terça-feira, 21 de agosto de 2007

QUARTO PODER CORRUPTO TAMBÉM

D. PEDRO II - Controlava a Monarquia com o Quarto Poder, o Moderador, além do legislativo, executivo e judiciário.



As democracias mais avançadas se caracterizam pela livre imprensa. A liberdade dos meios de comunicação, no entanto, não pode se constituir em meros palanques políticos onde proliferam, nos bastidores, os interesses escusos e desavergonhados.
.
A imprensa brasileira, historicamente, nunca foi um exemplo de imparcialidade, muito ao contrário. Durante o Segundo Império estava atrelada à monarquia, na República Velha, aos liberais coronelistas. Durante a Ditadura Vargas censurada e também adesista ao poder. Após a redemocratização, pós Vargas, a imprensa foi mais polarizada. Mesmo assim não evitou picaretas como Assis Chateaubriand, fundador do Grupo Associados de jornais, rádios e televisão. Chatô, construiu um império usando a imprensa como meio de chantagem. Não pagava impostos e os governantes não tinham coragem de cobra-los.
A Globo, misteriosamente se agiganta referendando a Ditadura Militar e subserviente aos interesses americanos, com suspeitas de ser financiada pela Time-Life. Seria muito cansativo enumerar todas maracutaias da imprensa marron, vermelha, verde-amarela...

Agora a revista VEJA, de maior circulação nacional, a quarta do planeta, se insurge numa linha editorial que faria corar o antigos pasquins sangrinolentos que vendiam mais pelos títulos das notícias, tipo: CACHORRO FAZ MAL À MOÇA. No interior do texto, o leitor iria verificar que se tratava de uma moça que comeu um cachorro quente estragado...
.
A VEJA, na última edição, coloca membros do Supremo Tribunal Federal, como forma de pressão, na antesala de seu julgamento quanto ao caso de RENAN CALHEIROS. Sinto-me à vontade para tal crítica, visto que já postei minha opinião sobre esse senador, que deveria pegar seu chapéu de couro e voltar pra Alagoas. No entanto, o que me preocupa vai além desse caso, pela forma como estão sendo conduzidas as reportagens.
Acusações sem provas, inexistência do contraditório. Visivelmente direcionadas para provocar a indignação e a intolerância da população. Só um exemplo: Renan solicitou há mais de 15 dias sua quebra de sigilo bancário e também investigações por parte do Ministério Público. A revista não cita nada a respeito.
.
Qual o objetivo da VEJA?
.
a) Ser a salvação nacional ?
b) Se colocar a serviço dos partidos políticos como o PSDB e DEM ?
c) Competir com a GLOBO em tirar e colocar presidentes?
.
Louvável é e sempre será o jornalismo investigativo. Deplorável, no entanto é usar esse poder para interesses poucos
louváveis.

12 comentários:

Anônimo disse...

Bravo Sábio !!
Muito bem colocado !
... mas a Globo não cresceu misteriosamente ... a Ditadura foi a " produtora" da Globo , e como " lucrou" com este empreendimento. Mais tarde os coroneis da "nova república" garantiram sua hegemonia .
Quanto a sua pergunta é dificil excluir alguma das respostas... mas penso que o item "B" é bem significativo. A elite conservadora e preconceituosa está com uma baita dor-de-cotovelo diante dos resultados do governo atual .. e a Veja que não prima pelo rigor do bom jornalismo, está fazendo seu circo para uma classe média delirante .... Tudo isto é muito perigoso...
Bem esta conversa se deixar vai longe ... mas seria bom se tivéssemos num bar com um chopinho ... rsss
Beijo de terça feira.
Bela

Requerí disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Requerí disse...

tá vendo qual é a diferença de pensar música??? não tem o que atrapalhe. agora, por exemplo, ouço brian ferry dylanesqueando e sem interferência. voltei do consultório debaixo da selvageria do trânsito??? sim! qual a alternativa??? siga a seta >>> ouvir o alternativa kiss ... rs ... rock puro.

por outro lado, quem pensa veja, e companhia bela sente alguma diferença dos demais enganadores da opinião pública??? nenhuma.
é possível, inclusive, alinhá-las à zombeteira mor do país, com o perdão da má palavra, a globo. tudo igual ...
lembra do caso do ricardo boechat que foi denunciado pela veja em 2001, ou o das fotos do chico buarque???
esses setores da mídia nacional com a aparência de arquinimigos, merecem uns aos outros ...
a veja é capciosamente omissa, é hipócrita e deslavadamente mentirosa ...
quer saber??? não leio veja. aliás, não leio veja, não vejo tv aberta ... tenho convicção do ineditismo dessa escolha ... e adoro isso ... rsrs ...

Archimedes Carpentieri disse...

REQUERI
Vc pode ter opções outras... mas o povão?

