco o pau pra funcinar rss

MOçada feminina: O Jânio é o cara mais bonito da região, (depois do Sábio, claro). Moreno, olhos verdes, uma glória!!!

Colei o teu outro site aqui, mas só apareceu um quadrinho e o X - mesmo assim, clicando no X abre.

abraços

Saturday do cerrado

Anônimo disse...

Que que é isso...... entra manoela,
sai manoela entra joana kkkkkk virou casa da mãe joana??? e o mais
engraçado é que a manoela e a joana
tem o mesmo estilo, as mesmas opiniões, só muda o nome, estranho!!!!
E Clara, a Joana que me desculpe,mas gostei da sua arte, continue menina.....quero ver uma arte da joana, será q te supera?????
Sábio, só vim pra dizer q estou ligada nas paradas.
beijoka da lia.mello