quinta-feira, 6 de setembro de 2007

SÁBIO DO CERRADO MATRICULADO no MOBRAL

Escola Pinto Brochado


O festival de parvoice que inunda a pátria de Macunaíma tem origem. Foram 308 anos sob o domínio colonial dos portugueses, (que o diabo os carregem!), onde inexistia escola, nem havia cultura. Até manufaturas eram proibidas. Era o pacto colonial.

Aquela população analfabeta, engrossada pelos arborígenes africanos, levaria décadas, lustros para frequentar uma escola. Isto nas cidades maiores. Os anos que se seguiram no Primeiro Império eram apenas continuidade da situação anterior. Já no Segundo Império, tendo a frente D.Pedro II, homem culto e letrado, o Brasil começou a engatinhar na educação, mesmo assim carente e insuficiente, fato que permaneceu na República Velha...aquela dos coronéis do café.


Mas vamos chegar à contemporaneidade. A escola pública do após guerra era séria e melhor que as particulares. Havia até exame de admissão (uma espécie de vestibular) para o educando ingressar no que corresponde, atualmente, ao grau médio, ou terceiro segmento. Os professores eram respeitados e gozavam de status na sociedade. A escola ensinava... "magister dixi"


A escola atual é uma farsa. O professor finge que ensina, o aluno finge que aprende e o Estado finge que paga. Reprovar aluno tornou-se proibitivo e eles sabem disso... As escolas particulares são as menos ruins, contrariando a realidade anterior, provando com isso, o menosprezo das políticas públicas educacionais.


Claro que os tempos são bem outros. A tecnologia mudou o mundo e não há mais lugar de destaque para o professor que sabe. Por melhor que ele seja, perde de goleada para a internet, não obstante, ele ainda é imprescendível, mais como mediador desse mundo fantástico das modernizações da comunicação e baús internéticos, que como psicólogo, filósofo, sábio, pai, mãe e xerife dos "antigamentes"


Relegados ao cesto do lixo da história, os professores para sobreviver, tem que fazer jornadas em várias escolas ou arranjar algo extra, ou ainda mulheres que dividem o seu tempo entre os afezeres domésticos e a escola. Desrespeitados pelos educandos, humilhados pelos baixos salários, desconsiderados pelos pais dos alunos, essa classe de profissionais ainda resiste pelo idealismo ou como rotulam: sacerdócio... Mas não há quem resista tanto e como tal, está havendo uma peneira inversa, ou seja, os melhores profissionais migram-se para escolas particulares ou para outros ofícios.


O povo assim "desescolado", ignorando sua história, sua literatura, seus bens culturais, acaba sendo aculturado por valores além das fronteiras da pátria que invadem diariamente nossa praia pelos meios de comunicação ou mesmo pelos valores pátrios medíocres, tal como se apresenta no campo da música e nos programas televisivos.


O sábio matriculou-se na escola, porque soube que o Lula vai distribuir computadores para os alunos. No ano vindouro vai ser 1 milhão. Segundo informação do próprio governo, a demanda é de 50 milhões, ou seja, vamos esperar 50 anos... Até lá, ja vestiram terno de madeira o Sírvio Santos, Hébria Camacho, os autores de telenovelas, Seguey Grosman, Lula, Serra, Aidemin, Paulo Lebre e demais ícones da pieguice tupininquim. Quem sabe não irái melhorar?


Vou seguir neste assunto nas próximas postagens, enfocando inclusive, o valor econômico da educação e dos países que fizeram a reforma do ensino e se deram bem.

3 comentários:

Requerí disse...

começar de novo e contar comigo vai valer a pena ter amanhecido ter me rebelado, ter me debatido ter me machucado, ter sobrevivido ...

acordar cedo, sem ter namorado no dia anterior dá nisso ...

o ivan lins diz pra começar de novo, e vale pra tudo ...
então, muda o cd! da deseducação global, pra outra lá do planalto central
... rherherhe ... adoro rimar!

vamos à ela ... é lícito dizer que a nação adota a cara da educação que ela oferece. mais lícito ainda é dizer que a educação tem que ser a primeira responsabilidade da nação com seu povo. isto feito, todas as outras deficiências serão minimizadas e/ou sanadas.

mas ó! não é bom educar a patuléia ignara e doente ... abala a saúde dos políticos, tadinhos, afinal eles precisam ganhar o pão de cada dia e o leitinho de cabra dos seus filhinhos, mulheres, teúdas, manteúdas ... a plebe educada atrapalharia seus planos. né não??? ô cambada!!!

e chega por hora!!! vou tomar o meu café da madrugada ... rsrs ... acordei muito cedo ... tô o pó ... cuidado com o vento e com essas vassouras espalhadas por aí ...

Anônimo disse...

O mais trágico é que a gente tá vendo que tudo continua e agora com o ensino suprior também está acontecendo o mesmo ... Nas universidades federais, onde o ensino não está diretamente relacionado ao lucro, podemos encontrar um ensino/aprendizado de alto nível..( sim tem exceções tanto na Federal como nas Particulares..) a vida universitária é rica não só nos bancos de sala de aula/oficinas/laboratórios etc, mas tb na vivência através de reuniões, debates, agremiações, DA, DCE, etc onde se pratica e incentiva a liberdade expressão...
Mas aos poucos estamos vendo o filme se repetir e a Universidade sucateada,professores mal remunerados e pouco valorizados migrando para as Faculdades particulares.. Os motivos são muitos e complexos como o Sábio já começou a relacionar...
Nun futuro não muito longe, falaremos das Universidades Federais com o saudosismo que hoje falamos dos " Institutos de Educação" que várias cidades tiveram e eram motivo de grande orgulho te-los no currículo escolar.
Beijo para o Sábio.
Bela

Anônimo disse...

O Sábio redimido .. tudo q escreveu é certo .. infelizmente não há como discordar.
Agora só falta o Sábio, ensinar o povo a respeitar seus astros.. sem denegrir quem não merece..isso tbm é cultura...
Cheguei agora, fui ver um filme maravilhoso, que resgata a música desse Brasil sem memória.. recomendo o BRASILEIRINHO ... vamos conhecer nossas tradições musicais ..
Sem mais ... e sem abraço ou beijo para o Sábio.. q ainda não fez o dever de casa ...ou seja pesquisa Fernanda Montenegro ...
Clara