sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A TV GLOBO (FANTÁSTICO) ADULTEROU A HISTÓRIA DA MARCHA PARA O OESTE


A história de um povo é patrimônio inalienável e sua originalidade deve ser preservada acima de qualquer ingerência ou interesse.

A TV Globo, através de seu programa “Fantástico”, corrompeu a história da Marcha para o Oeste – Expedição Roncador Xingu, que desbravou o Brasil Central em 1943/1944.

O roteiro, no Estado de Mato Grosso, partiu da cidade de Barra do Garças até Nova Xavantina, exatamente onde hoje se encontra a BR 158. A Globo inventou outro roteiro por Toriqueijo, Cachoeira da Fumaça, descendo o Rio das Mortes até chegar a Nova Xavantina. Não bastasse isso, ignoraram a chefia da expedição que esteve sob o comando do Coronel Flaviano de Matos Vanique. Orlando Villas Boas e seus dois irmãos: Cláudio e Leonardo, só vieram a integrar a expedição depois que esta alcançou o rio das Mortes e fez sua base na margem esquerda do mesmo, lugar que denominaram Vila de Xavantina. A marcha seguiu rumo ao Xingu anos depois e aí sim os irmãos Villas Boas estiveram presentes.

Difícil imaginar que uma emissora tão prestigiada (pelo menos em relação à audiência), tenha a leviandade de fazer um roteiro mentiroso, sem nenhuma pesquisa e o pior, apresentou como se fosse um reality show com um grupo de alienados. A única pessoa entrevistada em Nova Xavantina chegou nesta cidade em 1948, portanto, quando a expedição já tinha sua base nesta cidade há 4 anos.

Como autor do livro O Portal do Roncador (que relata a história dessa expedição entre outras, inclusive a Expedição Piratininga de 1935 que fez quase o mesmo percurso) fiquei em situação delicada, eis que a história que consta no meu livro difere muito da apresentada pelo Fantástico. Entrementes me servi de farta documentação juntada há mais de 20 anos e do diário original da Expedição Roncador Xingu, além do testemunho de vários expedicionários remanescentes.
Esse mesmo livro, ainda rascunhado, foi lido por Orlando Villas Boas no ano de 1990 e ele fez questão de prefaciá-lo, tal como se encontra após ser editado, além de seu testemunho cuja gravação durou mais de uma hora.

Ao que se depreende a Rede Globo está acima do bem e do mal. Tudo pode, inclusive apunhalar a história à seu bel prazer.O Coronel Vanique deve ter se revirado no túmulo.
.

6 comentários:

Miucha disse...

PERCEBI ISSO MESMO,CARA. ELES INVENTARAM UMA OUTRA HISTÓRIA E NEM FALARAM NO CORONEL VANIQUE, EMBORA AQUELA CASA MOSTRADA SEJA A VELHA CASA DO CORONEL... MAS O MAIS CHOCANTE FOI MESMO A "GALERA EXPEDICIONÁRIA". hahaha

Anônimo disse...

Querido Archi

Muito importante o seu texto de repudio !
Só uma pessoa como vc, que é um historiador comprometido com a verdade, para expor a arrogância e o descaso com que a Globo e outro veículos da imprensa, lidam com a sua audiência .
Está mais do que na hora da Lei dos Meios de Comunicação existir de fato !
Um beijo
Bela

Anônimo disse...

Eu tenho o seu livro, então deu para ver o quanto o Fantástico inventa e mente.
Venho sempre aqui, não sou de comentar, atravéz do meu blog chego aqui + rápido.
Resumindo, hj entre os blogs q vc diz acompanhar, cliquei no Colagens com Arte e não funcionou.
No meu, quando algum não funciona costumo deletar.

Archimedes Carpentieri disse...

Ao Anônimo
Eu não entendo muito bem essas ferramentas do blog rs rs
Obrigado pelo comentário. Afinal quem é vc?
abraços

Anônimo disse...

Sabe sim !!!
Sua memória é muito boa!!!
http://colagemcomarte.blogspot.com/

Unknown disse...

Não me dei o trabalho de ver esse programa da Globo pois já sabia que não teria nada de positivo para nossa região. A Globo é assim, destroi realidades sem o mínimo de remorso. Dos milhares de telespectadores que viram - como você bem descreveu - o "Reality Show" quantos vão contestar a emissora?

Lamentável o que eles fazem.