sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A TRAGÉDIA DO HAITI x DEUS


Catástrofes como se deu no Haiti e outras espalhadas pelo planeta me fazem indagar:
ONDE ENTRA DEUS nesses episódios.

Se formos nos guiar pelo que acreditam e pregam as religiões estaremos num beco sem saída. Senão vejamos?

1) Deus é onipotente, portanto tem poder pra TUDO. Se Deus tem esse poder por que Ele permite a matança de crianças, mulheres, velhos, justamente num país onde a miséria campeia e faz da sua população mártir desde o seu nascimento?
2) Deus é amor – O amor consiste em preservar a vida e não destruí-la;
3) Deus é onisciente ( sabe tudo, prevê tudo). Por que Deus não avisou sobre o terremoto do Haiti? Os padres, pastores e outros chefes religiosos se apresentam como representantes de Deus, por que então eles não foram informados?

Poderíamos citar dezenas de outras afirmações religiosas que desabam ante os fatos. Desde os filósofos pré-socráticos, passando por Santo Agostinho e São Tomaz de Aquino, até Sartre, campeia a dúvida.

Uma das manifestações que mais me chama a atenção é a reação imediata de uma pessoa que acabou de sofrer um acidente com vida. Por exemplo: um acidente de trânsito. O acidentado sai do auto todo estropiado, costelas quebradas, traumatismo craniano, etc. Neste momento aparece um repórter e a primeira coisa que o acidentado diz é – Graças a Deus... Deus me ajudou... etc...etc.
Então eu pergunto: Se Deus quisesse ajudá-lo ele nem teria se acidentado. Será que Deus ajudou-o ou castigou-o? Naquele exato momento do acidente um casal de carro se dirigia para um motel e nada sofreu... Esse Deus não o ajudou ...

A verdade é que é preciso reformular o conceito religioso. A ética religiosa é contraditória e tem levado a humanidade para as veredas da crendice e do fanatismo.

Torna-se cada vez mais evidente uma ÉTICA HUMANA, já que somos feitos à semelhança do Criador. Dona Zilda Arns certamente tinha de sobra esse atributo.

4 comentários:

Vanda disse...

Vanda disse...
Oi Professor.........Deus não entra em nenhuma dessas situações.
Você como historiador sabe o porque de toda essa miséria no Haiti...Deus é sim tudo que você escreveu nos itens 1,2 e 3.
Uma catástrofe como essa e tantas outras que temos assistido é explicada pela ciência. O ser humano que é muito pobre de espírito, cultura como você mesmo diz ...sem conhecimento da Ética Humana,se deixa levar por aqueles que se aproveitam dessas situações pra colocar Deus como o protetor ou causador de tudo que acontece em relação ao comportamento da humanidade.Acredito sim que ele nos tenha dado a inteligencia para usa-la...e os espertos a usam muito bem, usando seu nome em vão.Se essa catástrofe acontece em países evoluidos e preparados podemos ve-la em tamanho de danos menores, mas a grandeza é a mesma, como no Japão.
Acho que era isso que eu queria colocar...Deus esta com muito trabalho ultimamente e muitas culpas também você não acha? rs
Abraços.

LIA MELLO disse...

estou de volta ebaaaaaaaaaaa!!!!!!

Amigo o caso é muito sério!!!! não devemos culpar nosso Pai Poderoso e sim procurar a razão de todas essas catástrofes que estão acontecendo no mundo inteiro. Deus nos deu a vida e pode tira-la qdo bem le aprouver.Isso vai do merecimento de cada um, de cada povo. No caso Haiti especificamente: sempre ouvi falar que é um país pobre etc etc. mas e a religião???? será esse povo espiritualizado,tendo Jesus como seu Mestre e seguindo os seus preceitos ou preferem mesmo o vodu??? não é essa a maior prática desse povo? então como culpar a Deus? Lembra de Sodoma e Gomorra e veja se não tem alguma semelhança. O planeta está mudando em todos os sentidos mas não é culpa de Deus e sim do homem
e futuramente só os bons de coração ficarão sobre a terra que se tornará um planeta melhor, mormente o Brasil "CORAÇÃO DO MUNDO E PÁTRIA DO EVANGELHO.

Quanta asneira não é mesmo? kkkkkkk
beijinhos até a próxima
LIA

Archimedes Carpentieri disse...

Lia...
O que tentei passar é que a humanidade é responsável por tudo que acontece. Contudo o fanatismo religioso transforma deus numa pessoa humana capaz de curar, de resolver problemas sexuais, etc.etc..

Então quis mostrar no artigo, justamente o que vc defende.
O homem é responsável, individualmente ou em grupo pelos seus atos.

Por isso existe as leis universais
uma das quais a da evolução polarizada.

Bjos

lia mello disse...

Coisa boa!!! afinal concordamos com alguma coisa...kkkkk
É isso aí amigo vc está mais que certo.
Nada mais a falar sobre o artigo quero dizer o seguinte:
teu livro está demaaaaaaaaaaais, parabéns e obrigada por me dar a oportunidade de leitura tão agradável, ditático,mas divertido ,ilustrações belíssimas,já conheço Nova Xavantina de cabo a rabo kkkkk...
as praias do rio das mortes, tudo de bom.com.br.e os causos então!!!
ri muito. Mais uma vez obrigada pelo presente maravilhoso.
beijinhos
Lia