sábado, 10 de julho de 2010

VATICANO BATE EM SARAMAGO

José Sal amargo para a hierarquia secular cristã

O Vaticano esperou o escritor, premio Nobel de literatura, o único assim agraciado na língua portuguesa, José Saramago, morrer para descer-lhe o pau. No mínimo é um ato covarde.

Saramago ateu e comunista era tudo que a Igreja Católica não precisava. Sua obra apontava os enganos e contradições da fé cristã e por isso foi colocado no index católico como proibido e excomungado, principalmente pelo seu livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991) onde afirmava que Jesus perdeu sua virgindade com Maria Madalena e o livro Caim (2009), onde essa personificação bíblica do mal, assassino de seu irmão Abel, é descrito como um ser humano nem melhor nem pior do que os outros, enquanto Deus é apresentado como injusto e invejoso. A bíblia para ele era um "manual de maus costumes".

O L'Osservatore Romano, o jornal oficial do Vaticano, recentemente atacou duramente o escritor português , chamando-o de "populista extremista" e de "ideólogo antirreligioso" além de considera-lo um intelectual que não admitia metafísica alguma, aprisionado até o fim em sua confiança profunda no materialismo histórico, o marxismo".

Saramago, a meu ver. deixou uma semente que pode germinar a estabelecer uma luz sobre os dogmas religiosos que tanto infelicitaram a humanidade por milênios.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sou católica, quando ganhei O Evangelho segundo Jusus Cristo, fiquei em dúvida, eu que já tinha lido quase todos os livros do JS, pensei e repensei. Comecei a ler, gente eu que sempre adorei Jesus, passei a gostar mais, Jesus ali um homem cheio de virtudes, pensei é o meu amigo, que tanto esperei um dia ter. Ele veio, de longe cheio de amor. Também li Caim, hora ele apenas faz justiça a um homem injustiçado. Embora comunista, ateu é dele a mais linda frase que conheço. !!! Deus é o Silêncio os Homens o Barulho !!!
Embora católica praticante, sei dos erros e defeitos da minha Igreja, mas lendo Saramago, conheci verdades, e passei a ser mais Católica do que antes.
Leio sempre o senhor, mas não gosto de escrever, mas encontrei o Saramago que conheci pessoalmente, gosto mais dele escrevendo.Pessoalmente não era um portuga muito simpático.
agradecida pelo espaço.

Vanda disse...

"Se não disseres nada compreenderei melhor [...], há ocasiões em que as palavras não servem de nada".

José Saramago

Anônimo disse...

"Há esperanças que é loucura ter. Pois eu digo-te que se não fossem essas já eu teria desistido da vida."José Saramago em Ensaio Sobre a Cegueira.

Kd vc ???

Ainda tenho esperança que vai aparecer .... rsss

Bela

Anônimo disse...

Fiquei revoltadíssimo quando li este evangelho segundo Jesus Cristo, sabe o que eu fiz, joguei o livro dentro de uma vala para que ninguem viesse ler.Homem tremendamente estúpido em vida , não soube respeitar a fé e os princípios cristão, não sou Deus para julgar, mas homem asssim dificilmente herdarão o Reino de Deus