Requerí disse...

ac, o meu comentário foi em edição extraordinária. não é relevante nessa questão. foi um arroubo de independência em caráter unicamente individual.

o povão não lê veja. o povão não reconhece as maracutáias da imprensa pra favorecer isso ou aquilo, esse ou aquele, pq ele recebe a sacola milagrosa do governo que é, no frigir dos ovos, o que lhe basta o que lhe fecha a boca, os ouvidos e os olhos.
aliás, pra uns e outros, nem interessa que todos tenham os 3 sentidos em perfeito funcionamento.
pro povão entender hoje, o que houve ontem, o que é hoje e o que poderá ser amanhã, se faz necessário o mutirão da educação, primeiro ítem, a meu ver, na escala das necessidades de um povo.
todos se valem da ignorância da massa.
isso me faz pensar no seguinte: nosso país parece um bicho escalafobético que mama e tem penas e bico de galinha, ou seja, a coisa mais avançada do capitalismo financeiro, com a mais atrasada do subdesenvolvimento.

deu pra entender? deixa ver ...

Archimedes Carpentieri disse...

O povão não lê a revista ÓIA, mas vê televisão, dona REQUERI !!!
E zéfini !!

Requerí disse...

não desconversa! zéfini coisa nenhuma ...
tá ... esquece a observação sobre minha preferência televisual: ver ou não tv aberta ... o scambal ...
essa, sou eu. ponto final.

recomeçando ... tá, o povão vê o que na tv???
análise sobre sistema financeiro??? a posição do senado no caso renan??? se o dolar caiu ou não??? se a criatura tá metendo o pau na imprensa??? se o fmi deve pro brasil??? ... rsrs ... - essa foi boa ... fala sério??? o programa do jô de quarta-feira???(hoje tem as meninas ... EBA!!!)

pra qual pergunta vc respondeu yes???

eicí, o povão vê na tv sabe o quê??? nouvelle non vague, gluglu, piníco, faustão, detona, marcia goods mica, ... meniiiiiiiiiiiiino peguei a tua doença!!!!

então, concorda???

Requerí disse...

pensando bem, vc mudou o rumo da história ... pára de prestar atenção em mim e no que eu digo about me ... a gente tava falando da veja ... tv, tá fora!!!

Anônimo disse...

Em relaçaõ a pergunta qual o objetivo da Veja, alem das citadas tem muito mais.
A Veja tem alguns jornalistas que estão merecendo o prêmio Nobel de irresponsabilidade.
A revista VEJA não tem compromisso com a verdade, age deliberadamente para ludibriar a população. É preciso dizer e repetir: em qualquer país civilizado do mundo VEJA seria tratada como uma revista de quinta categoria ou como panfleto eleitoreiro de um setor da sociedade. Mas, nas terras tupiniquins, protegida pela oligarquia detentora dos meios de comunicação, VEJA permanece tão ciente de sua intocabilidade que até mantém Diogo Mainardi como seu colunista. O cúmulo do deboche.

Archimedes Carpentieri disse...

REQUERI
VC É ENVOLVENTE NOS ARGUMENTOS MAS FOGE DO FOCO...TUA CÂMERA TÁ APONTANDO O ZENITE.
O POVO QUE VÊ E ESCUTA OS GUGUS DA VIDA, TAMBÉM ASSISTE OS JORNAIS, MESMO SEM QUERER. A MÁQUINA DE FABRICAR DOIDOS É TERRÍVEL: HIPOPINOTIZA O FREGUÊS. ALÉM DISSO, PROVOCA SURTOS DE INDIGNAÇÃO (CONFORME ASSUNTO EM TELA), NOS JOVENS CLASSEMEDISTAS QUE NUM ARROUBO BANDEIRISTA, COLOCAM UM NARIZ DE PALHAÇO E PINTAM A CARA, DESFILANDO PELAS AVENIDAS.
OS ATRIBUTOS DE DEUS SÃO: ONIPONTENCIA, ONICIÊNCIA E ONIPRESENÇA, OU SEJA: DEUS É TELEVISÃO.

Archimedes Carpentieri disse...

SANDRA
Legal teu comentário. O Sábio vai enviar uma cópia dele para o DIOVO
MAISTARDI.
A PROPÓSITO, A ABRIL É ITALIANA?
O IL CAPO ERA...

Requerí disse...

vou copiar aqui, agora, o único coment válido para o post em questão. os outros são decorrentes daquilo que eu disse no primeiro sobre tv aberta e que não merece relevância.

dizia eu:

por outro lado, quem pensa veja, e companhia bela sente alguma diferença dos demais enganadores da opinião pública??? nenhuma.
é possível, inclusive, alinhá-las à zombeteira mor do país, com o perdão da má palavra, a globo. tudo igual ...
lembra do caso do ricardo boechat que foi denunciado pela veja em 2001, ou o das fotos do chico buarque???
esses setores da mídia nacional com a aparência de arquinimigos, merecem uns aos outros ...
a veja é capciosamente omissa, é hipócrita e deslavadamente mentirosa ...